Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

As exposições na Itália em abril

Tome nota das principais exposições de arte e eventos culturais mais importantes na Itália em abril. Não perca as melhores exposições, da arte clássica à moderna e contemporânea, dividida por cidade.

FLORENÇA

até 19 de junho de 2022 – Michelangelo: l’effigie in bronzo di Daniele da Volterra, Galleria dell’Accademia – Florença, TOSCANA.
Daniele Ricciarelli, geralmente chamado Daniele da Volterra, após seu local de nascimento, foi aluno e amigo próximo de Michelangelo. Após a morte de Michelangelo, Leonardo Buonarroti, primo de Michelangelo, encomendou a Daniele dois retratos em bronze. Mais tarde, o antiquário Diomede Leoni, também amigo de Michelangelo, pediu um retrato tão singular. Enfim, são nove desses Michelangelos de bronze, cujo desenho é atribuído a Daniele da Volterra, que, no entanto, não completou a maioria das cabeças. Normalmente as cabeças de bronze de Michelangelo são mantidas na Galleria dell’Accademia, no Museo Nazionale del Bargello e na Casa Buonarroti em Florença, mas também no Musei Capitolini em Roma, no Louvre em Paris e no Ashmolean Museum em Oxford. Agora todos eles podem ser admirados juntos na Galleria dell’Accademia, que também abriga o David de Michelangelo, assim como seus quatro prisioneiros. Através deste link você pode ler mais sobre a exposição e assistir a um belo vídeo com os detalhes das obras de bronze.

até 31 de julho de 2022 – Donatello – Il Rinascimento, Palazzo Strozzi – Florença, TOSCANA.
Palazzo Strozzi é conhecido por suas belas exposições. Após a exposição com Jeff Koons no papel principal, desta vez é hora de colocar os holofotes em um florentino: Donatello, um dos maiores escultores de todos os tempos. A exposição é organizada em colaboração com o Museo del Bargello, com empréstimos de mais de cinquenta museus de todo o mundo. Você encontrará mais informações através deste link.

até 1º de agosto de 2022 – Le tre Pietà di Michelangelo – Museo dell’Opera del Duomo – Florença, TOSCANA.
Pela primeira vez na história, as três Pietàs de Michelangelo se reúnem em uma cidade, em Florença. De 24 de fevereiro a 1 de agosto, o Museo dell’Opera del Duomo apresenta a Pietà Bandini de sua própria coleção, o modelo da Pietà Rondanini dos Museus do Vaticano e o da Pietà em São Pedro. Dessa forma, você pode estudar o desenvolvimento de Michelangelo como artista de uma maneira única. Ele era muito jovem quando fez a Pietà para São Pedro, enquanto fez a Pietà Bandini e a Pietà Rondanini (cuja original pode ser admirada em Milão) no final de sua carreira. Através deste link você encontrará mais informações sobre a exposição, que continuará em Milão no outono.

MILÃO

até 15 de maio de 2022 – The World of Banksy – Stazione di Milano Centrale –  Milão, LOMBARDIA. Na Galleria dei Mosaici da Estação Central de Milão, admire The World of Banksy . A exposição inclui mais de cento e trinta obras de Banksy, incluindo trinta murais em escala real de artistas de rua internacionais que apresentam o mundo do misterioso Banksy.

até 31 de julho de 2022 – Marc Chagall – Una storia di due mondi –  Mudec –  Milão, LOMBARDIA.No Mudec você pode admirar mais de uma centena de obras de Marc Chagall, todas do Museu de Israel em Jerusalém. A maioria das obras foi doada por amigos e familiares de Chagall, com muitos de seus gráficos e ilustrações. Você encontrará mais informações através deste link.

ROMA

até 1º de maio de 2022 – Vamos voar, Balloon Museum – Roma, LAZIO.
Roma abriga o primeiro museu do mundo inteiramente dedicado a balões e arte inflável. Este Museu do Balão está localizado no antigo depósito da Atac, a empresa de transporte romana. Você pode ir até 1º de maio para a exposição de abertura Let’s fly , onde você flutua e nada entre os balões.

até 8 de janeiro de 2023 – Crazy , Chiostro del Bramante – Roma, LAZIO.
Após as coloridas exposições Love, Dream and Enjoy , o Chiostro del Bramante será o cenário de Crazy in 2022, uma exposição única com trabalhos de vinte e um artistas internacionais, cerca de metade dos quais foi criado especialmente para esta exposição. Seja levado à loucura por nomes como Hrafnhildur Arnardóttir / Shoplifter, Massimo Bartolini, Gianni Colombo, Fallen Fruit / David Allen Burns e Austin Young, Lucio Fontana, Anne Hardy, Thomas Hirschhorn e Alfredo Pirri. Mais informações podem ser encontradas através deste link . Em março iremos partilhar um artigo sobre a nossa visita à exposição.

até 3 de julho de 2022 – Superbarocco: Arte a Genova da Rubens a Magnasco, Scuderie del Quirinale – Roma, LAZIO.
Na Scuderie del Quirinale nesta primavera, você se refrescará com obras de arte barrocas de Gênova, durante uma viagem pelas famílias aristocráticas, sua riqueza, seus poder e suas obras de arte, em uma época em que Gênova, la Superba, era o centro do mundo. Além de belas obras de mestres italianos, você também pode admirar obras de Peter Paul Rubens. Se quiser admirar ainda mais belas obras deste mestre flamengo em Roma, clique aqui .

até 26 de junho de 2022 – Bill Viola – Ícones de luz, Palazzo Bonaparte – Roma, LAZIO
Nesta primavera, o Palazzo Bonaparte está organizando uma exposição estrelando as instalações icônicas do videoartista americano Bill Viola. No piano nobile , que já abrigou os quartos de Madama Letizia Ramolino Bonaparte, mãe de Napoleão, agora você pode mergulhar na magia da Viola, com obras-primas como Ascension e Water Portraits . Você encontrará mais informações através deste link .

até 3 de julho de 2022 – lago. A exposição, Palazzo Bonaparte – Roma, LAZIO
No segundo andar do Palazzo Bonaparte, você pode ver a primeira grande exposição de Jago, um jovem artista de Frosinone (uma vila na região do Lácio), que atua principalmente na escultura. Você pode ler mais sobre ele neste blog . Em Roma, admire doze estátuas de Jago, incluindo sua Pietà e Habemus Hominem , bem como obras de arte menores, como Memoria di sé e Excalibur . Você encontrará mais informações através deste link .

até 31 de dezembro de 2022 – Casa Balla – abertura especial – Roma, LAZIO
Há cento e cinquenta anos, nascia o pintor Giacomo Balla. Para comemorar isso, as portas de sua antiga casa estão temporariamente abertas aos visitantes. O interior da Casa Balla (Via Oslavia 39B) é tão colorido e futurista quanto a obra de Balla – e, portanto, um museu em si. Você pode encontrar mais detalhes através deste link .

fotos: M3Studio

PPP – 100 anos de Pier Paolo Pasolini- Roma, LAZIO
No dia 5 de março de 2022, fazem exatamente cem anos que Pier Paolo Pasolini nasceu em Bolonha. Como homenagem a este poeta, escritor e diretor de cinema, várias palestras, apresentações de teatro e cinema e pequenas exposições são realizadas em Roma sob o nome de PPP100 , inclusive nas Terme di Diocleziano e na Galleria d’Arte Moderna. Três exposições estão previstas em Roma para o outono de 2022, no Palazzo Barberini, no MAXXI e no Palazzo delle Esposizioni. Compartilharemos os detalhes com você até lá.

até 19 de abril de 2022 – Una rivoluzione silenziosa – Plautilla Bricci, Galleria Corsini – Roma, LAZIO
Plautilla Bricci – uma artista desconhecida para nós – não apenas pintou, ela também foi arquiteta, provavelmente a única arquiteta mulher da Europa pré-industrial. Nesta exposição você vai descobrir várias obras de Bricci. Por exemplo, na Galleria Corsini você pode admirar um projeto para a Escadaria Espanhola, mas também algumas belas pinturas, incluindo uma toalha de altar para a Cappella di San Luigi em San Luigi dei Francesi, a capela ao lado da famosa Cappella Contarelli onde Caravaggio três de suas obras-primas pintadas.

até 22 de maio de 2022 – Guido Reni a Roma – il sacro e la natura, Galleria Borghese – Roma, LAZIO
Guido Reni foi aprendiz, entre outros, de Denys Calvaert de Antuérpia em Bolonha, após o qual ingressou na academia da família Carracci. No início do século XVII mudou-se para Roma, onde fez vários belos afrescos e pinturas. A exposição na Galleria Borghese concentra-se na pintura Danza Campestre, que está de volta ao solo romano desde o final de 2020, depois de ter sido considerada perdida. Ao redor deste trabalho inicial de Reni estão outras obras de paisagem do artista e seus contemporâneos, tornando a Galeria Borghese uma homenagem colorida a il bel paesaggio .

foto: Parco Colosseo

até 30 de abril de 2022, – Giacomo Boni – L’alba della modernità – Fórum Romano – Parco Colosseo – Roma, LAZIO
Em dezembro de 2021, em homenagem à inauguração da exposição Giacomo Boni – L’alba della modernità , um grande balão de ar quente pairou sobre o romano Fórum. A exposição pode ser vista dentro e ao redor do Fórum Romano e do Monte Palatino, precisamente aqueles lugares onde Giacomo Boni (1859-1925) deixou sua marca como arqueólogo e arquiteto: o Complesso di Santa Maria Nova, o Tempio di Romolo, a Chiesa di Santa Maria Antiqua (com a Rampa Domiziana) e a Uccelliere Farnese. Felizmente, as atenções estão novamente em Santa Maria Antiqua e na Rampa Imperiale, dois lugares que foram descobertos graças a Boni. Boni documentou quase tudo o que fez e encontrou. Ele deixou para trás muitos documentos de escavação, além de uma série de fotografias aéreas. Ele mandou fazer com um balão de ar quente; daí o balão de ar quente na abertura. Boni foi um homem inventivo e inspirador, que é justamente colocado no centro das atenções por esta exposição . Imperdível para todos os amantes da Roma antiga!

até 2 de outubro de 2022 – Course Honorum – Il governo di Roma prima di Cesare – Musei Capitolini – Roma, LAZIO
Nos Museus Capitolinos você pode admirar a exposição Course Honorum – Il governo di Roma prima di Cesare, sobre o governo de Roma antes de César, até o início de Outubro. O curso honorum era um aspecto fundamental da vida política na Roma antiga. Cinco estátuas romanas anônimas – quatro homens e uma mulher – dão uma visão da vida política de Roma na época da República. Você encontrará mais informações através deste link .

Colori dei Romani – I mosaici dalle Collezioni Capitoline até 15 de junho de 2022, Centrale Montemartini – Roma, LAZIO
Durante esta colorida exposição, você admirará uma maravilhosa seleção de mosaicos que foram feitos entre o século I aC e o século IV dC. Como as estátuas em exposição permanente na Centrale Montemartini , os mosaicos vêm dos Museus Capitolinos, às vezes até dos depósitos deste museu. Uma oportunidade única de ver estas obras-primas, especialmente porque várias delas são acompanhadas de documentos de arquivo, como desenhos e fotos. Você encontrará mais informações através deste link .

TRIESTE

até 5 de junho de 2022 – Monet e os impressionistas na Normandia , Museo Revoltella – Tristes, FRIULI VENEZIA GIULIA
Em Trieste, você pode mergulhar no mundo de Monet, com mais de setenta obras dele e de outros impressionistas da Normandia, como Renoir, Delacroix e Courbet. Você encontrará mais informações através deste link .

TURIM

até 29 de maio de 2022, – The World of Banksy – Stazione di Porta Nuova – Turim, PIEMONTE
Banksy é o artista desconhecido mais famoso do mundo. Admire o mundo de Banksy na Sala degli Stemmi da Stazione di Porta Nuova em Turim . A exposição inclui mais de noventa obras de Banksy, incluindo trinta murais em escala real de artistas de rua internacionais que apresentam o mundo do misterioso Banksy.

até 26 de junho de 2022 – Vivian Maier – Inedita, Sale Chiablese – Turim, PIEMONTE
Na Sale Chiablese do Musei Reali em Turim, você pode admirar mais de duzentas e cinquenta fotos da fotógrafa de rua americana Vivian Maier, com estampas inéditas de suas viagens à Itália, principalmente de Turim e Gênova no verão de 1959. Você pode encontrar mais informações através deste link .

VENEZA

23 de abril a 27 de novembro de 2022 – La Biennale 2022 – Veneza, VENETO
Este ano acontece a quinquagésima nona exposição internacional de arte da Bienal. Começa em 23 de abril e dura até 27 de novembro. O tema será O Leite dos Sonhos e a curadoria é Cecilia Alemani; a primeira curadora italiana.Existem dois locais principais durante a Bienal. No Giardini della Biennale você passa pelos pavilhões de diferentes países. A outra localização da Bienal é no terreno do Arsenale.

10 de abril a 1 de maio de 2022 – Homo Faber 2022 , San Giorgio Maggiore – Veneza, VENETO
De 10 de abril a 1 de maio de 2022 você pode visitar o Evento Homo Faber na bela ilha de San Giorgio Maggiore, em frente à Praça de São Marcos. É um evento que mostra o artesanato refinado em todos os tipos de campos, desde sopradores de vidro, marceneiros até caligrafia. Você deve encomendar os ingressos online com antecedência, o que pode ser feito através deste link.

até 25 de setembro de 2022, – Gosto! Gli Italiani a tavola – 1970-2050 – M9 Mestre – Veneza, VENETO
Gusto! Gli Italiani a tavola é a primeira de três exposições sobre o cotidiano dos italianos. Você mergulhará na história recente da culinária italiana, desde tradições e costumes até receitas e pratos. Uma razão extra para visitar o M9 (Museo del ‘900) em Mestre (Veneza)!

Mais exposições em Veneza

  • De 20 de abril a 9 de outubro de 2022, você poderá admirar o trabalho de Anish Kapoor na Gallerie dell’Accademia e no Palazzo Manfrin – com curadoria de Taco Dibbits, diretor do Rijksmuseum de Amsterdã. Você pode ler mais sobre isso através deste link .
  • Marlene Dumas vai brilhar no Palazzo Grassi até 8 de janeiro de 2023. Você pode admirar mais de uma centena de obras desta artista nascida na África do Sul, que vive e trabalha em Amsterdã. Mais informações podem ser encontradas aqui .
  • O famoso Palácio Ducal, abre as portas para a arte moderna. Na Sala dello Scrutinio poderá admirar obras de arte de Anselm Kiefer até 29 de outubro de 2022, durante a exposição Questi scritti, quando verranno bruciati, daranno finalmente un po’ di luce . Você encontrará mais informações através deste link .
  • De 9 de abril a 26 de setembro de 2022, mergulhe no surrealismo e na magia no Museu Guggenheim. Também no Museu Ocean Space, uma nova exposição começa em 9 de abril, com obra do artista Dineo Seshee Bopape (em exibição até 2 de outubro de 2022).
  • Punta della Dogana mostra uma exposição de obras do artista americano Bruce Nauman (até 27 de novembro de 2022), enquanto a Casa dei Tre Oci, na ilha de Giudecca  dedica uma bela exposição ao trabalho da fotógrafa Sabine Weiss.
Sobre Deyse RibeiroSou Deyse Ribeiro, nasci em Minas Gerais, e vivo na Itália há 14 anos. Sou especialista em turismo na Itália, onde adquiri experiência atuando desde 2011 como guia de turismo, criadora de conteúdo sobre turismo e empresária no ramo. Abri minha primeira empresa em 2017, e ofereço serviços, tours, transfers e experiências únicas na Itália, através do Portal TourNaItália.com - uma boutique de experiências diferente de tudo o que você já viu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *