Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Pequena comuna no sul da Itália é um banho em águas cristalinas, palco de festas, mas também um passeio por arte e cultura; conheça principais pontos turísticos

Se você nunca ouviu falar de Gallipoli, está na hora de conhecer a cidade. Localizada na região da Puglia, na província de Lecce, sul da Itália, a pequena Gallipoli é uma mistura de sol, mar, diversão, arte e cultura.

A pequena comuna de apenas 20 mil habitantes é uma localidade pitoresca, entre as belezas naturais de um mar cristalino e numerosos tesouros artísticos.

Apesar de seu tamanho, Gallipoli é elegante e oferece tudo que você precisa, estruturas de hospedagens, bancos, comércios, em locais bem distribuídos por todo o seu território.

Assim, dá para entender porque o local recebeu o apelido de “Pérola do Mar Ionio”, e porque o seu número de visitantes cresce todos os anos.

No passado, Gallipoli, que em grego significa “cidade bonita”, era um centro militar do Império Romano. Durante a Idade Média, ela foi ocupada por bárbaros, reconstruída por bizantinos, controlada por normandos, e então finalmente passou por uma fase de intenso desenvolvimento por causa de suas atividades portuárias.

Entre todas essas mudanças, a história da cidade se deu enquanto um relato complexo e instigante. Vamos conhecer um pouco mais? A “Pérola do Ionio”, com a força da cultura enogastronômica, belezas naturais e patrimônio artístico, é de fato um dos lugares mais lindos para conhecer no sul italiano.

 

Um mergulho na história de Gallipoli

A história de Gallipoli é extremamente densa. Por isso, vamos abordar alguns pontos principais, a partir de sua origem.

Onde hoje está localizada a Torre Sabea, havia uma antiga e importante aldeia neolítica que deixou uma série de sinais arqueológicos, ainda que cobertos de areia.

Dados faunísticos e materiais arqueológicos, incluindo sinais de vegetação comestível, como trigo e cevada, ou lareiras gravadas rochas, apontam que a comunidade fez alterações no habitat, de forma a civilizar o local, abandonando o nomadismo com a cultura da terra e pastagens de ovelhas. Essa é uma das teorias que explicam o início do povoamento de Gallipoli.

Outros acreditam que a partir de Alezio, pescadores passaram a usar Gallipoli como uma estação de pescadores, e por lá construíram algumas casas para poder se abrigar na região. Com a destruição de Alezio, e com o aumento da população de Gallipoli, enfim o local se tornou uma cidade, com uma administração mais consistente. A formação das estradas, de maneira extremamente sinuosa, parecem confirmar essa teoria.

Gallipoli - Puglia - Itália

Mas, enfim, para depois da origem de povoamento deste território, Gallipoli (como tantas outras cidades em séculos passados) passou a ser saqueada, dominada e controlada por diferentes povos. Esse pequeno pedaço de terra localizado na pontinha da Itália, que aponta para o banho no mar Jônico, foi palco de batalhas por séculos até que finalmente fosse anexada ao Reino da Itália.

Em 1809, por exemplo, a comuna serviu de bloco naval da marinha inglesa. Por conta dessa estratégia militar, a cidade ostenta até hoje palácios, fortalezas e edifícios de defesa que foram implantados em séculos passados. Em sua história moderna, para contar essa história, sobram só as ruínas desses castelos ou ainda alguns edifícios conservados.

Mas, então, o que fazer em Gallipoli?

Por suas praias de areia branca e mares cristalinos, a cidade é muito procurada no verão, como um refúgio para os italianos. Por ser pequena, ela garante a tranquilidade das férias, mas em suas temporadas mais altas, as ruas se enchem de turistas.

Como boa cidade litorânea, Gallipoli hospeda diferentes eventos. E, nos últimos anos, os turistas que a visitam são cada vez mais jovens, interessados em festivais de músicas organizados na praia.

Para além da música e diversão, com as belezas das praias e tudo mais, também é possível visitar a Gallipoli antiga, por meio de suas construções históricas e passeios por borgos medievais. Para te ajudar nessa missão, fizemos uma seleção de lugares imperdíveis para conhecer em sua ida à cidade. Vamos nessa?

Castelo de Gallipoli

1.   Borgo antico di Gallipoli

A primeira coisa a ver na cidade é o seu centro histórico. Ele merece a visita por suas ruas antigas, palácios e igrejas em estilo barroco, que podem impressionar qualquer visitante. Os gregos construíram o local como uma espécie de labirinto, a fim de proteger as construções do vento frio que chega do mar.

2.   Castello Angioino Aragonese

Uma das primeiras construções que chama atenção de quem visita a cidade é o Castello Angioino Aragonese. A visitação é exclusiva na parte externa da construção. Durante a temporada de verão, a parte mais alta do castelo, também chamada de “rivellino”, é transformada em um cinema ao ar livre.

3.   Cattedrale di Sant’Agata e la Chiesa di San Francesco

Durante uma volta pelas ruas do centro de Gallipoli, é inevitável entrar para dar uma conferida na Catedral, da cidade, construída em estilo barroco. Bem perto da Sant’Agata, também está a Chiesa di San Francesco, conhecida principalmente por sua construção que representa o crucifixo de Jesus Cristo.

4.   As belas praias de Gallipoli

De longe, como principal atração turística de Gallipoli, as praias da cidade são extremamente charmosas e encantadoras. A vegetação mediterrânea abraça o mar de água cristalina, garantindo um visual de arrancar suspiros. Por isso, durante o verão, a cidade é tão atrativa.

As praias de Gallipoli contornam todo o perímetro do centro urbano, e são muito fáceis de visitar. Assim, os turistas podem escolher entre os pontos mais movimentados e turísticos aos mais tranquilos, mais queridos pelos moradores locais.

5.   Parco naturale regionale Isola di S. Andrea e litorale di Punta Pizzo

A ilha de S. Andrea está situada sobre uma superfície calcária plana. Lá, está a importância internacional da presença, única ao longo do lado adriático e jônico da Itália, de gaivotas corsas, espécie endêmica da bacia do Mediterrâneo. A costa de Punta Pizzo inclui ambientes peculiares, que se harmonizam em um mosaico ambiental interessante composto de maquis mediterrâneos, estepes pseudo-mediterrâneas, ambientes úmidos e pantanosos.

Essa variedade de sistemas se configura como um cenário paradisíaco, com diversas espécies de flora, em mais um ponto maravilhoso para se ver em Gallipoli.

Essas são as principais atrações que te levarão a visitar Gallipoli, no entanto, ainda há muito da cidade para desbravar. Como uma cidade pequena, muito do seu chamariz está nos eventos organizados nela. Vamos conhecer um pouco de cada um deles? Confira abaixo:

Eventos em Gallipoli

1.   Festival della Taranta

A noite da Taranta é uma experiência sensacional para qualquer pessoa. O festival é um dos eventos mais importantes da cultura popular da Itália, e funciona como noites de música organizadas por toda a região do Salento. Nesses eventos, predominam as canções do ritmo da pizzica, tradicional da região. É, realmente, uma oportunidade a mais de se apaixonar por Gallipoli, bem como por outras cidades aos seus arredores.

Reza a lenda que a origem do ritmo pizzica tem a ver com tarântulas. Mulheres eram picadas por tarântulas na região, e o som dos tambores eram usados para ajudar na cura dessas mulheres, buscando uma maneira de “exorcizar” essa dor. Daí, o nascimento da pizzica, que significa “picada”, em português.

2.   Le Focareddhe

As fogueiras (ou “focareddhe”) iluminam o início do Carnaval de Galípoli. Ele é celebrado no dia 17 de janeiro e o rito acontece em homenagem a Santo Antônio Abade. Para a ocasião, ramos de oliveira e ramos de videira são reunidos em feixes e empilhados. O costume remonta a uma crença pagã de que o fogo purificador tinha o poder de libertar a comunidade do pecado.

3.   Festa della Madonna del Carmine

Ocorrência religiosa e civil celebrada entre 15 e 16 de julho. A igreja de mesmo nome é o foco das celebrações e a festa religiosa é também uma oportunidade para viver momentos de união e convívio graças à música, degustações e espetáculos.

