Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Conheça o Castel del Monte, uma castelo do século XIII cheio de mistérios na Puglia e com uma vista imensa.

Castel del Monte - Puglia - Itália

Castel del Monte é um castelo único e foi construído no século 13 pelo imperador Frederico II da Germânia, na região da Puglia. Quando o imperador mandou construir o castelo, pensou em uma série de simbologias, que se refletem na forma e na localização do castelo. Castel del Monte está situado numa pequena colina perto do mosteiro de Santa Maria del Monte, nos arredores da cidade de Andria.

Castel del Monte é um exemplo perfeito da arquitetura medieval, mas também contém vários elementos de diferentes culturas, razão pela qual foi incluído na lista dos Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO.

Castel del Monte - Puglia - Itália

Mesmo com sua história pitoresca, Castel del Monte é considerado um dos melhores castelos na Puglia. O castelo é apenas um dos muitos que o imperador Frederico II construíu na Puglia, e foi iniciado em 1240 com o total apoio dos moradores.

Apesar do título deste texto “uma fortaleza misteriosa”, vocês vão ver que este castelo à primeira vista nos dá a certeza de ser uma verdadeira fortaleza, mas no texto você vai saber que, na verdade, essa não era a sua função, mas sim de local místico!

História do Castelo:

Foi em 1240 que o imperador Frederico II ordenou que o governador de Capitanata cuidasse de todos os detalhes necessários para a construção de um castelo perto do mosteiro de Santa Maria del Monte A construção de Castel del Monte durou uma década. Infelizmente, a construção do castelo só foi concluída em 1250, ano em que o imperador morreu.

Apesar de ter sido o fundador do castelo, acredita-se que Frederico II não passou nem mesmo uma noite lá. Acredita-se que o castelo foi inicialmente concebido como um pavilhão de caça. No entanto, várias fontes sugerem que em 1249 o castelo foi usado como um teatro no casamento de Violante, filha de Frederico. Em 1256, ele foi usado como uma prisão para os rebeldes pelo filho de Frederico II, rei Manfredo da Sicília.

Castel del Monte - Puglia - Itália

Castel del Monte é um belo exemplo da arquitetura bem executada da Alta Idade Média. Vários estudiosos acreditam que o castelo tinha sido projetado pelo próprio imperador e foi construída por trabalhadores locais. Não só isso, vários artesãos e peritos especializados sarracenos e normandos  também haviam sido empregados para a construção do castelo.

No entanto, o que é desconcertante sobre ele é que não há nenhuma ponte de tração ou um fosso, o que sugere que o castelo não poderia ter sido construído para um propósito defensivo. Embora a maioria dos castelos da Itália foram construídos para fins militares, Castel del Monte destaca-se neste um elemento particular.

Castel del Monte - Puglia - Itália

Arquitetura do castelo:

A estrutura do castelo é sobre um plano octogonal completada por oito torres, uma em cada canto. As principais muralhas do castelo possuem 25 metros de altura e as torres 26 metros de altura.

Castel del Monte - Puglia - Itália

Elementos de vários estilos arquitetônicos diferentes, tais como romanos, normanos, árabe e góticos podem ser vistos em Castel del Monte. Estes vários estilos de construção foram misturados em perfeita harmonia dentro da construção do castelo. Muitos estudiosos e moradores consideram o castelo como um monumento sagrado e misterioso.

Outros consideram que é um símbolo da força imperial, pois ele se destaca no fundo natural das colinas que cercam a Puglia. O que é certo é que o castelo tem algumas características muito exclusivas: sua forma, para começar, o que é bastante incomum. Dezesseis dos seus quartos são em forma de trapézios. Seus andares são ligados por escadarias, localizadas dentro das suas torres.

Castel del Monte - Puglia - Itália

O centro do castelo tem um belo pátio com oito lados. Acredita-se que o octágono é um símbolo que representa a união da terra e do céu. Muitos estudiosos acreditam que Frederico pode ter se inspirado na Cúpula da Rocha em Jerusalém, ou na Capela Palatina da Catedral de Aachen, para onde ele tinha viajado antes do castelo ser construído.

Depois de Frederico:

Por volta do século 18, o castelo foi sido muito danificado. O interior tinha sido despojado de suas várias esculturas, mobiliário e preciosos mármores e tornou-se um refúgio para bandidos e rebeldes locais.

Originalmente, o edifício era caracterizado por belas colunas e paredes de mármore, mas a maioria deles desapareceu ao longo dos anos. Mais tarde, ele também foi usado como uma prisão e como um refúgio durante uma epidemia que atingiu a região. O castelo caiu em desuso e foi abandonado por um tempo muito longo.

Por fim, foi comprado pelo governo local em 1876, mas o trabalho de restauração começou apenas em 1928.

Castel del Monte - Puglia - Itália

Castel del Monte foi considerado um dos exemplos mais interessantes da arquitetura militar medieval, bem como um dos castelos mais importantes da Itália.

O castelo continua a atrair turistas de toda a Itália e até mesmo de outras partes do mundo e continua a ser um lugar místico e interessante para os estudiosos, bem como para os moradores locais.

Curiosidades:

  • O famoso romance “O nome da rosa”, de Umberto Eco menciona uma fortaleza conhecida como Aedificium que acredita-se ser inspirado no Castel del Monte.
  • Em 1996, o castelo foi nomeado como um patrimônio mundial da UNESCO e também é retratado na moeda de 1 centavo de Euro.
  • Nos dias claros é possível ver o mar a partir do Castelo.

A minha visita:

Castel del Monte - Puglia - Itália
eu faço as fotos e somente ele aparece… o marido!

Eu visitei o Castel del Monte em 2012, e lá havia algumas guias de turismo que faziam tours em italiano, francês e inglês. Eu fiz o tour em italiano e custou 15 euros por pessoa, sem incluir o ingresso. Passeio em um local como esse, cheio de simbologia é fundamental fazer com um guia, essa é minha dica.

Onde Ficar:

Quando eu fui, fiquei hospedada em uma Masseria (hotéis-fazenda típicos do sul da Itália), e foi maravilhoso e por isso dou essa dica aqui.

Masseria Torre Di Nebbia – a 20 minutos de Andria e a poucos minutos do Castel Del Monte e no fim de um parque, este Hotel ofereceu a paz e a tranquilidade que queríamos naquela viagem. Com certeza foi o melhor hotel que tivemos nesta viagem e o mais confortável. Adoramos tudo, desde o atendimento, o pessoal, a cura com os detalhes. Ao interno, os quartos e restaurante foram realizados por arquitetos famosos. Nota 10!

Castel del Monte - Puglia - Itália
Vista do Castel del Monte do Hotel

Como ir:

  • de transporte público: A partir de Bari, vá de ônibus até Andria (www.ferrovienordbarese.it), e de lá pegue outro ônibus para Castel del Monte (linha 6 da Autolinee Andriesi -este serviço é ativo de 1 de abril a 1 de novembro).
  • de carro: Autostrada A14 (Bologna-Taranto) ou pela Autostrada A16 (Bari-Napoli), em ambas pegue a saída Andria-Barletta S.S. 170 por 18 km.  site: www.autostrade.it
  • com um transfer particular: nosso parceiro Piero realiza transfers particulares em várias cidades da Puglia. Chegue a Castel de Monte, Andria ou outra cidade da região com todo conforto e segurança. Saiba mais AQUI.

Informações:

Castel del Monte
Castello Svevo –
P.zza Federico II di Svevia
Provincia de Bari

 

Mapa:

 

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

1 comentário em “Puglia: Castel del Monte, a fortaleza misteriosa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *