Conheça um dos Castelos mais bonitos da Itália que fica pertinho de Trieste, o Castelo de Miramare, que foi a residência do Arciduca Ferdinando Massimiliano da Áustria e sua esposa Carlotta da Bélgica.
Introdução
O castelo está localizado em uma posição encantadora, em um promontório rochoso de frente para o Golfo de Trieste. Mais do que um castelo no sentido estrito, é um exemplo de uma residência principesca do século XIX, o resultado do estilo eclético que teve um grande papel na história da arquitetura daquele período.
Leia o texto -> O que ver em Trieste, uma ponte entre duas faces da Europa
Construído entre 1856 e 1860 a pedido do Arciduca Maximiliano da Áustria, então imperador do México. O complexo é fortemente influenciado pelo gosto romântico, como uma construção revisitada de uma fortaleza medieval.
Uma parte do edifício também abriga os quartos onde o Duca Amedeo de Aosta viveu por cerca de 7 anos e que modificou alguns quartos com mobiliário de época (1930) em estilo racionalista e substituiu a insígnia Imperial dos Savoy.
O magnífico parque de cerca de 22 hectares é caracterizado por uma grande variedade de plantas escolhidas pelo próprio arquiduque durante suas viagens ao redor do mundo feitas como almirante da marinha austríaca, e possui ainda esculturas e lagoas, que desce com largos degraus em direção ao mar. No parque, há também o castelletto, uma vez que a residência para os dois cônjuges durante a construção do castelo.
Veja texto de um outro Castelo pertinho de Miramare – Castelo Duino, perto de Treviso
Visitando o Castelo
O castelo é composto por mais de 20 quartos: de valor particular são a “Sala di Massimiliano”, entre os quais o quarto, mobiliado como uma cabine de navio, e a “Sala del trono”.
Os quartos podem ser visitados de acordo com um caminho pré-estabelecido que serpenteia do térreo ao primeiro andar do Castelo de Miramare. Você pode admirar o sumptuoso mobiliário original das salas de representação, apartamentos privados, ricos em obras de arte, móveis e objetos preciosos.
Junto com o Castelo é possível visitar o Parco. Inicialmente esta área estava quase totalmente desprovida de vegetação, mas graças à intervenção do arquiteto Carl Junker que também contribuiu para a concepção do Castelo, o Parco tornou-se gradualmente numa autêntica maravilha.
No parque também você encontra as esculturas de Moritz Geiss, estufas e janelas inscritas em uma estrutura particular de ferro. Não deixe de ver a “casetta svizzera”, o lago dos cisnes, a praça de canhões doados pelo rei Leopoldo I e a capela de San Canciano, que abriga um crucifixo esculpido com a madeira da fragata “Novara”.
Paralelamente ao castelo, Massimiliano construiu na colina de San Vito o Castelletto, também chamado de “Gartenhaus”, uma estrutura pequena, mas especular, com vista para o pequeno porto de Grignano, precedido por uma área arborizada com uma fonte. Museu aberto ao público a partir dos anos 30, hoje abriga a sede da Reserva Natural Marinha de Miramare.
Não muito longe da residência estão os estábulos, incorporados a um edifício que consiste de um único corpo central e duas alas laterais simétricas: ali estavam os cavalos e as carruagens que eram rebocadas, enquanto hoje se instalam exposições temporárias de todos os tipos, especialmente pinturas.
Falando de pintura, não deixe de visitar a sala XX do castelo de Miramare, localizado no primeiro andar, chamado “Sala Storica” para ver os episódios da história de Grignano ilustrado nas pinturas feitas pelo artista Cesare Dell’Acqua. Esta sala, dada a presença de um piano, muitas vezes se presta a concertos e vernissages musicais.
Uma curiosidade: o Castelo de Miramare é mencionado no poema Miramar pelo famoso poeta italiano Giosué Carducci, um poema dedicado à trágica morte de Maximiliano de Habsburgo no México, depois de ter sido feito prisioneiro no meio da guerra civil.
Em 2005, uma estação de informática foi instalada no Castelo, acessível aos visitantes, permite aprofundar através de uma trajetória gráfica guiada, a história do Castelo, a genealogia dos Habsburgos e conhecer os detalhes das pinturas contidas em cada sala e as espécies arbóreas particulares que habitam o Parque adjacente ao Castelo.
No piso térreo há também a “Sala Progetti para Miramare”, que permite ao visitante refazer a história do planejamento de todo o complexo de Miramare. Uma cópia dos projetos de Carl Junker e Giovanni Berlam para a construção do castelo, bem como desenhos de Franz e Julius Hofmann relacionados ao design de interiores.
Galeria de Fotos
🏷 Guia Prático
Algumas informações importantes
Castelo de Miramare
Viale Miramare – Fraz. Grignano
34014 Trieste
Tel. +39 040 224143
Fax +39 040 224220
www.castello-miramare.it
info@castello-miramare.it
Bilhete: 10 euros (parco + Castelo) – indicamos comprar online sempre para evitar filas
Castelo:
Abertura: todos os dias
Horário: das 9 às 19h. A bilheteria fecha às 18h30
Fechado: 25/12 e 1/1
Parco: abertura
janeiro: de 8 às 16h
fevereiro_ de 8 às 17h
março_ de 8 às 18h
de abril a setembro: de 8 às 19h
1 de outubro a 14 de outubro: de 8 – 18h
15 de outubro a 31 de outubro: de 8 – 17h
Novembro e dezembro: de 8 às 16h
Fechado: 25/12 e 1/1