Veja o calendário de eventos em outubro na Itália e não fique de fora dos melhores eventos do ano. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!
Em nossa Agenda da Itália para outubro, você encontrará uma visão geral de vários eventos, festivais e exposições interessantes na Itália. Os eventos e festivais estão listados em ordem cronológica, divididos por tipo de evento.
– Atualizado com eventos de 2024 –
Índice:
Itália em outubro
Quando as pessoas me perguntam minha época favorita para viajar na Itália, eu invariavelmente digo primavera ou outono. Mas a verdade é que o outono tem o meu coração, em grande parte porque é quando há festivais de comida e vinho por todo o país. Outubro é definitivamente a temporada de outono da Itália, o que geralmente significa preços mais baixos em coisas como acomodação e passagem aérea, mas esses festivais de colheita ainda atraem multidões de dentro e de fora do país – então não espere ter a Itália só para você. Continue lendo para descobrir o que esperar de outubro na Itália, incluindo o clima e o que está no calendário.
Festivais de comida e vinho: O outono é principalmente a época para jantares longos e pesados. Em homenagem aos pratos típicos do outono, como polenta, javali, castanhas e trufas, muitos sagres , festivais culinários, são organizados, especialmente no norte da Itália, incluindo em Pistoia (Toscana), Soriano nel Cimino (Lácio) e Ornavasso (Piemonte). Se escolher o seu itinerário de forma favorável, pode saborear iguarias locais todos os fins-de-semana numa vila ou cidade diferente na companhia dos locais . A vindima costuma terminar com uma grande festa. Da mesma forma em Bardolino, no Lago de Garda, onde se celebra a Festa dell’Uva e del Vino. Você pode provar o vinho local, os restaurantes têm menus especiais de vinhos e no final há uma queima festiva de fogos de artifício. Mas há muitos, muitos mais festivais de vinho. Cada lugar, até mesmo cada vinhedo colhe em momentos diferentes, então mantenha seus ouvidos e olhos abertos se você estiver na Itália no outono. Quem sabe, você pode simplesmente cair com o nariz no vinho, que naturalmente flui livremente após a colheita pesada! É interessante mencionar em detalhes no contexto dos festivais de vinho a Sagra dell’Uva em Marino (Lazio). Este festival do vinho é celebrado no primeiro domingo de outubro desde 1924 em homenagem ao vinho branco local, que é amplamente servido. Em 2008, um erro lúdico foi cometido ao construir a fonte temporária de vinho que adorna a cidade durante o festival. O vinho não era bombeado para a fonte, mas para as torneiras dos habitantes de Marino, que viram a água transformar-se em vinho assim mesmo…
Por que você deve ir para a Itália em outubro?
Como outubro não é a alta temporada na Itália, você pode explorar tranquilamente todos os cantos do país sem se distrair com turistas barulhentos. Uma das maiores vantagens de sair de férias na Itália em outubro são as ofertas e promoções atraentes oferecidas por hotéis e companhias aéreas. Além de tudo isso, você também poderá experimentar uma variedade de pratos e vinhos italianos famosos durante o mês de outubro, pois é a época da colheita no país.
Abaixo, listamos alguns motivos que tornam uma viagem à Itália em outubro uma escolha perfeita para os viajantes.
- Preços mais baratos: é muito provável que você consiga excelentes ofertas em companhias aéreas, acomodações e passeios se visitar a Itália em outubro. Seja um passeio de degustação de vinhos na Úmbria ou uma viagem à icônica Galleria dell ‘Accademia, que abriga a estátua de David, uma estadia italiana durante esta época do ano definitivamente economizará algum dinheiro.
- Menos viajantes: Como outubro não é a alta temporada, você encontrará menos turistas durante sua viagem. Portanto, você não perderá seu tempo em longas filas ou ficará sobrecarregado por multidões sufocantes. Desfrute de um retiro relaxante enquanto marca dezenas de sua lista de desejos.
- Festivais em outubro: dirija-se à Ponte do Diabo em Borgo a Mozzano localizada no norte da Toscana, para uma festa de Halloween que vê suas ruas repletas de personagens assustadores. Se você é um amante do cinema, não perca o Festival de Cinema de Roma . Caso você goste de correr, pode participar da famosa Maratona de Veneza, bem como da Maratona Memorial Enzo Ferrari em Maranello durante sua viagem de outubro.
- Recompensa da época da colheita: o outono é a época da colheita e os nativos realizam inúmeras festividades dedicadas à comida, vinho e produtos locais. O Festival Euro Chocolate em Perugia, bem como o Festival da Trufa Branca em Alba são visitas obrigatórias para os amantes da gastronomia.
- Estadias relaxantes na praia: Com uma longa e deslumbrante costa mediterrânea, a Itália é o local ideal para férias na praia . No entanto, pode ficar insuportavelmente quente em algumas faixas de areia durante o verão. Vá para o país em outubro e você pode relaxar nas areias douradas sem ter que se preocupar com queimaduras solares e multidões.
Feriados e Festivais na Itália em outubro
Como eu disse no início, o outono é quando os entusiastas da comida e dos festivais vão querer estar na Itália. Os festivais de colheita de outubro incluem o Festival da Trufa Branca em Alba e o famoso EuroChocolate de Perugia, ambos atraem multidões de apreciadores de comida de todo o mundo. Não há grandes feriados nacionais em outubro para se pensar (que às vezes pode atrapalhar os horários dos transportes), mas nunca é demais ver se há um calendário de eventos para as cidades que você está visitando, caso você esteja ao redor para uma celebração de um santo padroeiro local ou um festival de colheita pouco conhecido. Navegue pela minha lista (nem de longe abrangente) de feriados e festivais na Itália para começar sua caçada.
Festas e Folclore
*01 – Roma (Lácio) – Ottobrate Romane – É uma tradição em Roma celebrar o outono. Até recentemente, grandes celebrações eram realizadas durante o Ottobrate Romane. Porque outubro, mês que deu nome às festividades, é lindo em Roma. As árvores ao longo da cor do Tibre em todos os tons de vermelho, amarelo e dourado, o sol ainda está maravilhosamente quente e dá um brilho extra à cidade. Outubro em Roma é uma festa em si! A mais bela é Roma na luz do outono. O sol de outono ilumina a cidade com um brilho dourado e deixa tudo ainda mais bonito que o normal. A luz do inverno é linda, o sol escaldante nos telhados em pleno verão dá-lhe uma atmosfera muito única, mas aquela luz do outono é inesquecível e mais do que vale a pena ver, captar numa fotografia, acalentar!
*02 – toda a Itália – Festa dei Nonni – Na Itália as pessoas não conhecem apenas o Dia dos Pais e o Dia das Mães, também o nonno e a nonna, avós, têm suas próprias férias! Desde 2005, as crianças italianas mimam os avós no dia 2 de outubro. O presente tradicional é uma flor, a nontiscordardimé. Neste dia, não deixe de ouvir a música Ninna Nonna, que foi lançada em 2006 em homenagem ao dia dos vovôs e vovós italianos.
04 – toda Itália – Dia Mundial dos Animais – O primeiro Dia Mundial dos Animais foi celebrado na Itália em 1931. O dia foi iniciado por um grupo de ecologistas reunidos em Florença para uma conferência. Eles queriam conscientizar as pessoas sobre o declínio da população animal. A ideia original era, portanto, chamar atenção especial para as espécies ameaçadas de extinção. Foi só mais tarde que a atenção foi estendida a todos os animais. A data, 4 de outubro, não foi escolhida arbitrariamente. É o aniversário da morte de Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Em 4 de outubro, pessoas de todo o mundo celebram os animais em homenagem, inclusive em Assis, a cidade de Francisco. No aniversário da morte de São Francisco, ainda mais pessoas acorrem à Basílica de São Francisco do que o habitual.
*4 a 6 – Ragusa (Sicília) – Ibla Buskers Festival – No início de outubro, um festival com vários artistas de rua é realizado na cidade siciliana de Ragusa . Durante este Ibla Buskers Festival, cada praça, cada esquina se torna um palco – com atos e acrobacias surpreendentes.
*05 e 06 – Pinerolo (Piemonte) – O Festival da Máscara de Ferro – O festival Maschera di Ferro homenageia o homem que esteve preso em Pinerolo por mais de 11 anos, quando a cidade ainda estava em território francês. A história é reencenada, há uma procissão histórica e no sábado à noite é celebrada la notte del mochettieri.
*06 – Alba (Piemonte) – Corrida de burros, Palio degli Asini – O outono é a época festiva final em Piemonte. Além das trufas, você também pode desfrutar de belos vinhos tintos como Barolo e Barbaresco, pratos harmonizados e emocionantes e uma corrida especial de burros, na qual os nove distritos da cidade competem entre si. O Palio degli Asini acontece todos os anos no primeiro domingo de outubro.
*10 a 13 – Sicilia -Targa Florio Classica – edição da Targa Florio Classica, uma das mais antigas corridas de carros de estrada do mundo. A Targa nasceu em 1906 de uma idéia de Vincenzo Florio, grande amante de carros e velocidade, empresário do vinho e famoso pela produção de Marsala, De 1906 a 1977, a Targa Florio era uma corrida de velocidade, depois, a partir de 1978, tornou-se uma competição de rally entre carros antigos pelas estradas da Sicília, entre o mar e as montanhas. Cerca de 100 equipes se inscrevem a cada ano e os carros mais antigos datam da década de 1920. Entre os fabricantes de automóveis representados: Ferrari, Lancia, Alfa Romeo, Porsche, Mercedes, Jaguar, Austin Haley, Maserati, Bentley…
*11 a 13 – Treviso (Vêneto) – Tiramisù World Cup – os participantes da Copa do Mundo Tiramisù, também conhecida como o “desafio mais saboroso do ano”, ocorre na Piazza dei Signori em Treviso. A Grande Final da edição 2023 da Copa do Mundo Tiramisù , competição entre centenas de aspirantes a chef no preparo da famosa sobremesa, será realizada na Itália . Após as etapas de seleção internacional em Montevidéu (Uruguai), São Paulo (Brasil) e Bruxelas (Bélgica), o evento terminará de fato na Península. E mais precisamente em Treviso. O tema dos dias será ‘ Treviso e café’. O Mundial de Tiramisu, oportunidade de criar momentos de partilha e de valorizar uma sobremesa italiana e o seu território, depois da paragem forçada devido à emergência sanitária dos últimos anos , retomou as seleções a nível internacional para 2024 . E já há três concorrentes estrangeiros inscritos para a fase final da competição. A que se somarão, conforme afirma o organizador do evento, outros participantes já pré-inscritos no ano passado da Europa, Tailândia e Índia.
12 e 13 – em toda a Itália – Giornate FAI d’Autunno – Durante um fim de semana de outono (as datas geralmente são anunciadas em setembro), você descobrirá os palácios, igrejas, castelos, parques e tesouros mais especiais da Itália. Muitos monumentos e edifícios que normalmente estão fechados ao público abrem suas portas durante este Giornate FAI d’Autunno, organizado pela organização italiana de conservação Fondo Ambiente Italiano. Uma oportunidade ideal para uma introdução gratuita à herança italiana!
*25 – Dia Mundial da Massa – No dia 25 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Massa – e a massa ganha destaque em todo o mundo. Isso é feito desde 1995 com o objetivo de enfatizar o quão saudável é um prato de massa e quão variado você pode comer com massa como base.
*31 – toda a Itália – Halloween – Embora nenhum Halloween tenha sido originalmente comemorado na Itália, a primeira festa italiana de Halloween data de mais de vinte anos. Foi celebrado em local apropriado, na Ponte do Diabo em Borgo a Mozzano, ao norte de Lucca. Você ainda pode encontrar a maior festa de Halloween da Itália aqui em 31 de outubro, durante La Notte Nera, The Black Night. No entanto, em suas próprias palavras, Corinaldo (Le Marche) é a capital do Halloween da Itália. Durante a última semana de outubro, as pessoas já estão ansiosas pelo festival de terror, com shows especiais e atrações fantasmas. A noite de 31 de outubro é o clímax das festividades, com um grande show cheio de música, grandes fogueiras e boa comida – afinal ficamos na Itália.
Feiras e Mercados
- * Eventos de vinho – veja no nosso site VinhoItalia.com
- *Eventos de gastronomia – veja no nosso site GastronomiaItaliana.com.br
- Veja todos os eventos de Trufas na Itália no nosso site GastronomiaItaliana.com.br
até 7 – Marino (LAZIO) – Sagra dell’Uva – É interessante mencionar em detalhes no contexto dos festivais do vinho a Sagra dell’Uva em Marino (Lácio). Este festival do vinho é celebrado no primeiro domingo de outubro desde 1924 em homenagem ao vinho branco local, que é, obviamente, amplamente servido. Em 2008, cometeu-se um erro engraçado na instalação da fonte temporária de vinho que adorna a vila durante a festa. O vinho não era bombeado para a fonte, mas sim para as torneiras dos moradores de Marino, que simplesmente viam a água se transformar em vinho…
*4 a 6 – Cesena (Emilia – Romagna) – Festival Internacional de Comida de Rua – Com as noites mais frias chegando, não há nada tão reconfortante quanto uma deliciosa comida quente. Para se inspirar, por que não visitar o Festival Internacional de Comida de Rua de Cesena? Além de ideias gastronômicas de nove regiões italianas, o International Street Food Festival traz ideias de nove países. Barracas de comida e caminhões oferecem amplas porções da culinária mundial, e há outros ingredientes para ajudá-lo a preparar alguns pratos fabulosos.
*4,5 e 6 – Cremona (Lombardia) – Festa del Salame – Para o Festival do Salame, produtores de toda a Itália chegam a Cremona e com uma participação especial dos produtores de salame lombardos: As bancas ficam no centro histórico de Cremona e criam um roteiro gastronômico onde os produtores expõem seus produtos e oferecem degustações dos vários tipos de salames para dar a conhecer a sua qualidade e diferenças. O Festival do Salame permite não só provar as várias qualidades e especialidades do salame, mas também conhecer melhor a cidade de Cremona, que para a ocasião abre muitos dos seus edifícios históricos aos visitantes.
*04 a 06 – Bressanone (Trentino-Alto Adige) – Mercado de Pão e Strudel do Tirol do Sul – Durante o Mercado de Pão e Strudel do Tirol do Sul, o pão está em destaque. Tudo é discutido, desde o desenvolvimento histórico aos costumes e tradições, desde as receitas e preparação até à histórica padaria. As crianças podem começar de forma lúdica na padaria infantil. Nas barracas dos padeiros e confeiteiros do sul do Tirol, os visitantes podem saborear o pão do sul do Tirol, o original strudel de maçã do sul do Tirol e a comida tradicional dos vários vales.
5 a 13 -Milão (Lombardia) – Semana do Vinho de Milão – – A Milan Wine Week 2024 é o evento não justo dedicado ao maior vinho da Itália numa das metrópoles mais dinâmicas da Europa que acolherá um público nacional e internacional, transformando as ruas e bairros mais emblemáticos em bairros para descobrir os principais tendências do setor Vitivinícola / dedicada a consumidores, profissionais do setor e amantes do vinho.
*6 – Roma(Lazio) – Guia Essencial de Vinhos Italianos 2025: degustações e masterclasses – – Todos os participantes receberão um presente duplo – um exemplar do Guia Essencial 2025 e uma taça serigrafada DOCTORWINE – e poderão acessar gratuitamente o grande balcão de degustação com os melhores rótulos dos protagonistas da produção vinícola italiana. Em Roma, domingo, 6 de outubro, no Spazio Novecento, das 14h às 19h para os operadores e das 15h às 19h para o público.
*6, 13, 20 e 27 – Marradi, Firenze (Toscana) – Sagra delle Castagne e del Marron buono di Marradi – A castanha é uma das protagonistas da temporada de outono e, pontualmente como todos os anos, o Festival da Castanha e do Marron regressa a Marradi, perto de Florença. Durante os 4 domingos de outubro é possível saborear muitos pratos à base de castanhas, desde tortelli com marrons a marrons glacés, desde compotas às típicas castanhas assadas. Também não faltam atividades para adultos e crianças, e música nas ruas com bandas itinerantes. Por ocasião do Festival da Castanha e do Marron Buono também será possível chegar a Marradi de trem a vapor e apreciar as belas cores outonais das folhas.
6, 13, 20 e 27 – Castel del Rio, Bologna (Emilia Romagna) – Sagra del Marrone – A Sagra del Marrone de Castel del Rio é uma feira de exposições, mas também uma festa da castanha com exposições programadas de produtos e noites culturais. Os protagonistas são sempre as castanhas que são servidas, com receitas diferentes, nas várias bancas da praça e nos restaurantes da cidade. Os menus variam desde as preparações mais tradicionais, como o “bruciati” ou o “capaltaz”, até às novas invenções dos chefs mais imaginativos que criam novas receitas combinando castanhas com outros sabores.
– Um dos eventos vínicos e gastronômicos mais amados de todos os tempos retornará às praças e recantos mais evocativos da cidade de Verona. Degustações, eventos culturais e de entretenimento, tudo pensando nas questões sociais e ambientais. O centro histórico voltará a ser transformado numa taberna ao ar livre, com centenas de rótulos para descobrir, num programa de eventos gratuitos, com música, convidados e experiências, incluindo “guloseimas” especiais
Três dias para descobrir as caves sicilianas, perder-se entre os aromas, provar novas promessas de vinho, encontrar garrafas que são verdadeiras certezas. Sábado , 12 e domingo, 13 de outubro serão abertos ao público de amantes do vinho ou mesmo simples entusiastas que já compareceram em massa nas últimas quatro edições, o terceiro dia, segunda-feira, 14 de outubro , é reservado a operadores, B2Bs e especialistas em vinhos setor. Estão programadas três Masterclasses no sábado a partir das 17h e no domingo às 18h30, realizadas em colaboração com Le Vie dei Tesori. Os temas são restritos .
–*12 – várias cidades do Sul Tirol do Sul (Trentino-Alto Adige) – Törggelen Originale – Ainda mais festa no Tirol do Sul: törggelen . Embora o nome soe muito alemão, é uma modificação do sul tirolês da palavra latina torculum , que significa prensa de vinho. Diz-se que se originou como uma espécie de agradecimento culinário dos viticultores do Valle Isarco. No verão, eles podiam deixar seus animais pastarem nos prados dos fazendeiros da montanha. Em troca, eles convidavam os camponeses das montanhas para uma festa camponesa com vinho jovem. Com o törggelen o comércio de troca foi realmente resolvido, embora depois. Quando as castanhas – chamadas keschtn no Tirol do Sul – estão maduras no final de setembro ou início de outubro, as portas das aconchegantes casas e adegas ainda se abrem nas fazendas de vinho. Aqui, os viticultores servem os seus próprios vinhos e especialidades caseiras.
*12 e 13 – Colorno, prov. Parma (Emilia Romagna) – Gran Galà Del Tortél Dóls – Todo segundo fim de semana de outubro, a Piazza di Colorno (na província de Parma) é ocupada pela Confraria de Tortél Dóls que celebra a 16ª edição da Gran Galà Del Tortél Dóls, o evento habitual cultural e gastronômico dedicado à degustação do tradicional primeiro prato da Bassa Parmense, Sabor, cultura e entretenimento com convidados excepcionais e mais de 100 expositores excelentes. Segundo a tradição , o nascimento do Tortél Dóls remonta ao tempo da lendária Duquesa Maria Luigia da Áustria , esposa de Napoleão. Diz-se que a Duquesa costumava oferecer aos barqueiros de Sacca di Colorno (Sabien) um prato de tortelli com recheio agridoce , provavelmente de uma receita austríaca. Por esta particularidade foi denominado Tortél Dóls, que significa Tortello Dolce. A sua receita atual , guardada pela Confraria dos Tortél Dòls, requer os seguintes ingredientes estritamente caseiros para o recheio: pão ralado, vinho cozido (mosto) e mostarda de pêra nobre, marmelo e melancia mostarda. Com base nisso, cada família adiciona variantes particulares transmitidas.
*12 de outubro a 08 de dezembro – Alba (Piedmonte) – Fiera Internazionale del Tartufo Bianco – Durante a Fiera Internazionale del Tartufo Bianco d’Alba , são organizadas inúmeras atividades, principalmente com a trufa branca na liderança. Mas o que exatamente é esse ouro branco? Simples: trufas são cogumelos. Cogumelos especiais, sim, porque crescem no subsolo, entre as raízes dos carvalhos e choupos, entre outras coisas. Para rastrear as trufas, o caçador de trufas sai com um cachorro bem treinado ao seu lado. Este detetive sabe melhor do que ninguém como detectar o cheiro da trufa e, assim, descobrir o local. Os porcos costumavam caçar trufas, mas isso foi proibido desde 1985. As trufas não podem ser cultivadas – então as pessoas são realmente dependentes da natureza aqui. Como resultado, a demanda geralmente é maior que a oferta, o que significa que o preço das trufas pode subir um pouco. O preço de um quilo de trufa branca pode chegar a dois mil euros! A trufa branca, o tartufo bianco , é encontrada principalmente no Piemonte. O exterior não é totalmente branco, mas verde-amarelado; o interior é um pouco mais cinzento, com veios brancos. Tanto o cheiro quanto o sabor da trufa branca são muito, muito mais fortes que o da trufa preta. A trufa branca é frequentemente utilizada crua devido ao seu aroma e sabor intensos, por exemplo ralada sobre um prato de massa ou risotto.
12, 13, 19 e 20 – Canterano, prov. de Roma, (Lazio) – Festa del Tartufo – o Festival da Trufa de Canterano retorna a poucos quilômetros de Roma para celebrar o “ouro negro” local coletado nos bosques da pequena cidade do Vale do Aniene, deste ano chamado “Cidade da Trufa”. Durante o Festival de Trufas de Canterano, você pode saborear diferentes pratos gourmet e menus baseados em finas trufas pretas, brancas e scorzone, visitar as adegas abertas e provar os vinhos do Lazio.
12 – Courmayeur (Valle d’Aosta) – Arrancabirra – As corridas assumem muitas formas e formas. Alguns são mais competitivos que outros. Em alguns casos, a ênfase está mais no fator diversão, e o Arrancabirra não é exceção. Arrancabirra tem três aspectos notáveis. A primeira são as vistas incríveis que os participantes podem ver do Maciço do Mont Blanc. A região de Courmayeur, na base do lado sul do Mont Blanc, oferece muitas vistas esplêndidas. O segundo aspecto é a vestimenta, com muitos corredores escolhendo trajes especialmente preparados. Na verdade, há um prêmio para a melhor ou mais divertida fantasia – que geralmente se relaciona com um tema específico da corrida. O terceiro elemento da corrida é – bem, a pista está no título. Birra pode ser bebido em intervalos regulares (um em cada parada de refresco). Não é o procedimento comum em uma corrida, mas não se esqueça, esta é uma corrida que deve ser apreciada – até o ponto em que os competidores podem correr com seus cães de estimação, se quiserem!
*13 – San Miniato (Toscana) – Palio del Papero – Durante o segundo fim de semana de outubro você pode desfrutar do Palio del Papero, uma corrida de gansos no San Miniato da Toscana. O ganso que cruza a linha de chegada primeiro depois de 150 metros é recebido como um verdadeiro herói.
*15 a 24 – Perugia (Úmbria) – Eurochocolate – Mergulhe completamente no chocolate em Perugia. A cidade tem tudo a ver com o Eurochocolate nos dias de hoje, um saboroso festival de chocolate com diferentes degustações e outros eventos com chocolate na liderança todos os dias.
18 a 20 – Cuneo (Piemonte) – Fiera Nazionale del Marrone di Cuneo– A Feira Nacional do Castanho de Cuneo é considerada um dos festivais de comida e vinho italianos mais importantes e um dos eventos mais interessantes para os produtos típicos da região do Piemonte. Durante os três dias do evento – centenas de expositores invadem o centro histórico de Cuneo durante três dias com os aromas, sabores e cores das castanhas assadas e as melhores especialidades do Piemonte e da Itália, como ravioli, panquecas, polenta, frituras mistas piemontesas, ravioles do Vale do Varaita, porco assado no espeto, crepes, anchovas com molho verde, hambúrgueres, cogumelos fritos. E litros de excelentes vinhos piemonteses e vinho quente para a alegria e prazer de muitas dezenas de milhares de visitantes. A Feira Nacional do Castanho de Cuneo, é considerada uma das mais importantes exposições de comida e vinho italianos e um dos eventos mais interessantes para os produtos típicos da região do Piemonte.
– – No coração da cidade, na Piazza Vittorio Emanuele II, o público poderá conhecer pessoalmente mais de 80 produtores, participar de masterclasses de vinhos, tours de degustação, showcooking de alta gastronomia, workshops e encontros organizados pela Universidade de Pisa.
19 de ourubro a 17 de novembro – toa Umbria – Frantoi Aperti Umbria – Os frantoi são os locais onde se produz (moinho) o azeite, na Úmbria abrem as suas portas no outono. Durante a vigésima quinta edição do Frantoi Aperti, os cariocas comemoram em homenagem ao seu ouro verde. As azeitonas colhidas transformam-se em ouro líquido, que pode saborear na hora. Além disso, é claro que haverá música, todos os tipos de belos percursos pedestres e de bicicleta serão apresentados e você poderá saborear outras iguarias outonais da culinária da Úmbria.
19 e 20 – Morbegno (Lombardia) – Expo Bitto – O grande queijo de Valtellina terá uma recepção calorosa em outubro com um Bitto que você gosta. O queijo Bitto remonta à era celta, composto por leite de vaca fresco e um pouco de leite de cabra. Os celtas criaram o nome Bitu, que se traduz como eterno. Além de provar este delicioso queijo, você pode aprender tudo sobre sua história e seus antecedentes. Você pode descobrir onde o queijo foi feito, bem como o processo de fabricação do queijo Bitto. Se você não é louco por queijo, não se preocupe. Há muito para mantê-lo ocupado. Barracas de comida de rua locais oferecem uma grande variedade de produtos Valtellina. Há demonstrações e experiências especiais ao vivo, nas quais você pode fazer sua própria vela ou até mesmo provar uma degustação musical. Falando em música, haverá muitas apresentações musicais, atendendo a todos os gostos, incluindo folk, rock e músicas dos anos 30.
*19 de outubro a 3 de novembro – Lana, Foiana, Tesimo, Prissiano (Trentino Alto Adige) – Keschtnriggl – Festa della Castagna – o Keschtnriggl, o festival itinerante da Castanha com um programa que inclui eventos que acontecem em vários países do sul do Tirol. Todos aqueles que desejam provar castanhas podem experimentar os menus de degustação no restaurante com pratos tradicionais e combinações inovadoras. Durante os dias de festas “Keschtnriggl”, música e excursões na floresta são organizadas na companhia do guarda florestal e de um agricultor local, para poder conhecer a castanha mesmo no seu ambiente natural. Particularmente sugestivo é o festival da Foiana, o mais importante e folclórico. Mas o que significa Keschtnriggl ? Foi um objeto utilizado no passado para descascar castanhas assadas e desde 1998 tornou-se o nome deste evento para contar o espírito e a paixão dos agricultores ansiosos por apresentar aos visitantes os produtos locais.
26 outubro a 17 novembro – cidades do Colli Bolognesi (Emilia Romagna) – Tartufesta – Todo outono, nos Apeninos bolonheses é celebrada em homenagem à Trufa Branca das Colinas Bolonhesas, um dos ingredientes e aromas mais preciosos da culinária local. Mas a Tartufesta é também uma oportunidade para dar a conhecer e valorizar todos os produtos e frutos da floresta local. A Tartufesta anima o mais comum dos Apeninos bolonheses e é uma oportunidade para descobrir lugares bonitos e pouco conhecidos onde a boa vida se combina com a boa comida. O festival também é animado por eventos : Tartulibri, Tartueventi, Tartumercati com madeiras típicas e produtos artesanais, Tartuvisite nas matas e nas aldeias, Tartumenù em restaurantes e quintas que aderem a um decálogo de qualidade na preparação dos pratos.
*26 e 27 – Montalcino (Toscana) – Sagra del Tordo – Cuidado ao passear pelas ruas da Toscana Montalcino no último domingo de outubro. É aqui que se realiza a Sagra del Tordo, a festa do tordo, com inúmeras competições de tiro com arco entre os quatro distritos da vila.
26-27 – Milão (Lombardia) – CMB Wine Experience Milão – Pela primeira vez na Itália, os vinhos vencedores do Concours Mondial de Bruxelles chegam a Milão vindos de todo o mundo para uma degustação dedicada aos amantes do vinho. O evento concentra-se em mais de 200 rótulos premiados selecionados por um júri internacional. O evento decorrerá nas salas dos Claustros de San Barnaba dos anos 1400. O programa inclui masterclasses dedicadas a vinhos medalhados (não presentes nos stands) de diferentes partes do globo. “Preços com provas gratuitas em todas as empresas presentes no evento incluindo 1 prova de comida: Bilhete diário 20€ – Subscrição de dois dias 35€ – Sommelier reduzido 15€”
26-27 – Bomporto (Modena) (Emilia Romagna) – Terre di Vite – – As datas do Terre di Vite 2024 já foram anunciadas. Quem sabe que surpresas esta nova edição nos reserva! Enquanto isso, no ano passado, mais de 100 vinicultores artesanais de toda a Itália (e de outros lugares) participaram . A feira incluiu provas gratuitas entre as bancas dos produtores presentes (25€), venda direta, conferências, masterclasses sobre vinhos e documentários, artesãos de comida e food trucks.
26 a 28 – Taormina – Messina (Sicília) – Taormina Gourmet – – Taormina Gourmet 2024 é um dos eventos mais importantes do sul da Itália dedicado à boa comida e boa bebida, fruto da seleção feita pela Cronache di Gusto. É um dos eventos mais importantes do sul da Itália. Basta olhar os números das edições anteriores: 7.000 visitantes, 120 vinícolas, 40 cervejarias, 40 empresas alimentícias e 30 chefs de toda a Itália.
29 a 31 – Châtillon (Valle D’Aosta) – Sagra del Miele – No último fim de semana de outubro, Châtillon se transforma na capital do mel do Vale de Aosta, com o Festival do Mel e seus derivados que atrai entusiastas fascinados por este produto mágico. O Festival foi criado para conscientizar e promover a qualidade e os diferentes tipos de mel do Vale de Aosta e a cada ano enriquece sua programação. O evento organiza visitas guiadas e provas de mel. A Sagra anima as ruas de Châtillon com muitos produtores artesanais que chegam ao centro da pequena cidade para expor seu mel e contar sua história e aromas. Por ocasião do Festival do Mel, também é organizado um concurso regional dedicado aos méis do Vale de Aosta, dividido por categorias: rododendro, flor silvestre clara, flor silvestre escura, mel de castanha, dente-de-leão e lima. Haverá premiação para os melhores de cada categoria.
*31 outubro a 3 novembro – Gubbio (Umbria) – Gubbio Terra di Tartufo – De 28 de outubro a 1 de novembro de 2023, com a chegada do outono, o aroma de trufas brancas também chega a Gubbio , com Gubbio Terra di Tartufo , a exposição do mercado nacional de trufas brancas e produtos agroalimentares locais. O Gubbio Terra di Tartufo é um encontro importante entre os festivais de outono pela extraordinária qualidade da trufa branca local (*) ( Tuber Magnatum Pico ) e das outras iguarias presentes nos espaços expositivos como os queijos de pasto , talhos de porco, carnes seleccionadas, azeite, mel, doçaria tradicional etc..), e pela prestigiada localização no coração do centro histórico de Gubbio. Também agendado show cooking, eventos, reuniões com chefs estrelados…
31 de outubro a 3 de novembro – Modena (Emilia Romagna) – Sciocolà – Sciocolà, o evento dedicado ao chocolate artesanal de toda a Itália, volta a animar as ruas do centro de Modena. Nos tres dias de Sciocolà você pode descobrir, provar e comprar chocolate artesanal em todas as suas formas e sabores, e os visitantes se encontram em uma viagem pelos sabores do chocolate entre tradição e inovação. A rica programação do evento inclui muitos e diversos eventos, incluindo show cooking, oficinas para crianças, encontros gastronômico-culturais, maxi esculturas de chocolate e eventos itinerantes que espalharão um fundo de aroma de chocolate pelas ruas do centro histórico de Modena.
*30 de outubro a 3 de novembro – Lucca (Toscana) – Lucca Comics & Games – Se você gosta de quadrinhos e/ou jogos (old school ou na tela), então você não deve perder Lucca Comics & Games . A charmosa cidade toscana é brevemente transformada em uma história em quadrinhos viva, onde personagens de desenhos animados e jogos ganham vida.
Esporte e Aventura
*4 a 6 – Montepulciano (Toscana) – 1ª Montepulciano Run – NobiliPassi – trekking pelas vinìcolas de vinho Nobile de Montepulciano – Piazza Grande, Montepulciano (Siena) – saiba mais aqui
*5 e 6 – Gaiole in Chianti (Toscana) – Eroica – corrida de bike nas colinas – Uma das corridas de ciclismo mais especiais do mundo é realizada todos os anos no primeiro domingo de outubro na Toscana. Esta corrida, chamada Eroica, é tão especial porque o percurso leva os participantes pelas chamadas strade bianche , ruas brancas. Quem pensa que isso não deve ser um problema com uma bicicleta hipermoderna ficará desapontado. Porque não só o curso é especial; a bicicleta na qual você participa não é o primeiro exemplo. O corcel de aço deve ter sido feito antes de 1987. Quando você adiciona os dois dados juntos, o nome do evento, ‘o heróico’, é escolhido corretamente. Concluir o curso com sucesso é uma conquista por si só. Os pilotos amadores mostram-se verdadeiros heróis na pista poeirenta, como o próprio nome bem lembra.
*12 e 13 – Acquapendente,Siena (Toscana) – World Francigena Ultramarathon – O evento, promovido a nível nacional e internacional, visa dar a conhecer uma área rica em belezas naturais e artísticas que constituem o património histórico, cultural e ambiental dos concelhos envolvidos no evento e está estruturado em percursos de várias extensões desde 20 km de Buonconvento a San Quirico até 120 de Siena a Acquapendente.
*13 – Trieste (Friuli-Venezia Giulia) – La Barcolana – a maior regata de vela do mundo. Todo segundo domingo de outubro, Trieste recebe a maior regata de vela do mundo, La Barcolana. Esta gigantesca corrida de vela acontece no Golfo de Trieste. Durante toda a semana que antecede a corrida, Trieste será toda em Barcolana, com várias atividades na água e em terra. O tiro de partida do Barcolana soou pela primeira vez em 1969. Nessa primeira edição, 51 veleiros competiram entre si na água. Agora são tantos barcos que não podemos mais contá-los…
*20 – Intrepida – Anghiari (Toscana) – O Intrepida é um percurso ciclístico não competitivo que se desenvolve em dois percursos distintos (85 km de comprimento e 42 km de curta distância) e no qual só podem participar ciclistas equipados com bicicleta histórica e com vestuário adequado. Os participantes têm a oportunidade de pedalar num dos lugares mais bonitos da Toscana, por estradas cheias de charme e história. Na verdade, a Intrepida acontece na Toscana Valtiberina , principalmente no território do município de Anghiari , mas também passa por Monterchi , Sansepolcro , Caprese Michelangelo e Citerna , na vizinha região da Úmbria. O passeio acontece pelas mesmas estradas que em 29 de junho de 1440 foram palco da batalha, posteriormente tornada famosa pelo mestre Leonardo da Vinci : a Batalha de Anghiari. A Intrepida, que se tornou um clássico dos ciclos turísticos em bicicletas vintage, está atualmente entre os principais eventos, graças à beleza das paisagens que emolduram o passeio, à qualidade dos percursos percorridos e às iguarias que podem ser degustadas no local. vários pontos de refresco, o acolhimento e o carinho reservado aos participantes, o clima de amizade que torna todo o fim de semana especial.
*2o – Bagno Vignoni (Siena) – Valdorcia Gravel – info – Depois da incrível segunda edição em 2023 com 654 participantes, o local de partida e chegada da terceira edição marcada para 20 de outubro de 2024 regressa a Montalcino. Os quatro maravilhosos percursos nas mais belas estradas de terra do mundo serão confirmados com algumas novidades no percurso mais longo de Lucullian e com uma pista totalmente nova no percurso mais curto: Il Frugale.
Música e Espetáculo
- David Gilmour – 1,2 e 3 – Roma, Circo Massimo
- *Ludovico Eunaudi
- 09 – Turim – Auditorium del Lingotto
- 10 e 11 – Florença – Teatro Verdi
- *Roberto Vecchione – 10 – Roma – Teatro della Musica
- *Fiorella Manoia – 11 – Milano – Teatro degli Arcimbondo
- Ligabue
- 1 e 2 Correggio (Reggio Emilia), Teatro Asioli – DATA ZERO
5 Bari, Teatro Petruzzelli
7 Napoli, Teatro San Carlo
9 Firenze, Teatro Verdi
10 Livorno, Teatro Goldoni
12 Roma, Teatro Dell’opera
14 Ferrara, Teatro Comunale
16 Reggio Emilia, Teatro Romolo Valli
18 Avellino, Teatro Gesualdo
20 Palermo, Teatro Politeama
21 Catania, Teatro Metropolitan
23 Reggio Calabria, Teatro Cilea
24 Catanzaro, Teatro Politeama
28 Verona, Teatro Filarmonico
30 Brescia, Teatro Grande
31 Bologna Europauditorium
- 1 e 2 Correggio (Reggio Emilia), Teatro Asioli – DATA ZERO
- *Robert Plant & Saving Grace
- 8 Bari, Teatro Petruzzelli
9 Napoli, Teatro Augusteo
11 Roma, Auditorium Parco Della Musica Ennio Morricone – Sala S. Cecilia
12 Firenze, Teatro Verdi
14 Bologna, Teatro EuropAuditorium
15 Torino, OGR Torino
17 Como, Teatro Sociale
18 Bolzano, Palasport
20 Padova, Gran Teatro Geox
21 Trieste, Teatro Rossetti
23 Brescia, Gran Teatro Morato
- 8 Bari, Teatro Petruzzelli
- Arch Enemy e In Flames – 16 ottobre Milano, Alcatraz
- Melanie Martinez
- 18 Bologna, Unipol Arena
19 Milano, Forum
- 18 Bologna, Unipol Arena
- Dream Theater
- 25 Milano, Forum
26 Roma, Palazzo dello Sport
- 25 Milano, Forum
Arte e Exposições
*Museus grátis dia 6 de outubro em TODA Itália – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Roma, isso significa que nesse dia, por exemplo, você não precisa pagar entrada no Coliseu e no Fórum Romano, na Galleria Borghese, no Palazzo Barberini, na GNAM (Galleria Nazionale d’Arte Moderna), para Villa Giulia, para Terme di Diocleziano, em frente ao Palazzo Massimo, em frente à Cripta Balbi, em frente às Termas de Caracalla e em frente ao Castel Sant’Angelo. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas Medici, com belas estátuas de Michelangelo, enquanto em Veneza você pode visitar gratuitamente a Galeria Accademia e o Arsenal. As escavações de Herculano e Pompeia, Villa Oplontis e o Museu Arqueológico também fazem parte dos museus estaduais. Infelizmente, não podemos mencionar aqui todos os museus estaduais, mas todos os museus que você pode visitar gratuitamente no primeiro domingo do mês podem ser encontrados através deste link (você poderá encontrar todos os museus participantes por região).
TRENTINO-ALTO ADIGE
BOLZANO – Etruschi – artisti e artigiani – 24 de outubro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, Centro Trevi-Trevilab – Em colaboração com o Museo Nazionale Etrusco di Villa Giulia de Roma, esta exposição permite descobrir a civilização dos etruscos – e em particular a produção artística e artesanal que caracteriza foi para este povo misterioso.
*TRENTO – Dürer e gli altri – rinascamenti in riva all’Adige – até 13 de outubro de 2024, Castello del Buonconsiglio – A exposição tem como objetivo visualizar a presença de Dürer – embora passageira, mas extremamente importante – no Trentino através de desenhos, aquarelas, gravuras e pinturas. Quase uma centena de obras ilustram o fascínio de Dürer pelo Trentino e a influência que exerceu sobre os artistas locais, e enfatizam o carácter único do Renascimento nesta região fronteiriça. Além de Dürer, a exposição chama a atenção para artistas locais como Girolamo Romanino, Alvise Vivarini, Bartolomeo Dill Riemenschneider, Jorg Artzt, Marx Reichlich, Michael Pacher, além dos grandes mecenas do Trentino e do Imperador Maximiliano I, para quem Dürer trabalhou . Você pode encontrar mais detalhes através deste link .
LOMBARDIA
*MILAO – Munch – il grido interiore até 26 de janeiro de 2025, Palazzo Reale – Depois de quarenta anos, o Palazzo Reale traz Munch de volta a Milão, com uma centena de suas obras-primas. Por ocasião do octogésimo aniversário da sua morte, o Palazzo Reale, em colaboração com o Museu Munch, apresenta uma exposição sobre um dos artistas mais queridos e populares do século passado: Edvard Munch.
*MILAO – Picasso lo straniero – até 2 de fevereiro de 2025, Palazzo Reale A exposição Picasso lo straniero (Picasso, o Estrangeiro) apresenta mais de noventa obras do artista, além de documentos, fotografias, cartas e vídeos. Esta exposição oferece uma nova interpretação ousada do artista, abordando questões urgentes do nosso tempo. Graças a uma abordagem multidisciplinar e a uma investigação extraordinária nos arquivos da polícia francesa e no Museu Picasso de Paris, Annie Cohen-Solal revela esta fascinante história através de inúmeros documentos inéditos.
MILAO – Niki de Saint Phalle – 5 de outubro de 2024 a 16 de fevereiro de 2025, Mudec – O Mudec dedica uma colorida exposição a Niki de Saint Phalle, que você talvez conheça pelo Giardino dei Tarocchi na Toscana ou por suas exuberantes fontes em Paris. Dividida em oito seções, a exposição conta a história da evolução artística de Niki de Saint Phalle. Leia mais através deste link .
MILAO – Jean Tinguely – 10 de outubro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, Pirelli HangarBicocca – Jean Tinguely foi um dos maiores pioneiros da arte do século XX. Em Milão você poderá admirar uma extensa exposição retrospectiva , que ocupará quase cinco mil metros quadrados. Você pode ver mais de trinta obras inovadoras do artista suíço, criadas entre as décadas de 1950 e 1980. Esta exposição é a mais extensa já realizada na Itália após a morte de Tinguely e é uma homenagem única a este artista criativo.
MONZA – Invisível, a foto tirada por Vivian Maier – de 17 de outubro de 2024 a 26 de janeiro de 2025, Villa Reale – Villa Reale em Monza dedica uma exposição retrospectiva a Vivian Maier , uma das pioneiras da fotografia de rua. Serão expostas duzentas e vinte fotografias, divididas em nove secções temáticas, explorando os aspectos distintivos do estilo de Maier: dos autorretratos intensos às cenas da vida citadina, dos retratos de crianças às imagens de pessoas à margem da sociedade.
*BERGAMO – Marina Abramović – Entre a respiração e o fogo – até 1º de fevereiro de 2025, Gres Art, Bergamo – Uma grande exposição estrelada por Marina Abramović. Com base em trinta obras você faz uma viagem pela grandeza, solidão, mito e transitoriedade da humanidade. Você pode encontrar todos os detalhes aqui .
*BRESCIA – Il Rinascimento a Brescia – Moretto, Romanino, Savoldo,1512-1552 – 18 de outubro de 2024 a 16 de fevereiro de 2025, Museo di Santa Giulia, Brescia – O Museo di Santa Giulia , o museu mais famoso de Brescia, dedica uma grande exposição ao Renascimento na cidade, que começa com uma longa série de perguntas. Como era a vida no século XVI numa das cidades mais populosas da Europa moderna? Que sentimentos moveram as pessoas? O que estava na moda? A quem o povo pediu proteção? Que livros leram, que música ouviram? Qual era a relação com a natureza? E o amor? O que tornou a pintura bresciana especial? E o que fez dela a base da revolução artística de Caravaggio? Quem foi Fortunato Martinengo? A exposição tenta responder a todas essas questões numa bela coleção de pinturas. Através deste link você encontrará todos os detalhes para uma visita à exposição.
*MANTOVA – Picasso a Palazzo Te – poesia e salvezza – até 6 de janeiro de 2025, Palazzo Te – No Palazzo Te de Mantova você conhecerá as cerca de cinquenta obras que Pablo Picasso criou sobre o tema das Metamorfoses de Ovídio. Em 1930, quatrocentos anos depois de Giulio Romano pintar a Camera dei Giganti, Picasso fez uma série de gravuras dedicadas às Metamorfoses de Ovídio. Um diálogo direto com Giulio Romano e suas pinturas renascentistas no Palazzo Te. Você encontrará todos os detalhes através deste link .
VENETO
*VENEZA – Uma vez que governamos o mundo – Tom Herck – Bienal – até 24 de novembro de 2024 – Por ocasião da sexagésima Bienal, o artista belga Tom Herck apresenta uma nova e única obra monumental no jardim do Palazzo Balbi Valier – visível do Grande Canal e do Ponte da Academia. – Uma vez que governamos o mundo retrata a interação entre esqueletos humanos gigantes e esqueletos de dinossauros em tamanho real, em diálogo com o Grande Canal. A Bienal acontece de 20 de abril a 24 de novembro de 2024. Esta instalação monumental – com dez metros de altura no total – serve como um lembrete preventivo da transitoriedade do poder e da natureza cíclica da história, e provoca reflexão sobre a ascensão e queda de civilizações, ou espécies, que outrora ocuparam o planeta por longos períodos de períodos de tempo dominados.
*VENEZA – Matisse e la luce del Mediterraneo – até 4 de março de 2025, Centro Culturale Candiani, Mestre. O novo projeto expositivo do Centro Culturale Candiani surge das coleções de arte moderna de Ca’ Pesaro. Desta vez, Henri Matisse lança luz sobre o Mediterrâneo.através deste link.
ROVIGO – Henri Cartier-Bresson e l’Italia – até 26 de janeiro de 2025, Palazzo Roverella – O Palazzo Roverella em Rovigo acolhe uma exposição maravilhosa sobre Henri Cartier-Bresson e seus fortes laços com a Itália. Esta relação está a ser amplamente documentada pela primeira vez através de aproximadamente duzentas fotografias e documentos, incluindo jornais, revistas e cartas, desde a década de 1930 até Cartier-Bresson se despedir da fotografia na década de 1970.
EMÍLIA-ROMAGNA
*PARMA – Correggio 500 – até 31 de janeiro de 2025 – Em 1524, Antonio Allegri, mais conhecido como Correggio, criou os afrescos da cúpula para os monges beneditinos de San Giovanni Evangelista. Quinhentos anos depois, você pode admirar tanto o interior do complexo do mosteiro, com a biblioteca imperdível , quanto a obra-prima de Correggio. Graças à instalação de Lucio Rossi, intitulada O paraíso por um momento na terra, você poderá descobrir todos os detalhes. O percurso continua até o afresco da cúpula de Correggio para o Duomo de Parma e suas decorações para a Camera della Badessa no complexo do mosteiro de San Paolo, um dos legados mais extraordinários do Renascimento. Você pode ler mais sobre o Correggio 500 neste link .
Parma & Busseto – Festival Verdi – até 21 de outubro de 2024, O Festival Verdi é um dos eventos musicais mais importantes da Itália. Reúne amantes da ópera em Parma e Busseto, casa do maestro Giuseppe Verdi, e oferece uma experiência inesquecível e encantadora. Você pode encontrar a programação completa neste link . Uma oportunidade única de testemunhar a beleza da música de Verdi ao vivo no palco!
Mamiano di Traversetolo – Il Surrealismo e l’Italia – até 15 de dezembro de 2024, Fondazione Magnani-Rocca, Há cem anos, surgiu o surrealismo, mudando para sempre a percepção do mundo. “A imaginação nada mais é do que a revelação do que somos, da nossa própria substância, que é sonho, pureza, energia, liberdade”, escreveu André Breton no seu Manifeste du Surréalisme , publicado em 15 de outubro de 1924. Com isto marcou oficialmente o início deste movimento revolucionário. Para comemorar, a Fondazione Magnani-Rocca de Mamiano di Traversetolo, perto de Parma, organiza a exposição Il Surrealismo e l’Italia , na Villa dei Capolavori, a poucos passos das salas de obras de mestres como Renoir, Monet, Cézanne, Ticiano, Dürer, Van Dyck, Goya, Canova e Morandi.
*BOLONHA – Ai Weiwei – Quem sou eu? – até 4 de maio de 2025, Palazzo Fava, Bolonha – Uma exposição individual única de Ai Weiwei , o famoso artista chinês conhecido pelo seu compromisso com os direitos humanos. O título, inspirado no diálogo entre o artista e a inteligência artificial, capta a essência da exposição, que explora principalmente o mundo criativo de Ai Weiwei. O objectivo da exposição é, de facto, apresentar o artista e o seu universo criativo, numa tensão constante entre tradição e experimentação, preservação e destruição.
MODENA – Psiche allo specchio – omnia vincit amor – até 9 de fevereiro de 2025, Galleria BPER Banca, Modena – Esta exposição oferece uma viagem exploratória em torno do tema da 24ª edição do festival philosophia: a psique. Para o efeito recorrem à coleção corporativa do BPER Banca, com pinturas de Francesco Albani, Sisto Badalocchio, Jean Boulanger, Lorenzo De Ferrari, Hendrik Frans van Lint, Lorenzo Pasinelli, Giovanni Battista Paggi e Guido Reni. A exposição também inclui águas-fortes de Max Klinger e obras de François Pascal Simon Gérard, Federico Zandomeneghi, Andrea Facco, Omar Galliani e Andrea Mastrovito. Você pode encontrar todos os detalhes aqui .
FERRARA – Il Cinquecento a Ferrara – Mazzolino, Ortolano, Garofalo, Dosso – 12 de outubro de 2024 a 16 de fevereiro de 2025, Palazzo dei Diamanti, Ferrara – O Palazzo dei Diamanti de Ferrara acolhe uma nova exposição da série dedicada ao Renascimento de Ferrara, desta vez com os pintores Mazzolino, Ortolano, Garofalo e Dosso nos papéis principais.através deste link .
TOSCANA
CARRARA – Belle époque – i pittori italiani della vita moderna – até 27 de outubro de 2024, Palazzo Cucchiari, Carrara. Acompanhe as mudanças na pintura após a unificação italiana, de 1864 a 1917, com obras de Fattori, Lega, Boldini e De Nittis, de Nomellini e Balla . No total são expostas cerca de noventa obras, entre pinturas, aquarelas e esculturas em bronze e gesso.através deste link .
*FIRENZE – Helen Frankenthaler – dipingere senza regole – até 26 de janeiro de 2025, Palazzo Strozzi, Florença – O Palazzo Strozzi acolhe a primeira retrospectiva italiana dedicada a Helen Frankenthaler, uma das mais importantes artistas americanas do século XX, fundadora do movimento Color Field. Mais informações podem ser encontradas através deste link .
*SIENA – Julio Le Parc – la scoperta della percezione – até 16 de março de 2025, Palazzo delle Papesse, Siena – Depois de anos fechado, o Palazzo delle Papesse de Siena reabre, com uma exposição sobre Julio Le Parc . Você não só pode explorar o belo palácio , com seu terraço panorâmico que oferece vistas deslumbrantes de Siena, mas também mergulhar nas obras do artista franco-argentino Julio Le Parc.
*AREZZO – la città di Vasari – 450 anos de Giorgio Vasari – até fevereiro de 2025, Arezzo – Três exposições sobre Giorgio Vasari serão inauguradas em Arezzo em setembro de 2024, para ‘celebrar’ a morte de Vasari há quatrocentos e cinquenta anos. Il disegno fu lo imitare il più bello della natura – la casa, i disegni, leide: Giorgio Vasari e la figura dell’intellettuale architetto podem ser vistos de 8 de setembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025. A Casa Vasari em Arezzo é o cenário de uma exposição que irá destacar dois aspectos intimamente relacionados: a figura do artista intelectual e o tema da arquitetura na obra de Vasari. Este último também será contado de forma interativa, por meio de desenhos, manuscritos, maquetes e obras importantes em relação aos afrescos da Casa Vasari. Alcuna cosa fuor dell’uso comune – il convito per le nozze di Ester e Assuero di Giorgio Vasari pode ser vista de 21 de setembro de 2024 a 2 de fevereiro de 2025 no Museo Nazionale d’Arte Medievale e Moderna em Arezzo, que está localizado em o palácio onde se hospedou o Papa Júlio III, um dos patronos mais importantes de Vasari. Aqui é mostrada uma das maiores obras do artista: a pintura a óleo sobre painel representando o terceiro dos quatro banquetes do Livro de Ester, encomendada em julho de 1548 por Don Giovanni Benedetto da Mantova, abade do Monastero delle Sante Flora e Lucilla em Arezzo . Também estarão expostos os desenhos preparatórios, documentos, alguns objetos do painel e os resultados da restauração. Por fim, de 28 de setembro de 2024 a 31 de janeiro de 2025, a exposição Costruire un’immagine di sé – Giorgio Vasari attraverso le sue carte , com documentos sobre a vida de Vasari, pode ser vista nos espaços do Archivio di Stato. Todas as informações podem ser encontradas no site especial da Arezzo – la città di Vasari .
lAZIO
*ROMA – Botero em Roma – até 19 de janeiro de 2025, o Palazzo Bonaparte – Roma presta uma grande homenagem ao artista colombiano Fernando Botero, falecido no ano passado em sua cidade natal, Pietrasanta (Toscana). Até 1º de outubro de 2024, você poderá ver a exposição ao ar livre, com oito esculturas em diferentes locais do centro da cidade, incluindo Terrazza del Pincio, Piazza del Popolo, Piazza di San Lorenzo e Lucina e Piazza San Silvestro. A seleção dos homens, mulheres e animais grandiosos foi feita pela filha do artista, Lina Botero, que descreveu a obra do pai como “uma celebração permanente da vida”. O projeto antecipa a grande exposição sobre Botero que será inaugurada no dia 17 de setembro no Palazzo Bonaparte. Serão pinturas, aquarelas, esculturas e algumas obras inéditas.
ROMA – Teatro – autori, attori e pubblico nell’Antica Roma – até 3 de novembro de 2024, Ara Pacis – O Museu Ara Pacis dedica uma exposição ao teatro na antiguidade romana, com foco em performances teatrais, máscaras e na vida dos atores. A exposição consiste em duzentos e quarenta artefatos, incluindo antigas máscaras de terracota, estatuetas de atores, dançarinos e malabaristas e instrumentos musicais. A exposição também utiliza tecnologia multimídia imersiva para proporcionar uma experiência de teatro romano, com uma visão dos bastidores. Você encontrará todos os detalhes desta exposição através deste link .
ROMA – Estátua colossal de Constantino – até o final de 2025, jardim do Musei Capitolini – No jardim da Villa Caffarelli, que faz parte dos Museus Capitolinos, é possível admirar a impressionante reconstrução do Colosso de Constantino. Graças ao estudo aprofundado de fontes literárias e epigráficas e aos fragmentos sobreviventes da grandiosa estátua original – cabeça, braço direito, pulso, mão direita, joelho direito, canela direita, pé direito, pé esquerdo, todos preservados no pátio de o Palazzo dei Conservatori – esta estátua pode ser alcançada em uma escala de 1:1. A estátua colossal de Constantino (século IV dC) tem cerca de treze metros de altura e mostra o imperador na forma de Júpiter sentado, com o corpo parcialmente descoberto, um manto sobre o ombro, o globo na mão esquerda e o cetro na mão direita. . Para criar a obra, cada fragmento foi modelado em 3D e colocado sobre uma estátua recriada digitalmente, utilizando como vestígios iconográficos alguns exemplares equivalentes da mesma época, como a colossal estátua de Júpiter no Hermitage de São Petersburgo e os grandes moldes de gesso. cópia da estátua do Imperador Cláudio, representado como Júpiter, no museu do Ara Pacis.
CAMPANIA
*NAPOLES – Andy Warhol. Elvis triplo – até 16 de fevereiro de 2025, Gallerie d’Italia – A Gallerie d’Italia de Nápoles apresenta a exposição Andy Warhol. Triple Elvis , com três ciclos gráficos reunidos pela primeira vez da Collezione Luigi e Peppino Agrati.
*POMPEIA – L’altra Pompei –vite comuni all’ombra del Vesuvio – até 15 de dezembro de 2024, Pompéia– o cotidiano da população comum, de escravos a artistas, é central durante a exposição L’altra Pompei –vite comuni all’ombra del Vesuvio . Você admirará cerca de trezentos belos objetos, divididos em sete temas diferentes, e três instalações multimídia que fornecem informações sobre a vida dos habitantes comuns de Pompéia.
CALÁBRIA
REGGIO CALABRIA – Gli dei ritornano – até 12 de janeiro de 2025, MANN – As estátuas de bronze que foram escavadas no outono passado perto da vila toscana de San Casciano dei Bagni serão exibidas até 12 de janeiro de 2025 no Museu Arqueológico Nacional em Reggio di Calabria.Você pode ler mais sobre issoneste artigo .
PUGLIA
MESAGNE – G7 – sete séculos de arte italiana na Puglia – até 8 de dezembro de 2024, Mesagne – Enquanto o G7 se reúne em junho em Borgo Egnazia, uma exposição celebrando sete séculos de arte italiana será inaugurada no Castello di Mesagne, o castelo de Mesagne , uma cidade barroca um pouco mais ao sul, na Puglia, inclui arte. -Você fica cara a cara com obras de Giotto, Donatello, Ticiano, Leonardo da Vinci, Antonello da Messina, Rafael, Caravaggio, Bernini, Canova e Boldini. Você pode se manter informado através desta página do Facebook .
Olá Deyse, gostei muito de suas sugestões! Meu marido eu pretendemos viajar pra Italia em outubro. Voce acha que é possivel fazer Italia e Sicilia em 01 mês. pretendemos chegar por Milão e sair por Roma ou Palermo. Ou o inverso chegar por Palermo e sair por Milão. O que me preocupa é o tempo chuvoso. Talvez não investir na Sicilia, ficar só na Italia. Que achas
Ola Silvia, lhe mandamos um email, veja se recebeu.
Deixo nosso contato via whatsapp +393661252525
sera um prazer lhe atender.
abs
Pingback: Eventos Gastronômicos na Itália em Dezembro - Gastronomia Italiana
Pingback: Eventos Gastronômicos na Itália em Janeiro - Gastronomia Italiana
Pingback: Eventos Gastronômicos na Itália em Novembro - Gastronomia Italiana
Pingback: Eventos gastronômicos na Itália em outubro - Gastronomia Italiana