Os caminhos franciscanos na Itália são depois do Vaticano, o principal destino religioso do país. Assim, fiéis do mundo inteiro percorrem todos os anos os diversos caminhos feitos por São Francisco de Assis durante a sua vida.
Ainda que você não seja religioso, certamente vale muito a pena seguir os passos de São Francisco pela Itália que incluiu a região do Lácio, Toscana e Umbria. Afinal, os caminhos são ricos em belezas naturais estonteantes que fizeram o jovem Francisco amar a natureza e os animais.
Além de uma natureza espetacular, prepare-se para ver castelos, mosteiros e vilarejos medievais que parecem ter saído de um conto de fadas.
Enfim, seja você católico ou não, vale a pena incluir pelo menos um dos caminhos de São Francisco em seu roteiro pela Itália.
No total existem 4 caminhos franciscanos na Itália.
- Caminho Franciscano da Marca
O caminho são Franciscano da marca tem cerca de 167 km de extensão e vai desde a cidade de Assis até Ascoli Piceno e passa por cidades como Spello, Plestia eFoligno.
O caminho é repleto de belezas naturais, igrejas pitorescas e vilarejos medievais.
- A Via de São Francisco – Via del Nord
A Via de São Francisco é um dos caminhos mais interessantes. Ele começa em Verna e termina em Assis, passando por cidades marcantes na vida do Santo como Spello por exemplo. São 200km.
- A Via Francigena
A Via Francígena é dividida em Via do Norte e do Sul , e começa na Toscana na cidade de Lucca e vai até Roma.
- A Via Amerina
A Via Americana é uma via que durante a idade média conecta Roma com a Umbria. Durante o caminho você avistara catacumbas antigas, castelos e mosteiros medievais.
Índice:
Principais pontos turísticos da via de São Francisco
A “La Via di Francesco, na Itália, também conhecida como Cammino di Francesco ou também conhecida como Caminho de São Francisco é uma trilha inspirada na vida de São Francisco de Assis.
A Via di Francesco nada mais é do que uma antiga estrada romana que vai de Florença a Roma e segue todos os passos de São Francisco por uma paisagem deslumbrante.
No caminho você irá passar por importantes locais franciscanos como o Santuário La Verna , Assis e o Vale Rieti.
Além disso, você também irá andar por parques naturais, montanhas, vales e cidades e vilas medievais que ficam no topo das colinas.
A natureza espetacular, as paisagens e o patrimônio do Caminho de São Francisco tornam esta rota inesquecível seja você religioso ou não
1. Florença
Considerada como um Patrimônio Mundial da UNESCO, Florença não é apenas uma visita obrigatória na Toscana, mas também é o lar da maior igreja franciscana do mundo: a Basílica di Santa Croce.
Afinal, é este o templo que marca o ponto de partida da Via di Francesco.
2. Santuário La Verna
Localizado em um lugar tranquilo nas montanhas e cercado por uma beleza natural de tirar o fôlego, foi aqui que São Francisco e seus seguidores meditaram e passaram por algumas provações.
3. Assis
Com toda a certeza, o principal destaque da rota de São Francisco é Assis, local onde ele nasceu e também onde morreu.
Assis é uma cidade-santuário listada pela UNESCO,e sua rica herança espiritual, bem como sua arte e arquitetura medieval, fazem dela o centro espiritual da Via di Francesco.
Foi no Vale do Rieti , também conhecido como Vale Sagrado, que aconteceram muitos episódios importantes da vida de São Francisco. Foi neste vale onde o santo fundou a ordem franciscana, por exemplo.
Neste trecho da Via di Francesco, você encontrará e terá a oportunidade de visitar muitas capelas e locais de interesse relacionados à vida de São Francisco, como o Santuário de Poggio Bustone, o assentamento franciscano mais antigo fora de Assis.
A Basílica de São Francisco domina toda a vista conforme você se aproxima da cidade ao longo do caminho.
Dentro da cidade você irá encontrar um labirinto de ruas, capelas menores, mosteiros e edifícios históricos pitorescos e cheios de charme.
Na outra extremidade, a Catedral de São Rufino e a Basílica de Santa Clara também são pontos de referência para sua visita.
4. Gubbio
Gubbio é quase tão espetacular quanto Assis, mas recebe bem menos turistas. Também construída sob uma colina, você pode usar elevadores públicos para subir aos níveis mais altos da cidade, onde a catedral principal tem uma bela vista para uma grande praça pública com o dramático Palazzo dei Consoli do lado.
Gubbio é famoso na história de São Francisco por ter domado um lobo que aterrorizava os moradores da região. A lenda diz que o povo viu isso como um milagre e, assim, se converteram ao cristianismo.
Você pode ver o túmulo do lobo na Igreja de São Francisco da Paz.
5. Spello
Spello é uma cidade famosa por seus concursos de flores e exibições, e é por isso que você encontrará plantas de cores vivas em cada cantinho desta simpática vila.
Do ponto de vista histórico, o local mais importante é provavelmente a igreja de Santa Maria Maggiore que guarda impressionantes afrescos.
Spello foi construída pelos romanos, mas guarda um ar medieval por toda a parte.
6. Greccio
Você chega a Greccio depois de um dia caminhando por florestas cheias de colinas. O primeiro ponto turístico para você visitar é o antigo Santuário de Greccio, uma igreja e mosteiro criados sob um penhasco.
Foi aqui que São Francisco criou o primeiro presépio, uma imagem que permaneceria dentro da tradição cristã até hoje.
Um pouco mais adiante fica a própria cidade, com uma população de menos de 1.500 pessoas. Sua principal praça oferece uma vista da maioria dos pontos turísticos.
Quando fazer o caminho de São Francisco
A melhor época para fazer o caminho de São Francisco é de março a outubro. O inverno pode ser frio e muitos dos hotéis estão fechados. Em contrapartida, o verão pode ser muito quente, com uma média que costuma ultrapassar os 30 graus Celsius.
Dicas para fazer os caminhos de São Francisco na Itália
1- Prefira fazer o caminho na primavera ou no outono quando o clima é agradável e não é nem tão quente e nem tão frio.
2- Leve roupas confortáveis– Você vai andar muito, por isso é importante usar roupas confortáveis para fazer o trajeto. Não esqueça também de levar um bom tênis.
3- Contrate uma agência confiável- Com toda a certeza, a melhor forma de fazer os caminhos de São Francisco é com uma agência de viagem confiável que te dará todo o conforto e segurança necessária para que a sua viagem seja inesquecível.
A nossa empresa oferece os melhores serviços de transferir, paseeios e guias turísticos em todas as regiões da Itália.
Temos transfer privativos para aeroportos, estações de trem e portos. Trabalhamos com carros dos mais diversos modelos e tamanhos e por isso você não precisa se preocupar com suas bagagens.
Fazemos passeios de meio dia, um dia inteiro e até de bate e volta pelas regiões mais lindas da Itália.
Nossos transportes são adaptados com rampas em algumas cidades da Itália para pessoas com necessidades especiais.
Além disso, nós temos motoristas a disposição em todas as cidades do país para te levar a qualquer hora para onde você quiser.
Oferecemos o melhor para você, pois nossa missão é proporcionar uma viagem inesquecível e única.
Bom dia.
Gostaria de fazer o Caminho de Francisco no outono próximo.
Voces organizam esta caminhada ? Se sim, poderia enviar informações como valores, traçado, numero de dias, etc ?
Caso não organizem este passeio poderia indicar uma agencia confiável que faça ?
Olá Valmir, tudo bem?
Lhe mandamos email com nossos serviços, veja se nao foi parar no spam, se nao recebeu, escreve pra gente ok? contato@tournaitalia.com
Nos fazemos sim, porem somente privativo, nao fazemos serviços em grupo.
Obrigada pelo contato!
Sou Ana estou planejando uma viagem com meus pais e gostaria de fazer um passeio por Monte La Verna, Cassia, Assis e Loreto. Não necessariamente precisa ser nesta ordem as cidades. Pode me ajudar ? Pode ser bate e volta ou um passeio de 2 dias .Qual seria o valor? Somos em 3 pessoas.
Ola Ana Paula, tudo bem? Lhe mandamos email, verifique no spam.