Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Caminhos religiosos na Itália: caminhos franciscanos

Os caminhos franciscanos na Itália são depois do Vaticano, o principal destino religioso do país. Assim, fiéis do mundo inteiro percorrem todos os anos os diversos caminhos feitos por São Francisco de Assis durante a sua vida.

Ainda que você não seja religioso, certamente vale muito a pena seguir os passos de São Francisco pela Itália que incluiu a região do Lácio, Toscana e Umbria. Afinal, os caminhos são ricos em belezas naturais estonteantes que fizeram o jovem Francisco amar a natureza e os animais.

Além de uma natureza espetacular, prepare-se para ver castelos, mosteiros e vilarejos medievais que parecem ter saído de um conto de fadas.

Enfim, seja você católico ou não, vale a pena incluir pelo menos um dos caminhos de São Francisco em seu roteiro pela Itália.

Assis - Umbria - Itália

 

No total existem 4 caminhos franciscanos na Itália.

  1. Caminho Franciscano da Marca

O caminho são Franciscano da marca tem cerca de 167 km de extensão e vai desde a cidade de Assis até Ascoli Piceno e passa por cidades como Spello, Plestia eFoligno.

O caminho é repleto de belezas naturais, igrejas pitorescas e vilarejos medievais.

 

  1. A Via de São Francisco – Via del Nord

A Via de São Francisco é um dos caminhos mais interessantes. Ele começa em Verna e termina em Assis, passando por cidades marcantes na vida do Santo como Spello por exemplo. São 200km.

  1. A Via Francigena

A Via Francígena é dividida em Via do Norte e do Sul , e começa na Toscana na cidade de Lucca e vai até Roma.

  1. A Via Amerina

A Via Americana é uma via que durante a idade média conecta Roma com a Umbria. Durante o caminho você avistara catacumbas antigas, castelos e mosteiros medievais.

Principais pontos turísticos da via de São Francisco

 

A “La Via di Francesco,  na Itália, também conhecida como Cammino di Francesco ou também conhecida como  Caminho de São Francisco é uma trilha inspirada na vida de São Francisco de Assis.

A Via di Francesco nada mais é do que uma antiga estrada romana que vai  de Florença a Roma e segue todos os passos de São Francisco por uma paisagem deslumbrante.

No caminho você irá passar por importantes locais franciscanos como o Santuário La Verna , Assis e o Vale Rieti.

Além disso, você também irá  andar por parques naturais, montanhas,  vales  e cidades e vilas medievais que ficam  no topo das colinas.

A natureza espetacular, as paisagens e o patrimônio do Caminho de São Francisco tornam esta rota inesquecível seja você religioso ou não

1. Florença

Considerada como um Patrimônio Mundial da UNESCO, Florença não é apenas uma visita obrigatória na Toscana, mas também é o lar da maior igreja franciscana do mundo: a Basílica di Santa Croce.

Afinal, é este o templo que marca o ponto de partida da Via di Francesco.

Assis vista do caminho

2. Santuário La Verna

Localizado em um lugar tranquilo nas montanhas e cercado por uma beleza natural de tirar o fôlego, foi aqui que São Francisco e seus seguidores meditaram e passaram por algumas provações.

3. Assis 

Com toda a certeza,  o principal destaque da rota de São Francisco  é Assis, local onde ele nasceu e também onde morreu.

Assis é uma cidade-santuário listada pela UNESCO,e sua rica herança espiritual, bem como sua arte e arquitetura medieval, fazem dela o centro espiritual da Via di Francesco.

Foi no Vale do Rieti , também conhecido como Vale Sagrado, que aconteceram muitos episódios importantes da vida de São Francisco. Foi neste vale onde o santo fundou a ordem franciscana, por exemplo.

Basílica de São Francisco em Assis

Neste trecho da Via di Francesco, você encontrará e terá a oportunidade de visitar muitas capelas e locais de interesse relacionados à vida de São Francisco, como o Santuário de Poggio Bustone, o assentamento franciscano mais antigo fora de Assis.

A Basílica de São Francisco domina toda  a vista conforme você se aproxima da cidade ao longo do caminho.

Dentro da cidade você irá encontrar um labirinto de ruas, capelas menores, mosteiros e edifícios históricos pitorescos e cheios de charme.

Na outra extremidade, a Catedral de São Rufino e a Basílica de Santa Clara também são pontos de referência para sua visita.

4. Gubbio

 

Gubbio é quase tão espetacular quanto Assis, mas recebe bem menos turistas. Também construída sob uma colina, você pode usar elevadores públicos para subir aos níveis mais altos da cidade, onde a catedral principal tem uma bela vista para uma grande praça pública com o dramático Palazzo dei Consoli do lado.

Gubbio é famoso  na história de São Francisco por ter domado um lobo que aterrorizava os moradores da região. A lenda diz que o povo viu isso como um milagre e, assim, se converteram ao cristianismo.

Você pode ver o túmulo do lobo na Igreja de São Francisco da Paz.

 

5. Spello

 

Spello é uma cidade famosa por seus concursos de flores e exibições, e é por isso que você encontrará plantas de cores vivas em cada cantinho desta simpática vila.

Do ponto de vista histórico, o local mais importante é provavelmente a igreja de Santa Maria Maggiore  que guarda impressionantes afrescos.

Spello foi construída pelos romanos, mas guarda um ar medieval por toda a parte.

6. Greccio

Você chega a Greccio depois de um dia caminhando por florestas cheias de colinas. O primeiro ponto turístico  para  você visitar  é o antigo Santuário de Greccio, uma igreja e mosteiro criados sob um penhasco.

Foi aqui que São Francisco criou o primeiro presépio, uma imagem que permaneceria dentro da tradição cristã até hoje.

Um pouco mais adiante fica a própria cidade, com uma população de menos de 1.500 pessoas. Sua principal praça oferece uma vista da maioria dos pontos turísticos.

Quando fazer o caminho de São Francisco

A melhor época para fazer o caminho de São Francisco é de março a outubro. O inverno pode ser frio e muitos dos hotéis estão fechados. Em contrapartida, o  verão pode ser muito quente, com uma média que costuma ultrapassar os 30 graus Celsius.

Gunnar Bach Pedersen, Public domain, via Wikimedia Commons

Dicas para fazer os caminhos de São Francisco na Itália

 

1- Prefira fazer o caminho na primavera ou no outono quando o clima é agradável e não é nem tão quente e nem tão frio.

2- Leve roupas confortáveis– Você vai andar muito, por isso é importante usar roupas confortáveis para fazer o trajeto. Não esqueça também de levar um bom tênis.

3- Contrate uma agência confiável- Com toda a certeza, a melhor forma de fazer os caminhos de São Francisco é com uma agência de viagem confiável que te dará todo o conforto e segurança necessária para que a sua viagem seja inesquecível.

A nossa empresa oferece os melhores serviços de transferir, paseeios e guias turísticos  em todas as regiões da Itália.

Temos transfer privativos para aeroportos, estações de trem e portos. Trabalhamos com carros dos mais diversos modelos e tamanhos e por isso você não precisa se preocupar com suas bagagens.

Caminhos de São Francisco

Fazemos passeios de meio dia, um dia inteiro e até de bate e volta  pelas regiões mais lindas da Itália.

Nossos transportes são adaptados com rampas em algumas cidades da Itália para pessoas com necessidades especiais.

Além disso, nós temos motoristas a disposição em todas as cidades do país para te levar a qualquer hora para onde você quiser.

Oferecemos o melhor para você, pois nossa missão é proporcionar uma viagem inesquecível e única.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.