Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

Veja algumas informações sobre o novo visto ETIAS, e saiba como os brasileiros poderão viajar à Itália em 2024.

 

Atualização! – O novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias), que vai avaliar o perfil de cada turista que quiser viajar para União Europeia, só deverá ser exigido a partir do meio de 2025!

 

A Itália é um país que apaixona desde a primeira visita. Desses lugares onde se tem que voltar porque há sempre algo mais que descobrir, um prato mais que provar, outro monumento que visitar.
A sua história, gastronomia, moda, vida boêmia, fazem deste país uma paragem obrigatória quando se viaja à Europa.

Até agora, os brasileiros podiam visitar esta maravilha mediterrânea sem necessidade de visto, mas isso agora vai mudar. A Comunidade Europeia anunciou que a partir de 2024, vai passar a ser obrigatório obter um ETIAS para viajar para a Itália. Todos aqueles que queiram viajar até a Europa terão que se cadastrar no Sistema Eletrônico para a Autorização de Viagem (ETIAS na sigla em inglês).

Viajar com o ETIAS para brasileiros para a Itália

O ETIAS, similar ao ESTA dos E.U.A., foi introduzido em 2017 e, neste momento encontra-se em processo de desenvolvimento e implementação.

A Comunidade Europeia, decidiu efetivar esta medida devido aos recentes ataques terroristas que tem sido alvo a Europa, assim como a pior crise migratória da sua história. Mas o ETIAS não é só uma medida de segurança, também vai ajudar a diminuir os tempos de espera nas fronteiras. Assim que pode dizer adeus às filas intermináveis quando se chega à Itália e ao resto dos países Europeus.

O ETIAS está destinado aos cidadãos de todos os países que atualmente não precisam de visto para entrar na Área Schengen, que inclui os brasileiros. Será válido por 3 anos, e permite ao seu portador viajar pelos 26 países da Área Schengen (Itália incluída) durante 90 dias.

Como pedir o novo visto Europeu?

Pedir o ETIAS é fácil!! Tudo o que tem que fazer é preencher o formulário com os seus dados pessoais assim como do passaporte, introduzir o país de entrada no Espaço Schengen e, responder a um pequeno questionário.

O viajante pode solicitar sua isenção de visto ETIAS através de um formulário online.

Quando a solicitação for aprovada, o viajante vai receber a confirmação e a sua isenção de visto ETIAS por e-mail. Caso o pedido seja negado, é enviado um e-mail ao solicitante explicando o motivo da recusa.

autorização de viagem ETIAS Itália não é um visto, mas vai ser obrigatória para estrangeiros de vários países de fora da União Europeia a partir de 2024, após um breve período de implementação.

Dicas para preencher o formulário online do ETIAS Itália

Essas são algumas das informações necessárias para preencher o formulário online do ETIAS Itália:

  • Nome completo
  • Local e data de nascimento
  • Endereço
  • Contatos (telefone e e-mail para o qual será enviada a resposta)
  • Dados do passaporte (número e datas de emissão e expiração)
  • País de entrada na Europa (no caso, a Itália)
  • Respostas ao questionário de elegibilidade ETIAS
  • Dados de cartão de crédito ou débito para pagar a taxa

Documentos para entrar na Itália do Brasil

Para ser possível entrar na Itália a partir do Brasil sem ter que tirar um visto, é recomendável levar os seguintes documentos:

  • Passaporte válido
  • Autorização de viagem ETIAS Itália conectada ao passaporte (a partir de 2024)
  • Certificados de vacinação exigidos pelas autoridades italianas (febre amarela, covid etc.)
  • Seguro-viagem com cobertura internacional de saúde
  • Passagens de retorno ao Brasil ou outro comprovante de saída do país antes de 90 dias
  • Reservas de hospedagem ou carta-convite assinada por residente
  • Comprovante de meios financeiros para custear a viagem

Você pode conferir aqui as eventuais atualizações nas regras de entrada na Itália para brasileiros, além de ser recomendável consultar o Portal Consultar Brasileiro algumas semanas antes da viagem.

Experiências Relacionadas

Como ficar mais de 90 dias na Europa

Quem fizer uma viagem do Brasil para a Europa com ETIAS e for ultrapassar o período de 90 dias concedido pela autorização eletrônica pode solicitar que a permissão seja prorrogada. Para isso, o ideal é se dirigir ao consulado ou embaixada do país ETIAS em que estiver e seguir as orientações das autoridades para continuar legalmente na Europa. Mas se você já tem planos de passar uma temporada mais longa, indique o motivo porque a sua estadia na Europa será superior aos 90 dias:

  • Turismo (extensão de visto)
  • Estudos
  • Trabalho e residência

9 comentários em “O novo visto ETIAS: Como os brasileiros poderão viajar à Itália em 2024?”

  1. Anderson Alvaro Coelho

    Olá, estarei embarcando para uma viagem de férias no dia 20/01/2024, passando pela Itália e França, retornando no dia 03/02/2024. Já está sendo exigido o ETIAS? Se sim, como conseguir?

    1. Atualização! – O novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias), que vai avaliar o perfil de cada turista que quiser viajar para União Europeia, só deverá ser exigido a partir do meio de 2025!

  2. Joice Elisa

    olá bom dia!!! Tenho uma viajem marcada para Roma, onde passaremos 20 dias em casa de parentes. Preciso de orientação pra saber se já é obrigatório o ETIAS????

  3. Olá Deyse,

    Com relação ao visto ETIAS, brasileiros com dupla cidadania e com passaporte italiano também deverão preencher este formulário e pagar taxa?
    Obrigada

  4. leandro de oliveira

    ou seja visto com mais informações pessoais visto que deixa de ser fisico para se tornar digital e o mundo se digitalizando

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *