Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Senigallia é uma cidade portuária na costa adriática da Itália. Ela está situada na província de Ancona, na região de Marche, e fica a aproximadamente 30 quilômetros a noroeste da capital da província, Ancona.

O pequeno porto de Senigallia está localizado na foz do rio Missa. Embora os traços da história da cidade ainda sejam visíveis, grande parte da cidade de hoje é moderna.

História:

Ao longo da costa do Adriático, Senigallia tem uma identidade dupla de cidade moderna e centro histórico antigo. Foi fundada como Sena Gallica em 289 a.C. pelos gauleses. Foi a primeira colônia romana do Adriático, e a cidade, na foz do rio Missa, rapidamente se tornou um centro comercial. Ao longo dos séculos passou a encontrar os melhores ganhos estratégicos, vacilando entre o estado independente e os Estados papais, entre os guelfos e os gibelinos, formando acordos comerciais e hospedando importantes feiras comerciais. Durante a República de Veneza, Senigallia tem laços marítimos estreitos com a República, mais acima na costa do Adriático. As feiras eram famosas e trouxeram muitos visitantes e dinheiro para a cidade.

Senigallia - Marche - Itália

Conhecendo a cidade:

A antiga cidade ainda é uma parte importante de Senigallia. A Piazza del Duca com seu Castelo (Rocca) e torre do século 11 são a atração principal.

Rocca Roveresca é um imponente Castelo com o gramado verde ao redor que o distancia das antigas casas do centro histórico. De forma quadrilátera com torres circulares, encomendada por Giovanni della Rovere, ergue-se sobre uma antiga fortificação romana. O pátio remonta ao século 15. Não há móveis no interior, mas vale a pena: alguns espaços recebem exposições temporárias. É possível percorrer as várias salas de grandes paredes, até ao enorme terraço do segundo andar de onde observar a vista da cidade.

Quando visitei a cidade, a Rocca foi meu primeiro local de visita, fiquem de olho no horário de abertura, muda no decorrer do ano, veja aqui.

Ao lado está a charmosa fonte Fontana delle Anatre (fonte dos patos), decorada com quatro aves, guardada por quatro leões. Foi construído para comemorar o fim dos anos da malária, uma vez que os pântanos foram drenados.

Senigallia - Marche - Itália

O Palazzo del Duca foi a residência da corte do século 16, ampliada pelo último dos duques. Era um palácio ducal mais simples e menos decorado do que a maioria da área na época.

Senigallia - Marche - Itália

Às margens do canal está o complexo com pórticos chamado Portici Ercolani, que sediou as feiras anuais e o Foro Annonario é uma harmoniosa estrutura de alvenaria neoclássica com uma acolhedora praça que foi projetada para ampliar a área comercial dentro das antigas muralhas da cidade. Todos os dias, o espaço circular acolhe um mercado de frutas e legumes frescos. A colunata tem um total de 24 colunas com capitéis dóricos, onde várias pequenas lojas oferecem comidas e vinhos locais.

Senigallia - Marche - Itália
Foro Annorario

 A Piazza Roma, fechada e mais intimista, é a sala de estar e ponto de encontro de Senigallia.

A partir daqui cheguei à Piazza Garibaldi com o Duomo e seu Museu Diocesano, o Palazzo Mastai: foi aqui que me senti dentro de uma pintura do artista metafísico Giorgio De Chirico. Um quadrado perfeitamente retangular, grande e completamente vazio.

As atrações incluem a Chiesa della Croce, uma igreja com uma fachada renascentista em tons de rosa e um interior barroco com mármores e pinturas deslumbrantes. O teatro La Fenice, foi construído em 1838 e cantores e óperas proeminentes de Verdi e Mascagni estrearam lá.

A vizinha Área Archeologica La Fenice era o centro comercial dos romanos, onde você ainda pode ver restos lojas e “osterias” que eram frequentadas há milênios pelos agitados “homens de negócios” romanos.

Outro local que tive o prazer de visitar foi o Museu Municipal de Arte Moderna e Informação (Museo Comunale d’Arte Moderna e dell’Informazione), um pequeno local que os amantes da fotografia não devem perder. Não pude admirar todas as obras que costumam ser expostas: boa parte foi emprestada para uma exposição no exterior, mas ainda assim gostei do que vi. Há duas salas para visitar assim que você entrar e depois continuar a visita no andar de cima. Você vai se surpreender admirando fotos, câmeras antigas, esculturas, uma seção com ex libris e outra com arte postal.

Senigallia - Marche - Itália

A parte principal é dedicada ao fotógrafo Mario Giacomelli, nascido aqui mesmo em Senigallia. Talvez as fotos mais conhecidas sejam as da série Pretini, onde sombras negras brincando, dançando e fumando no seminário episcopal. A entrada é gratuita.

O convento de Santa Maria delle Grazie, construído em 1684, fica em uma colina fora da cidade, com um claustro pacífico que possui lunetas lindos afrescos que contam a vida de São Francisco de Assis (encomendados em homenagem a Francesco della Rovere).

Senigallia - Marche - Itália

Uma das principais atrações de Senigallia, porém, é a praia. A cidade possui a famosa praia chamada de “veludo”, com seus 13 quilômetros de areia fina, povoadas por guarda-chuvas coloridos e famílias bronzeadoras, interrompida apenas pelos longos cais do porto e pela sugestiva Rotonda.

A peça central da praia é o Rotonda a mare, um píer art nouveau que paira sobre a água no final de um calçadão. Começou como uma estrutura de spa, foi confiscado durante a Segunda Guerra Mundial como um armazenamento de munições e hoje abriga exposições, reuniões e casamentos.

Senigallia é um lugar muito animado no verão, como não se apaixonar por essa longa faixa de praia branca, feita daquela areia fofa, aveludada.

Uma curiosidade: a estátua do Monco

A Estátua de Monco, na verdade, uma estátua de Netuno, tem uma história muito particular e ainda misteriosa. Antes de mais nada, é chamado assim precisamente porque é uma estátua quebrada, já que faltam os braços, mas ninguém sabe por quê. Foi encontrado no mar e os especialistas ainda não sabem dar uma data precisa: é romano? É barroco? Mas por que não há mais braços?

Senigallia - Marche - Itália

Rumores dizem que os braços foram cortadas pelos cidadãos de Senigallia furiosos contra o governo pelo aumento contínuo dos impostos, descontando assim contra a infeliz estátua de Netuno.

Eventos

Senigallia é uma das capitais da restauração italiana: são inúmeros os restaurantes locais que figuram nos mais conhecidos guias de hospitalidade: Moreno Cedroni e Mauro Uliassi, verdadeiros senigallianos, são chefs de renome internacional.

A oferta turística é enriquecida por eventos e manifestações que se organizam durante todo o verão: desde os clássicos fogos de artifício no mar, à folclórica Fiera di Sant ‘Agostino que anima o centro histórico de Senigallia nos últimos dias de agosto, trazendo mais de 500 expositores.

Outro evento importante é o Summer Jamboree, o festival internacional dedicado à música e cultura da América dos anos 40 e 50 com uma semana de concertos das mais conhecidas bandas do género, um fantástico mercado vintage e desfiles de motos e carros datados de 40s-50s. Além do Festival de Música, realizado em junho, o CaterRaduno, com inúmeros eventos musicais e teatrais; e Pane Nostrum, festival internacional do pão, que acontece todos os anos em setembro.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *