Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Conheça o Parque Nacional da Sila na região da Calábria, um lugar para descobrir o lado divertido e aventureiro das férias na neve. Entre os dias 13 a 15 de março eu viajei para a Calábria a convite da Associação WeLikeSila e pelo Ente Parco Nazionale della Silla, para conhecer este outro lado da Calábria, pouco explorado, mas muito interessante, as montanhas.

A Calábria, na ponta da Itália, apesar de ser circundada pelo mar possui praias maravilhosas, mas sua parte interna é pouco conhecida, possui montanhas maravilhosas e um parque nacional muito organizado, adaptado para desde famílias com crianças a grupos de jovens aventureiros. Ainda, há atividades para todos os períodos do ano, no período quente, esportes de ar livre como trekking e mountain bike, e no inverno ao esqui, ciaspolle, entre outros.

Veja o vídeo VLOG – APRESENTANDO:  PARCO NAZIONALE DELLA SILA – que resume um pouco desses dias de aventura na Calábria:

A CALABRIA:

 

O PARCO NAZIONALE DELLA SILA:

Este é um parque nacional da região da Calábria, o segundo maior parque da Itália, possui mais de 70 mil hectares de riquezas naturais únicas que ocupa as províncias de Cosenza, Crotone e Catanzaro, possui dotes naturais e paisagísticos, uma variedade de espécies vegetais e animais, lagos, museus e parques de aventura.

Apesar de ter sido criada apenas em 2002, o Parque Nacional Sila é, na verdade, parte de um dos mais antigos parques nacionais da Itália, porque antes fazia parte do Parque Nacional da Calábria. Esta zona, com o lado áspero e selvagem, ainda intocada, encanta os visitantes com as suas cidades pitorescas e acolhedoras, e com as oportunidades para a prática de uma série de esportes ao ar livre. Aqui, qualquer época do ano é certo para desfrutar este parque.

O parque se divide em 3 áreas:

 

O QUE FAZER:

Em qualquer período do ano é interessante visitar os museus de historia natural, para conhecer mais sobre a flore e a fauna local, e para observar os animais, como lobos, vindos, cervos, etc.

Nos períodos de neve:
– ciaspole: um tipo de raquete de neve, o usado na Itália é um pouco mais largo, e usado para caminhadas na neve.
– Bobsleigh: ou bob, é uma descida com trenó.
– sleddog: trenó puxado por cães
– snowbike: pratica-se com uma bicicleta adaptada para a neve
– esqui: há várias pistas de esqui dentro do parque. As cidades de Lorica, Camigliatello e Ciricilla (Província de Catanzaro) são algumas das mais bem equipadas para o esqui, tanto downhill e cross-country
Alguns deles vocês podem ver no vídeo acima.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nos outros períodos mais quentes:
– trekking
– mountain bike
– birdwatching
– passeio de barco, à cavalo,
– torrentismo e canyoning

COMER:

Um lugar de tradições centenárias, Sila manteve intacta a sua cozinha original e sabores. Tente ceder às tentações, experimente os pratos estranhamente sedutores típicos como:

  • Caciocavallo Silano Dop – queijo realizado com o leite de vaca e feito em forma de gota, ótimo feito grelhado
  • Ricotta affumicata
  • Suino Nero Calabrese – tipo de porco preto são realizados vários tipos de embutidos como prosciutto, salame, entre outros.
  • Polpete – na Calábria, experimente as polpetas, eles fazem muitas bolinhas de carne, feitas das mais variadas maneiras e são sempre deliciosas.
  • Patate mpacchiuse – minha preferida!!! A batata da Sila é muito saborosa (você não tem ideia) e esse prato é realizado com a batata cozinha e frita em pouco azeite, e assim elas ficam atacadas, razão do nome.
  • ‘Nduja – salame tipico calabrese, picante mas doce.
  • Funghi Porcini do Parque da Sila – no parque se encontram vários tipos de cogumelos, mas este são muito saborosos.
  • scirubetta: café com neve !!!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esta viagem foi muito divertida, em parte por causa das interessantes atividades, por causa da boa comida, da ótima organização, mas sobretudo pela beleza da Sila, que me surpreendeu, superando em muito as minhas expectativas, um local que recomendo muito.

Mas claro, tive também ótimas companhias, os outros Blogueiros: Eleonora, Francesca, Alex, Adelina, Paolo e Emmanuela.

Onde Dormir:

Eu dormi no Hotel Il Tasso,  que fica em Campigliatello, e foi muito bom! O proprietário foi muito atencioso conosco.

Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *