Peschiera del Garda, com vista para o lado sul do Lago de Garda, mantém um charme inigualável, além de belas paisagens e um lindo centro histórico.
Índice:
Introdução
É uma cidade pitoresca, situada na foz do rio Mincio. É muito pequena e cercada por muralhas enormes que datam do século XVI. Elas foram construídas pela Signoria Scaligera de Verona com estruturas adicionais acrescentadas pelos venezianos, austríacos e italianos ao longo de muitos anos, incluindo o arquiteto Sanmicheli.
A fortaleza em Peschiera desempenhou um papel proeminente na maioria das campanhas militares realizadas no norte da Itália, especialmente nas guerras napoleônicas.
Peschiera del Garda é um lugar de origens antigas, foi habitada desde tempos pré-históricos. Mas por estar em uma posição estratégica na foz do rio Mincio, emissário do Lago de Garda e um afluente do rio Pó (que em uma vez que se junta ao mar Adriático), da Idade Média em diante teve sua estrutura mudada radicalmente, com a construção de fortificações.
O curso do rio Mincio foi desviado e foram criados três ramos de saída do lago, mais tarde reunidos no sul da vila. Esses processos tiveram como resultado a criação, quase a partir do zero, de uma fortaleza quase inexpugnável, assim como uma extraordinária obra de engenharia hidráulica ainda em funcionamento.
A Fortaleza
Entre as coisas para fazer em Peschiera del Garda, há, em primeiro lugar, a visita éa Fortaleza (ou Fortezza), construída na segunda metade do século XVI e centro da vida social (e um tempo de comercial) de Peschiera. Entre as ruas estreitas das muralhas há jardins, lojas e muitos restaurantes onde é possível saborear as especialidades locais.
Eu fiz um passeio de barco muito tranquilo ao redor da Fortaleza, enquanto escutava explicações sobre a história da cidade com o guia local.
Porta Verona & Porta Brescia
Vindo do norte na Gardesana Orientale até Peschiera, o acesso é através da imponente Porta Verona. A entrada sul da cidade velha, no entanto, é a Porta Brescia, uma das partes mais bem preservadas da fortaleza. Próximo a ela fica o bastião Tognon, dentro dele há árvores e um parque infantil.
Ponte de Voltoni
A Ponte de Voltoni leva, ultrapassando o canal, ao norte da cidade velha. Com seus cinco arcos e estrutura de tijolo, a ponte tem uma aparência bastante impressionante.
San Martino
A principal igreja de Peschiera del Garda está localizada na Piazza Ferdinando di Savoia. Observe na entrada um belo relevo que retrata o santo. Ao lado da catedral também existem as ruínas da colônia romana.
Santuario della Madonna del Frassino
O Santuario della Madonna del Frassino (construído no século XVI), além de ser um monumento de importância nacional, é também um local de peregrinação, é interessante para se visitar. Dentro você pode admirar as belas obras de Paul Farinati, Bertanza de Salò, Zeno de Verona e Muttoni, o Jovem.
Ainda na cidade você pode encontrar o Museo Militare e la Caserma dell’Artiglieria (construído por Josef Radetzky em meados do século XIX). Dentro dele estão alojados o Arquivo Histórico e a Biblioteca Pública.
Na cidade é possível fazer até mesmo um passeio de barco à vela, nadar nas águas calmas do Lago Garda ou tomar sol nas numerosas praias (de lago) de Peschiera, onde algumas são de areia, e outras de cascalho.
Onde comer em Peschiera del Garda
No meu passeio por Peschiera, eu almocei num restaurante realmente nota 10! Hostaria al Canal, com comida típica, preço médio, e com a vista para o lago, uma delícia!
Para se divertir:
Peschiera fica a poucos quilômetros dos principais parques temáticos da região, que se estendem ao longo da estrada principal.
O mais famoso é Gardaland que é considerado o terceiro melhor parque temático na Europa e o melhor da Itália.
Existem vários passeios de montanha-russa de velocidade e emoção, como o fabuloso ‘Blue Tornado’ um passeio extremamente rápido com loops em alta velocidade.
Também fica perto do Caneva Acqua Park, o parque aquático mais popular da área, com uma ilha tropical, vulcão em erupção, e água em abundância. Há também o parque temático Movieland com atrações hi-tec sobre os grandes filmes de ação de Hollywood.
Se você quer viver experiências de aventura entre os animais de várias espécies, cipós, pontes e trilhas de diferentes graus de dificuldade, então você deve mergulhar em um dos parques de aventura como o Parco Zoo Safari Natura Viva, e o Parco Jungle Adventure, além do agradável Parco Giardino Sigurta (que eu já falei dele aqui) considerado um dos parque/jardins mais bonitos da Itália.
DE CARRO
A4 (Milão-Veneza), saída Peschiera del Garda, a direção Sirmione-Brescia,
A22 (Brenner Modena), saída Affi, superstrada Lago de Garda Brescia-Sul, saida em Peschiera del Garda, a direção Sirmione-Brescia
DE TREM
Em Peschiera há uma estação de trem, portanto você pode chegar na cidade de trem
DE AVIÃO
– cerca de 20 km do aeroporto Verona-Villafranca.
– cerca de 80 km do aeroporto de Orio al Serio.
– cerca de 120 km de aeroporto de Milão (Linate e Malpensa).
Quando visitei Peschiera del Garda, fiquei hospedada no Hotel Le Ali Del Frassino, um delicioso 4 estrelas, muito luxuoso que eu indico mesmo porque amei! Meu quarto tinha uma varanda de onde eu via o nascer do sol, que era uma coisa fantástica! Neste Hotel ainda há um restaurante muito bom.
Mapa da cidade
Você pode baixar grátis o mapa da cidade aqui.
Pronto para conhecer o Vêneto? Entre delícias gastronômicas e uma viagem pela história de uma cidade milenar, recomendamos que você faça a viagem com um guia de turismo. Ele poderá te mostrar os segredos e melhores locais para desbravar a cidade. Conheça os nossos serviços! Além disso, ainda possuímos serviços de transporte com motorista por toda a região de Vêneto.