Gallipoli - Puglia - Itália

4.   Festa e Feira di Santa Catarina

Gallipoli celebra seu padroeiro entre os dias 23e 25 de julho, no evento religioso mais importante do ano. A devoção à Santa remonta 1876, quando, segundo os fiéis, ela libertou a cidade da cólera. O festival é anunciado ao amanhecer com um show de fogos de artifício e continua à tarde com a procissão no mar ao longo do perímetro das muralhas da cidade. O ícone sagrado, a bordo de um barco de pesca, afasta-se do porto, seguido dos barcos de pesca dos quais Santa Cristina é a protetora.

Depois, a estátua desfila pelas ruas da cidade até a noite, quando as festividades em sua honra e as ruas iluminadas ganham vida pela presença de Galípoli e turistas. Na área do mercado, há também barracas, shows, shows e exposições. E para aqueles que querem provar as especialidades locais, as barracas de comida oferecem os melhores produtos típicos, incluindo o “Capece”, um prato de frutos do mar, sempre na esteira da tradição.

5.   Sagra del pesce spada

Um verdadeiro festival do mar que acontece de 15 a 18 de agosto. Durante o evento, entre um concerto e um show de entretenimento, você pode saborear as muitas especialidades que o evento oferece, entre uma série de pratos típicos da região como o peixe espada e sopas de frutos do mar. Tudo acompanhado de queijo e bons vinhos.

Gallipoli - Puglia - Itália

6.   Il Carnevale

O Carnaval de Gallipoli é uma das festas mais famosas da Puglia, com o desfile de carros alegóricos de papel machê e grupos mascarados.

A caminhada, que parte do centro da cidade, tem no jovem “Titoru” (Theodore) sua máscara típica, o símbolo do festival. Segundo a tradição, o homem morreu de uma indigestão de almôndegas, pouco antes dos jejuns de carne da Quaresma. E hoje suas características são as de um cadáver empalhado, deitado em uma carroça que prossegue celebrando a data por toda a cidade.

O que comer em Gallipoli?

Além disso, visitar Gallipoli não significa apenas conhecer as belezas arquitetônicas e aproveitar o sol nas lindas praias do local, mas também apreciar os diferentes pratos da tradição Salento. Entre eles, o carro-chefe da região é o pasticiotti, uma massa recheada de creme que é assada no forno.

De onde é possível visitar Gallipoli?

Entre as cidades aos arredores, Gallipoli está situada a 12km de Galatone, 5km de Alezio, 12km de Matino e 11km de Taviano. Para chegar lá, existem várias opções. Conheça as alternativas abaixo:

  • De carro: as principais diretrizes estradais são a Strada Statale 101: Gallipoli – Lecce e a Strada statale 274: Santa Maria di Leuca – Gallipoli. A cidade também é acessível por uma rede de estradas provinciais, que incluem a SP 52 Gallipoli-Sannicola, SP 282 Gallipoli-Alezio, SP 108 Gallipoli-Santa Maria al Bagno, SP 200 Gallipoli-Baia Verde e SP 361 Gallipoli-Maglie.
  • De trem: a cidade de Gallipoli é servida por uma estação ferroviária que faz a rota Zollino-Gallipoli e Gallipoli-Casarano.
  • De avião: o aeroporto mais próximo da cidade está situado em Brindisi, a 85km de Gallipoli.

 

Gallipoli - Puglia - Itália

E agora, como visitar?

Te passamos todo o roteiro, mas não sabe por onde começar? Que tal contratar os nossos serviços? Oferecemos transporte com motorista na região, além de possuirmos guias de turismo em português, com diversas opções de tour em Gallipoli, e também por toda a região da Puglia. Entre em contato e saiba mais.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

2 comentários em “Um passeio por Gallipoli: cidade oferece o melhor do verão no sul da Itália”

  1. Paulo, Fedele

    Meu sonho conhecer Gallipoli a terra de meu pai nasceu neste paraíso ainda irei para conhecer meus familiares ok

  2. Cidade Linda e acolhedora, praias belíssimas, por do sol maravilhoso, história contada por todas as suas vias e monumentos, igrejas e pessoas! EStout amando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *