O que fazer na Itália em Março? Veja o calendário de eventos na Itália em fevereiro e não fique de fora dos melhores eventos de 2025. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!
– Atualizado com eventos de 2025 –
Índice:
Primeira vez na Itália?
- Organize-se e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Itália.
- Veja os artigos e serviços que temos divididos por região AQUI
O que fazer e aonde ir em Março?
Leia o texto – O que você precisa saber para viajar para itália em março
Março pode ser um mês maravilhoso para visitar a Itália. O clima muda com frequência e vemos rajadas de chuva, mas é um momento tranquilo para visitar e há excelentes oportunidades para atividades internas, como visitar museus e ter aulas de culinária. E, mesmo que você provavelmente veja alguns chuviscos, provavelmente acabará com um mês de primavera espetacular – com sol, ar fresco e paisagens verdes brilhantes.
Os segredos para uma excelente experiência de março na Itália são:
- ser flexível com seus planos (vá aos museus se estiver chovendo, mude rapidamente os planos e faça um passeio pelos vinhedos se o sol estiver alto)
- vestir-se adequadamente (em camadas)
- sempre tendo um guarda-chuva com você
Se você deseja participar de atividades ao ar livre, esquiar e outros esportes de inverno são suas melhores opções em março, mas mesmo esses não são garantidos. Pode ou não haver neve nas estações de esqui da Itália no final da temporada de esqui em março.
Se você decidir viajar para a Itália em março, encontrará a “calma antes da tempestade” – a maioria dos visitantes começa a voltar para a Itália em abril e em maio as coisas estão a todo vapor.
Veja algumas dicas do que fazer neste período:
- Festa della Primavera – não é um feriado – A primavera no hemisfério norte inicia no dia 21 de março. Esta celebração em todo o país é caracterizada por música ao vivo, degustações regionais e apresentações. Se você estiver viajando neste dia, não se surpreenda ao encontrar eventos que estão tocando no clima da primavera!
- Festa della Donna – não é um feriado – A Itália celebra o dia da mulher no dia 8 de março. O símbolo da festa são flores de mimosa (Acacia dealbata), que são entregues às mulheres.
- Dia de São José – não é um feriado – Celebrada em 19 de março, a festa homenageia José, marido da Virgem Maria e pai terreno de Jesus. É também o dia em que a Itália celebra o dia dos pais. Mas enquanto São José e o Dia dos Pais são comemorados em toda a Itália, a celebração de São José é mais proeminente no sul da Itália, principalmente na Sicília. Leia o texto sobre As Zeppole di San Giuseppe, o doce típico do dia dos pais
- Semana Santa: Um espetáculo impressionante: na Quinta-feira Santa, em ponto às oito da noite, uma centena de crucifixos são transportados pelas ruas de Noicattaro (Puglia). Os homens que carregam os crucifixos não têm sapatos e usam túnicas pretas com capuz. Seus rostos não são visíveis por causa das sombras criadas pelos monges. Uma coroa de espinhos repousa sobre cada capuz, como símbolo do sofrimento de Jesus. Durante a Semana Santa, uma semana antes da Páscoa, muitas procissões são realizadas em toda a Itália, tanto no Domingo de Ramos como na Sexta-feira Santa. Grandes estátuas de Maria, Jesus e outros atores-chave na paixão de Jesus são carregadas nos ombros dos residentes pelas cidades e aldeias na sexta-feira antes da Páscoa, acompanhadas por velas, cantos e cheiro de incenso. Estas procissões são verdadeiros espetáculos, principalmente nas regiões do sul. As mais belas procissões são as de Matera (Basilicata), Taranto (Puglia), Enna (Sicília), com cerca de dois mil monges, e Chieti (Abruzzo), a mais antiga procissão da Via Sacra da Itália. Também impressionante é a Processione dei Misteri Trapani (Sicília), que dura nada menos que 24 horas. O Papa percorre a Via Crucis em Roma, do Coliseu ao Monte Palatino. Em cada estação, quatorze no total, ele para para orar. Na última estação, o Papa faz um discurso no qual se refere a todos os tipos de acontecimentos importantes do ano passado. Veja Festas da Semana Santa na Itália
- Páscoa – é feriado – A Páscoa é um dos feriados mais importantes da Itália. No Domingo de Páscoa as pessoas vão à igreja e fazem uma refeição farta com toda a família. O Papa entrega a tradicional Urbi et Orbi, ‘para a cidade (Roma) e para o mundo’, na Praça de São Pedro, em Roma. Na Páscoa na Itália as pessoas comem uma colomba pasquale, uma pomba de Páscoa. Este não é um pombo de verdade, mas uma espécie de pão doce, igual ao panetone da época do Natal. A colomba é confeccionada segundo uma tradição secular em forma de pomba, símbolo da paz. O pombo é então polvilhado com açúcar granulado e amêndoas.
- Pasqueta – é feriado – pois aqui na Itália, a segunda feira após o Páscoa é feriado – A segunda-feira de Páscoa (pasquetta) é tradicionalmente um dia de escapadelas fora da cidade, um dia de piquenique com os amigos. Isso é algo que você deve se lembrar se estiver planejando dirigir hoje: o tráfego dentro e fora das principais cidades será intenso e os lagos e as praias estarão cheios.
LISTA DE EVENTOS 2025:
Lembre-se que colocamos o nome da região (estado) da Itália e depois dos nomes das cidades, assim fica mais fácil identificar a zona da Itália. Clique no final da descrição do evento para saber mais.
Festas e Folclore
- Leia o especial sobre:
- Onde festejar o Carnaval na Itália – não vou repetir aqui a lista dos eventos de carnavais já que estão todos bem descritos neste texto, somente listo, por isso indico a leitura.
- SEMANA SANTA NA ITALIA – aqui você encontra os eventos da semana santa na Itália
CARNAVAIS:
- Veneza: acaba dia 4 de março
- Viareggio (Toscana) – 2 e 4 de março de 2025
- Ivrea (Piemonte) – 1, 2, 3 e 4 de março de 2025
- Centro (Emilia Romanha) – 2, 9 e 16 de março de 2025
- Putignano (Puglia): 2 e 4 de março
- Carnaval Ambrosiano – Milão (Lombardia) – 8 de março de 2025
- Fano (Marche): 2 de março de 2025
- Acireale (Sicília): até dia 4 de março
- Sciacca (Sicília): 1 e 2 de março
- Sartiglia – Oristano (Sardegna): 2 e 4 de março de 2025
- Verona (Veneto) : 2 de março de 2025
- Foiano della Chiana (Toscana): 2 e 9 de março de 2025
- Manfredonia (Puglia): 2, 4 e 8 de março de 2025
- Mamoiada (Sardegna): 2 e 4 de março de 2025
- Tufara (Molise): 4 de março de 2025
- Foligno (Umbria): 2 de março de 2025
- Saint-Rhémy-en-Bosses (Valle D’Aosta): 2 de março de 2025
- Vérres (Valle D’Aosta): 1 a 4 de março de 2025
- Satriano di Lucania (Basilicata): 1 e 2 de março de 2025
8 – TODA ITALIA – Festa della Donna – No dia 8 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher, um dia que muitas vezes passa despercebido no Brasil, mas que na Itália recebeu o lindo nome de Festa della Donna (Festa das Mulheres). As mulheres italianas recebem um buquê de mimosa naquele dia. Estas flores amarelas tornaram-se um símbolo da solidariedade mútua das mulheres. As flores da mimosa também simbolizam a própria mulher: são muito frágeis, mas são as primeiras a florescer novamente depois de um inverno frio. Aliás, as mulheres não ganham raminhos de mimosa apenas dos parceiros ou namorados. Eles também dão essas alegres flores amarelas a todos os seus amigos, vizinhos e até colegas.
15 – LAZIO, Roma – o assassinato de Júlio César – O dia 15 de março do ano 44 aC certamente não foi feriado para Caio Júlio César. Ele foi assassinado naquele dia, nos idos de março. As suas alegadas últimas palavras, dirigidas ao seu assassino, tornaram-se mundialmente famosas. — “Anche tu Brutus?” ele teria dito. ‘Você também brutus?’ Por mais horrível que este dia tenha sido há muito tempo, hoje, 15 de março, em Roma, é a ocasião para uma série de eventos que comemoram Júlio César. Por exemplo, há apresentações teatrais e visitas especiais ao Fórum Romano e uma homenagem especial é prestada à estátua de César na Via dei Fori Imperiali.
17 – TODA ITALIA – Unitá Di Itália – 17 de março de 1861, o Reino da Itália foi proclamado com Vittorio Emanuele II como o primeiro rei da Itália. Turim tornou-se a capital da Itália unida. Embora, unida… a Itália seja ainda mais uma amálgama de vinte regiões diferentes do que uma verdadeira unidade… Aqueles que querem celebrar a unidade no dia 17 de março cantam Il Canto degli Italiani, ou “a canção dos italianos”. Este é o nome oficial do hino nacional italiano. Os próprios italianos também chamam seu hino nacional de Inno di Mameli, porque foi escrito por Goffredo Mameli.
19 – TODA ITALIA – Dia dos Pais – Dia de São José – Zeppole per San Giuseppe – No dia 19 de março, a festa de San Giuseppe (São José) é celebrada na Itália. Padroeiro das famílias, dos pobres e dos abandonados, San Giuseppe é um dos santos mais queridos da Itália. Na maioria das famílias italianas você encontrará pelo menos um menino ou homem que leva o nome Giuseppe ou uma variante dele derivada, como Peppino, Pino ou Beppe. O dia do nome de San Giuseppe é amplamente comemorado em toda a Itália. Em Bolonha, os padeiros levantam-se antes do amanhecer para fazer ravioli di San Giuseppe : pastéis doces fritos recheados com geleia ou pasta de amêndoa. Na Sicília preparam-se os sphingi di San Giuseppe : cascas de massa folhada com recheio de ricota e cascas de laranja ou limão. Em outras partes da Itália, os tradicionais zeppole di San Giuseppe (profiteroles de São José) são consumidos hoje. O Dia dos Pais também é comemorado na Itália no dia da festa de San Giuseppe, que foi o pai de Jesus. Até há alguns anos atrás este era feriado nacional, mas o babbo italiano agora tem de adiar as festividades para depois do seu dia de trabalho. Apenas os marceneiros e carpinteiros ainda celebram a festa oficial do seu padroeiro. Eles podem desfrutar do delicioso zeppole e da atenção total de sua esposa e filhos desde cedo. Leia o texto sobre As Zeppole di San Giuseppe, o doce típico do dia dos pais
19 – TOSCANA – Pitigliano – Torciata di San Giuseppe. No dia 19 de março, a cidade de Pitigliano organiza um dos eventos mais aguardados da região: a “Torciata di Pitigliano” . É um rito antigo que mistura tradições etruscas e ritos cristãos e consiste em queimar, durante a noite de São José, um grande boneco de palha que, dá origem a uma enorme e sugestiva fogueira. Veja mais informações aqui: Torciata di San Giuseppe em Pitigliano– Passeios na Toscana e o programa completo AQUI.
19 – PUGLIA – Diversas cidades – Fogueiras de São José. Parte da rica herança dos rituais religiosos italianos, as fogueiras de São José (falò di San Giuseppe) são celebradas em várias aldeias nos arredores de Foggia e de Bari. A maioria desses rituais é uma mistura entre tradição pagã e cristianismo. Neste dia, as pessoas constroem fogueiras onde queimam coisas antigas como um símbolo da queima da estação passada (inverno) e do acolhimento de uma nova (primavera). Saiba mais AQUI.
23 – TOSCANA, Torrita di Siena – Corrida de burros Palio dei Somari – Nos arredores de Siena, na aldeia de Torrita di Siena, um palio especial é realizado no primeiro domingo depois de 19 de março: o Palio dei Somari . Jozef, que como carpinteiro não tinha acesso a cavalo, muitas vezes transportava as suas prateleiras, armários e cadeiras num burro – e ainda hoje são os burros que competem entre si nesta corrida especial. Pois bem, corrida: um burro faz o que quer, por isso não se surpreenda se de repente ele ficar parado ou correr de volta ao início…
25 – TOSCANA, Florença – Capodanno Fiorentino – Ano Novo em em Florença, o ano novo é comemorado duas vezes. Além do Ano Novo oficial em 1º de janeiro, os florentinos também celebram o Ano Novo em 25 de março – exatamente nove meses antes do nascimento de Jesus. Da Idade Média até o ano de 1750, o dia 25 de março foi amplamente comemorado pela Igreja Católica e em Florença foi até visto como o início do ano civil. Porém, em 1582 foi instituído o calendário gregoriano, mudando o início do ano para 1º de janeiro. No entanto, as pessoas em Florença continuam a celebrar o Dia de Ano Novo a 25 de Março, apesar de em 1749 ter sido determinado que 1 de Janeiro poderia ser o único verdadeiro Dia de Ano Novo. Há muitas festividades para marcar o Ano Novo, incluindo uma bela procissão histórica até a SS Annunziata, onde lírios brancos são colocados perto da pintura da Anunciação. Leia mais sobre o Ano Novo em Florença
25 – TOSCANA, Pisa – Capodanno Pisano – Festa de Ano Novo Medieval: Desde o VII século, no dia 25 de março, apenas nove meses antes do Natal, a Igreja Católica celebra a Anunciação dada a Maria pelo Arcanjo Gabriel. O início ano no calendário pisano é no dia da Anunciação, que foi também é o início da primavera. Neste dia acontecem algumas manifestações culturais. Leia o texto: Capodanno Pisano: no dia 25 de março em Pisa se comemora ano novo.
22 e 23 – TODA ITALIA – Giornate FAI di Primavera – Descubra os palácios , igrejas, castelos, parques e tesouros mais especiais da Itália na primavera. Muitos monumentos e edifícios normalmente fechados ao público abrem as suas portas durante o Giornate FAI di Primavera. Através deste link você encontrará mais informações e todos os mais de setecentos e cinquenta locais em toda a Itália onde você poderá visitar este ano.
ESPECIAL – FESTAS DA SEMANA SANTA – A Páscoa é um dos feriados mais importantes da Itália. No Domingo de Páscoa as pessoas vão à igreja e fazem uma refeição farta com toda a família. O Papa entrega a tradicional Urbi et Orbi, ‘para a cidade (Roma) e para o mundo’, na Praça de São Pedro, em Roma. Veja nosso texto especial com os eventos de Páscoa.
Feiras e Mercados
- Eventos de vinho – veja no nosso site VinhoItalia.com
- Eventos de gastronomia – veja no nosso site GastronomiaItaliana.com.br
1 – Dolce Puglia – Conversano (PUGLIA) Dolce Puglia 2025 é a exposição de vinhos doces da Puglia e doces regionais, chocolates e laticínios. Agora em sua 28ª edição, é organizado pela delegação AIS Murgia.
1 a 3 – Feira do Vinho de Turim –Turim (Piemonte) – O Salone del Vino Torino 2025 é um lugar para descobrir e aprender sobre a herança vinícola do Piemonte, juntamente com vinícolas de toda a região. Este ano chega à sua terceira edição.
7 a 9 – Chianina e Syrah – Cortona ( Toscana )– Chianina e Syrah 2025 é o Festival de excelência gastronômica e vinícola de Valdichiana com a prévia do Syrah della Cortona DOC e do Syrah d’Italia com convidados especiais de outras nações. Também estão na programação jantares de gala e degustações de pratos à base da premiada carne Chianina, propostos por chefs locais e chefs estrelados. Programa de culinária, workshops, masterclasses, workshops para crianças descobrirem tudo sobre Chianina.
8 e 9 – VENETO, Verona – Model Expo Italy – a mostra de maquetes que todos os anos atrai amantes italianos e internacionais de maquetes. A Model Expo Italy está organizada em diferentes áreas, cada uma dedicada aos principais setores de construção de modelos: aeronaves, automóveis, navios, transporte ferroviário, modelagem estática. Uma área é dedicada à inovação de automóveis, trens de alta velocidade, drones e assim por diante. Os visitantes têm a oportunidade de participar em vários eventos interativos emocionantes , alguns deles adaptados para crianças. A Model Expo Italy acontece em Veronafiere, de fácil acesso também de carro. Para mais informações >>> Consulte o site ou a página do Facebook para detalhes, atualizações e possíveis alterações de programas.
8 e 9, 15 e 16- TOSCANA, Cigoli – Mostra Mercato del Tartufo Marzuolo di Cigoli – Exposição do Mercado de Trufas Marzuolo em Cigoli. A vila medieval de Cigoli transforma-se numa aldeia de sabor, onde pode provar e comprar vinho, azeite, produtos locais e obviamente a trufa Marzuolo. A programação deste ano inclui mostras e eventos como estandes de exposição, restaurantes, competições esportivas, shows de culinária, apresentações musicais, exposições e muito mais. Saiba mais aqui.
8 e 9 – Milano Wine&Spirits – Busto Arsizio ( Lombardia) – A feira de vinhos Milano Wine&Spirits 2025 oferece mais de 1.500 rótulos para degustação. Também comida de rua, gastronomia, destilados e cervejas artesanais com possibilidade de compra direta.
8 a 10 – Rome Wine Expo – Roma (LAZIO) – A Rome Wine Expo 2025, agora em sua terceira edição, é o grande festival de vinhos da capital, com estandes de degustação e masterclasses de produtores de vinho do mundo todo.
9 – Excelência da Toscana – Florença (TOSCANA) – Desde 2000, a Eccellenza di Toscana é o evento da Associação Italiana de Sommeliers da Toscana que destaca e promove a qualidade da produção de vinhos da região. O formato prevê a presença de cerca de 150 vinícolas que apresentarão seus vinhos em estandes de degustação, em conferências, workshops, degustações guiadas e masterclasses.
14 a 16 – LIGURIA, Finale Ligure – Exposição Agroalimentar da Ligúria – Finalborgo é um dos três centros urbanos que formam a cidade de Finale Ligure (SV). Um evento gastronômico e vitivinícola consolidado de caráter nacional e internacional. O local da Exposição Agroalimentar da Ligúria é o prestigiado Complexo Monumental de Santa Caterina com o Oratório , os Claustros , o Jardim Botânico e o Auditório (utilizado apenas como Vision Plaza), bem como algumas praças do Centro Histórico de Finalborgo ( Piazza Porta Testa e Piazza Santa Caterina ), premiada como “Aldeia mais bonita da Itália” . Saiba mais aqui.
14,15 e 16- LAZIO, Roma – Enotica 2025 é o festival com degustações de vinhos e comidas orgânicas e biodinâmicas de toda a Itália. Produtos agrícolas, que realçam a importância da biodiversidade. Concertos noturnos e apresentações artísticas.
19 – SICILIA, Valguarnera Caropepe – Festa de São José – festa de São José, acontece em Valguarnera Caropepe , vila no interior da Sicília, a 21 km de Enna. – A celebração da Festa de São José geralmente começa nove dias antes com a Novena, uma oração devocional a São José onde os devotos se dirigem a ele em orações. No dia da festa enormes mesas com degraus são dispostas por familiares e amigos em frente à Igreja de São José, enfeitadas com comida local e tradicional em ação de graças. Entre os pratos locais , estão a “pagnuccata”, sobremesa siciliana coberta de mel, o cannoli com recheio de ricota e creme, a cassata , o torrão e os legumes fritos. O pão tem um papel muito importante na mesa que os padeiros moldam em diferentes formas, como anjos e ferramentas de marceneiros por causa do trabalho de José. Após a Santa Missa , o jantar ( “a zena” em dialeto siciliano) é celebrado na sacristia. A Sagrada Família , composta por três habitantes que interpretam a Madona, São José e Jesus Cristo, é a primeira a começar a comer. Em seguida, famílias e devotos são convidados a saborear a refeição em nome da Caridade. Os pratos colocados no degrau mais alto são mantidos intactos e oferecidos aos Santos. Nas mesas também estão os m’brucali , oferendas específicas para os santos como velas decoradas e sacos de trigo que durante a tarde são trazidos pelos padeiros a pé ou a cavalo. O desfile é acompanhado pela banda marcial tocando a tradicional marcha “Chichirichi”. Após o desfile dos padeiros , acontece a procissão onde os moradores carregam a estátua de São José pelas ruas até a Igreja de São José. Para mais informações e atualizações consulte a página do Facebook >>>
19 – TODA ITALIA – Dia dos Pais – Dia de São José – Zeppole per San Giuseppe – No dia 19 de março, a festa de San Giuseppe (São José) é celebrada na Itália. Padroeiro das famílias, dos pobres e dos abandonados, San Giuseppe é um dos santos mais queridos da Itália. Na maioria das famílias italianas você encontrará pelo menos um menino ou homem que leva o nome Giuseppe ou uma variante dele derivada, como Peppino, Pino ou Beppe. O dia do nome de San Giuseppe é amplamente comemorado em toda a Itália. Em Bolonha, os padeiros levantam-se antes do amanhecer para fazer ravioli di San Giuseppe : pastéis doces fritos recheados com geleia ou pasta de amêndoa. Na Sicília preparam-se os sphingi di San Giuseppe : cascas de massa folhada com recheio de ricota e cascas de laranja ou limão. Em outras partes da Itália, os tradicionais zeppole di San Giuseppe (profiteroles de São José) são consumidos hoje. O Dia dos Pais também é comemorado na Itália no dia da festa de San Giuseppe, que foi o pai de Jesus. Até há alguns anos atrás este era feriado nacional, mas o babbo italiano agora tem de adiar as festividades para depois do seu dia de trabalho. Apenas os marceneiros e carpinteiros ainda celebram a festa oficial do seu padroeiro. Eles podem desfrutar do delicioso zeppole e da atenção total de sua esposa e filhos desde cedo. Leia o texto sobre As Zeppole di San Giuseppe, o doce típico do dia dos pais
20 – TOSCANA, Camaiore – Tordello d’Oro – o Tordelli al Ragù , prato icônico e identificador da terra Versilia, se torna o protagonista indiscutível do jantar-evento em que é eleito o “ Melhor Tordello della Versilia 2025 ”. Este ano o campo de competição será um local verdadeiramente prestigiado, nomeadamente a famosa e agora histórica taberna Il Vignaccio , situada na panorâmica e pequena aldeia de Santa Lucia, no topo de uma colina . Para esta terceira edição, três locais diferentes se enfrentarão amigavelmente na chapa. A primeira é a Osteria Il Vignaccio de Santa Lúcia, eleita por aclamação popular na enquete popular específica da plataforma Facebook. As outras duas nomeações têm, como sempre, curadoria da Revista Paspartu, organizadora do concurso, e são o resultado de inúmeras experiências à mesa e também de consultas aos gourmets mais conceituados e experientes da área. Foi assim que o restaurante Il Soggiorno di Pedona e a pizzaria La Piazza di Strettoia conquistaram a cobiçada vaga na final deste ano. No final do jantar do dia 20 de março, após ter provado o tordelli dos três finalistas, um júri altamente qualificado decidirá o vencedor de 2025, que ganhará a bela estatueta de papel machê representando o Tordello em versão dourada flamejante. Saiba mais aqui.
22 e 23 – Vinifera – Trento (Trentino-Alto Adige) – Após a pausa do ano passado, a Vinifera 2025 retorna com um novo formato. A sexta edição do Alpine Artisan Market receberá mais de 100 produtores de vinho e agrícolas de toda a região alpina. A exposição, da qual participam pequenas e médias empresas artesanais, será ampliada com atenção crescente aos territórios transalpinos e aos produtos agrícolas das terras altas. Entre as barracas estarão, além de enólogos, também produtores de alimentos processados, sementes, mel, laticínios, frutas e vegetais, com uma área de mercado renovada em relação às edições anteriores, distribuída em 10 mil metros quadrados de espaços internos e externos.
até 23 – LOMBARDIA, Paullo (Milão) – Gustariso – sob o patrocínio do Ente Nazionali Risi – Gustariso, o evento gastronômico volta a divulgar a origem histórica do arroz Carnaroli e assim promover a variedade original desta excelência gastronômica italiana, selecionada em 1945 pelo solucionador e agrônomo Angelo De Vecchi nos arrozais que cercavam a cidade de Paullo. O arroz será oferecido nos 16 restaurantes participantes e será da mais alta qualidade, 100% Carnaroli, produzido a partir de sementes certificadas. Duas novidades que merecem destaque nesta edição: a possibilidade de escolher entre menus de preço fixo ou pratos à la carte e a possibilidade de reserva não só ao fim de semana (como no passado) mas também durante a semana. Os restaurantes estão localizados ao longo do eixo Milão – cidade de Lodi e contam, ao lado de reconfirmações muito bem-vindas, muitos novos membros à espera de serem descobertos. Saiba mais aqui.
29 – Due Passi in Vigna – Roma (Lazio) – Você está procurando um evento gastronômico e vinícola em Roma? Então a décima primeira edição do Due Passi in Vigna pode ser a escolha certa para você. No Mercato Centrale, na Estação Termini, você encontrará uma degustação de vinhos de toda a Itália, das 16h às 22h. Uma experiência de convívio e um passeio enogastronómico pelos três pisos do Mercado com muitos produtores e iguarias gastronómicas, criadas especificamente para acompanhar os vinhos degustados. Taxa de entrada: € 20 com uma taça para degustações ilimitadas e duas fichas incluídas para provar as tapas artesanais.
30 e 31 – Vini delle Coste – Lucca (Toscana) – O Real Collegio di Lucca sediará o evento de degustação dedicado aos vinhos das províncias costeiras. Nos estandes de degustação, a produção de vinhos toscanos, de Massa-Carrara a Grosseto, passando por Lucca, Pisa e Livorno, juntamente com vinhos e produtores do Mediterrâneo, do Adriático, do Jônico, do Tirreno e do Mar da Ligúria. Entre os expositores, atenção especial é dada à viticultura heróica e social, e às empresas que optaram por preservar variedades locais e inovar a tradição vinícola.
Música e Espetáculo
20 a 23 -LOMBARDIA, Bergamo – Bergamo Jazz Festival – e um dos mais famosos e prestigiados festivais de música italiana. Durante o Festival de Jazz de Bérgamo , músicos e cantores de jazz italianos e internacionais vêm a Bérgamo durante dois dias para representar os seus diferentes estilos e tendências, mostrando em palco uma mistura de tradição e inovação. A primeira edição, outrora denominada “ Festival Internacional de Jazz ” (“ Rassegna Internazionale del Jazz” ) foi organizada em 1969 . Desde então artistas famosos tocaram no Donizetti Theatre como Keith Jarrett Gerry Mulligan Gato Barbieri Max Roach Art Blakey Dee Dee Bridgewater Stefano Bollani Art Ensemble of Chicago John Scofield Bill Frisell Charles Mingus Chick Corea e muitos outros. O diretor artístico agora é Joe Lovano , saxofonista de jazz americano, clarinetista alto, flautista,e baterista. Desde 2006, a direção artística está confiada a músicos de destaque internacional: Uri Caine (2006-2008), Paolo Fresu (2009-2011), Enrico Rava (2015-2016) e, por último, Dave Douglas (2016-2018), que é também o inventor do “Jazz sparks” (“Scintille di Jazz”), dedicado aos jovens talentos do jazz. Maria Pia De Vito , compositora de jazz italiana O Festival de Jazz de Bérgamo poderá incluir apresentações tradicionais e inovadoras também na cidade de Bérgamo. Consulte o site >>> ou a página do Facebook >>> para programas, ingressos, detalhes.
Jovanotti PALAJOVA
- 4 a 8 – Pesaro, Vitifrigo Arena
- 11 a 18 – Milano, Unipol Forum
- 22 a 31 – Firenze, Nelson Mandela Forum
Claudio Baglioni – PIANO DI VOLO soloTRIS
- 1 Sassari, teatro comunale
- 6 a 8 Spoleto, teatro nuovo menotti
- 9 e 10 – Ascoli Piceno, teatro ventidio basso
- 13 3 14 – Piacenza, teatro municipale
- 15 – Milano, teatro arcimboldi
- 16 a 17 – Bologna, europauditorium
- 10 – Reggio Emilia, teatro romolo valli
- 20 a 22 – Lugano, teatro lac
- 24 – Firenze, teatro della pergola
- 26 e 27 – Pisa, teatro verdi
- 28 – Modena, teatro storchi
Brunori Sas
- 14 Vigevano (PV), PalaElachem
- 16 Firenze, Nelson Mandela Forum
- 19 Roma, Palazzo dello Sport
- 22 Torino, Inalpi Arena
- 26 Napoli, PalaPartenope
- 28 Casalecchio di Reno (BO), Unipol Arena
- 30 – 31 – marzo Assago (MI), Unipol Forum
Francesco Gabbani
- 15 Firenze, Mandela Forum
- 22 Padova, Kioene Arena
Sabrina Carpenter – 26 Milano, Unipol Forum
Limp Bizkit – 29 Bologna, Unipol Arena
Maluma – 30 Bologna, Unipol Arena
Lenny Kravits – 31 Bologna, Unipol Arena
TEMPORADA DE ÓPERAS: A Itália abriga quatro das maiores casas de ópera do mundo: La Scala (Milão), La Fenice (Veneza), Teatro San Carlo (Nápoles) e Teatro Massimo (Palermo). Tradicionalmente, a temporada ocorre de meados de outubro a março.
Música Classica nas grandes cidades:
- ROMA – Concerto de ópera no Palazzo Poli – Fontana di Trevi – link – dias 5,7,9,12,14,16,19,21,23,26,28 e 30
- ROMA – “Concerto “As mais belas árias de ópera” – link – dia 3 a 31, todos os dias
- ROMA – Árias de Ópera da Igreja de São Paulo dentro dos muros – LINK – dias 6, 13, 20 e 27 – pera I Virtuosi dell’opera di Roma na Igreja de São Paulo Dentro dos Muros em Roma.
- ROMA – Biografia musical do concerto de Frank Sinatra – LINK – todos os dias
- ROMA – Concerto de Piano “Chopin & Amigos Italianos” – LINK – todos os dias
- ROMA – Apresentação ao vivo de “La Traviata” de Giuseppe Verdi – LINK – DIAS 4, 11 , 18 e 25 – Acompanhe a malfadada Violetta Valéry em sua luta pelo amor e pela liberdade. Aprecie a famosa ópera “La Traviata” de Giuseppe Verdi na atmosfera extraordinária da Igreja de São Paulo Dentro dos Muros.
- ROMA – As Quatro Estações de Vivaldi – LINK – dias 8, 22 e 29 – Mergulha na música e na cultura com este ingresso. Experimenta As Quatro Estações de Vivaldi em Roma interpretadas pelo solista de violino Elvin Dhimitri, cordas e cravo.
- ROMA – Concerto de ópera italiana e jantar tradicional – LINK – Entre na histórica Igreja Valdense para uma fantástica apresentação ao vivo da Opera da Camera di Roma, com incríveis solistas de tenor e soprano. Depois, desfrute de um belo jantar no Enoteca Corsi.
- ROMA – Os três tenores na Igreja de São Paulo – LINK – dia 19 – concerto dos Três Tenores na Basílica de São Paulo Dentro das Muralhas de Roma. Mergulhe no mundo da ópera italiana com canções napolitanas interpretadas por artistas renomados.
- ROMA – Ópera ao ar livre na Terrazza Borromini com aperitivo – LINK – dias 9, 14, 16, 21, 28,e 30 – Desfruta de um concerto exclusivo ao ar livre, com um aperitivo de comida italiana e vinho servido no melhor terraço da Piazza Navona! – LINK –
- ROMA – Os maiores êxitos da ópera – Concerto + Aperitivo– LINK – DIAS 7, 14, 21 E 24 – Experimenta os maiores êxitos da ópera num ambiente íntimo. Desfruta de árias emblemáticas como Nessun dorma, descobre ideias e partilha um copo de vinho com os artistas para uma noite verdadeiramente inesquecível.
- ROMA – Espetáculo de Ópera no Rooftop Bar – LINK – DIAS, 5, 12, 19 e 26 – Um emocionante concerto de ópera, com os protagonistas das óperas de Verdi, Puccini, Rossini, Bellini, espera-te no Rooftop “La Grande Bellezza”. Trata-se de um terraço recentemente aberto ao público, que já é reconhecido como um dos mais belos de Roma
- ROMA – Concerto de ópera no Palazzo Doria Pamphilj – LINK – dia 15 de março – Assiste a um concerto de ópera tocado com instrumentos originais da época barroca no apartamento da Princesa no Palazzo Doria Pamphilj
- VENEZA: Concerto Interpreti Veneziani na Igreja de São Vidal – LINK – todos os dias – Curta uma jornada musical de volta no tempo até o período barroco em Veneza. Desfrute do refinado ambiente de uma igreja do século XVII repleta de história e beleza.
- VENEZA: concerto das quatro estações de Vivaldi e visita ao museu da música – LINK – dias 4, 6, 8, 9, 11, 13, 15, 16, 18, 20, 22, 23, 25, 27, 29, 30 – Explore o Museu da Música em Veneza e navegue por 200 instrumentos musicais originais, depois aprecie seu som em um concerto ao vivo. Assista a uma apresentação ao vivo das cativantes Four Seasons de Vivaldi.
- VENEZA: Concerto das Quatro Estações de Vivaldi na Igreja de Vivaldi – LINK – dias 5, 7, 10, 12, 14, 17 , 19, 24, 26, 28 e 31- Mergulha na música de Vivaldi com um concerto na Igreja de Vivaldi em Veneza. Ouve o Vivaldi Baroque Ensemble interpretar as Quatro Estações no espaço onde Vivaldi tocou e compôs.
- VENEZA: Ingresso para o concerto “os três tenores” – LINK – dias 4,8,11, 15,018, 22, 25 e 29 – Junta-te à orquestra e aos cantores do conjunto I Musici Veneziani no novo espetáculo “Os Três Tenores”, inspirado no famoso concerto do Maestro Luciano Pavarotti com os tenores Domingo e Carreras
- VENEZA: Concerto de ópera nas Prisões Casanova na Praça de São Marcos – LINK – dias 4,10, 17, 24 e 31 – Surpreende-te com a magnificência do Palácio das Prisões da Piazza San Marco. Relaxa e desfruta de um concerto de talentosos cantores de ópera dos melhores músicos de Veneza.
- VENEZA: Ópera itinerante num palácio histórico no Grande Canal – LINK – todos os dias – Experimenta a ópera italiana de uma nova forma enquanto assiste a um espetáculo num edifício histórico no Grande Canal. Desfruta de cada parte do espetáculo numa sala diferente de um dos mais fascinantes palácios venezianos, o Palazzo Barbarigo Minotto.
- VENEZA: Jantar e concerto – LINK – todos os dias – Desfruta de uma noite romântica com um jantar e um concerto. Janta num restaurante veneziano perto da Praça de São Marcos. Depois, assiste a um concerto na histórica Igreja de San Vidal.
- FIRENZE: concerto de ópera italiana da Igreja de Santa Monaca –LINK – peças de ópera de famosos compositores italianos, tocadas ao vivo em concerto. Experimente a extraordinária atmosfera e acústica da Igreja de Santa Monaca, construída em 1400 em Florença.
- FIRENZE: concerto de ópera –LINK – Concertos de ópera fantásticos, com as árias de ópera mais famosas, cantadas por cantores de ópera profissionais, acompanhados por um pianista. De Händel e Mozart a Verdi e Puccini, no bairro de Santa Croce.
- FIRENZE: Jantar e ingresso para o concerto dos Três Tenores – LINK – árias de ópera famosas e canções napolitanas, interpretadas por três tenores talentosos, com este ingresso para o concerto. Eleva a tua experiência com um jantar requintado em Florença.
- FIRENZE: Concerto noturno de música clássica –LINK – Desfrute de uma noite de música clássica em Florença com peças das 4 Estações de Vivaldi, Bach, Mozart e Pacellbel. Escolha entre três categorias de assentos para personalizar sua experiência musical.
Esporte e Aventura
2 – LAZIO, Roma – Meia Maratona de RomaOstia – No domingo, 2 de março de 2025, acontecerá a Meia Maratona Roma-Ostia , a corrida que atravessa o distrito EUR de Roma e termina em Ostia (21 km a sudoeste) . A meia maratona RomaOstia, em sua 50ª edição, está incluída no calendário nacional da FIDAL e no calendário internacional da IAAF . A corrida começa entre 8:00 e 8:30 da manhã, mas os corredores devem estar na linha de largada às 6:00 da manhã. Há 3 áreas de “refresco” ao longo do percurso. A Maratona RomaOstia é organizada pelo Gruppo Sportivo Bancari Romani com o apoio da Roma Capitale e Regione Lazio. É a única corrida de estrada IAAF Gold Label na Itália. Para mais informações sobre as diferentes raças, acesse o site>>> Veja também a página do Facebook>>>
23 – LOMBARDIA, Milão – Stramilano -No domingo, 23 de março de 2025, a corrida Stramilano é o primeiro evento esportivo italiano para amadores . e uma corrida não competitiva no seu próprio ritmo retorna em Milão.O Stramilano começou em 1972 como um simples passeio familiar, mas a corrida Stramilano tornou-se o símbolo de agregação da cidade. Não há restrições de participação: está aberto a homens e mulheres, a crianças e a idosos. Este ano está na sua 51ª edição!A linha de partida é na Piazza Duomo, o percurso dá voltas e mais voltas por 10 km ao longo do desvio e termina na Arena Civica. A corrida Stramilanina oferece um percurso mais curto de apenas 5 km . para crianças e corredores que não têm vontade de lutar muito. As estações de bebidas são colocadas na marca de 8 km (Stramilano) e 2 km (Stramilanina) e na linha de chegada.Para os corredores hardcore , no mesmo dia acontece também a Meia Maratona Stramilano (21.097 km) um desafio de corrida masculino e feminino organizado pela FIDAL (Federação Italiana de Atletismo E IAAF (Federação Internacional de Atletismo). Ponto de partida na Piazza Castle.
Rota Stramilano – 10 km
Rota Stramilanina – 5 km
Rota Meia Maratona – 21.097
Arte e Exposições
22 a 29 – PUGLIA, Bari – Bari Internacional Film Festival – De sábado, 22 a 29 de março de 2025, em Bari acontece o Bif&st – Festival Internacional de Cinema de Bari , que atrai desde 2010 profissionais e amantes do cinema, agora em sua 16ª edição , O Bif&st – Festival Internacional de Cinema de Bari , organizado pela Comissão de Cinema da Apúlia, oferece uma seção não competitiva , dedicada à exibição de filmes feitos no ano passado e possivelmente inéditos, e uma seção competitiva reservada a 12 filmes (com pelo menos 70 minutos de duração) feitos este ano e inéditos na Itália. O júri tem a tarefa de atribuir os prêmios “Federico Fellini”, e é composto por 30 espectadores + uma personalidade importante da indústria. Os prêmios vão para Melhor Filme, Melhor Atriz em Papel Principal e Melhor Ator em Papel Principal. Além do concurso – coração do festival – a programação também inclui pré-estreias, curtas-metragens, retrospectivas, documentários, exposições, seminários e muitos outros eventos dedicados ao cinema. O Festival é idealizado e dirigido por Felice Laudadio .
Ettore Scola e Margarete Von Trotta foram os Presidentes Honorários por vários anos. Verifique no site ou na página do facebook qualquer possível alteração de datas ou programa
2 – TODA ITALIA – Domenica al Museo – todo primeiro domingo do mês – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Roma, isso significa que nesse dia você não precisa pagar ingressos para o Coliseu e o Fórum Romano, para a Galleria Borghese, para o Palazzo Barberini, para a GNAM (Galleria Nazionale d’Arte Moderna), para a Villa Giulia, para o Terme di Diocleziano, em frente ao Palazzo Massimo, em frente à Cripta Balbi, em frente às Termas de Caracalla e em frente ao Castel Sant’Angelo. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas dos Medici, com belas estátuas de Michelangelo, enquanto em Veneza você pode visitar gratuitamente a Galeria Accademia e o Arsenal. . As escavações de Herculano e Pompeia, Villa Oplontis e o Museu Arqueológico também fazem parte dos museus estaduais. Infelizmente, não podemos mencionar aqui todos os museus estaduais, mas todos os museus que você pode visitar gratuitamente no primeiro domingo do mês podem ser encontrados através deste link (você poderá encontrar todos os museus participantes por região).
Agrigento – Capital Italiana da Cultura em 2025 – Pesaro (Le Marche) entregará o título de Capital Italiana da Cultura a Agrigento, na Sicília, no início de 2025. Agrigento foi uma das cidades mais importantes da Magna Grécia, o grande império grego que também cobria grandes partes da Sicília. Na cidade atual, a história está literalmente escondida em muitos lugares sob as ruas por onde você anda ou sob as igrejas e palácios que você vê. Uma visita a Agrigento não está completa sem admirar o Valle dei Templi , o Vale dos Templos, onde a antiga cidade grega de Akragas brilhou. Segundo o escritor Píndaro, esta era “a mais bela das cidades transitórias, cujos habitantes constroem para a eternidade, mas vivem como se não houvesse amanhã”.
LOMBARDIA
MILAO – AUDACIOSO! – até 30 de junho de 2025, Galleria Campari – Esta exposição colorida na Galleria Campari em Sesto San Giovanni revela o amplo repertório de letras desenhadas e obras tipográficas preservadas no arquivo histórico de Campari. Textos, palavras, logotipos, ilustrações e tipografia são alguns dos temas que criam ordem no conjunto de aproximadamente cento e setenta obras. Você verá uma seleção de obras de artistas do século XX, incluindo Fortunato Depero, Marcello Nizzoli, Erberto Carboni e George Guillermaz. O coração da exposição é a campanha publicitária de Bruno Munari, que foi apresentada nas estações de metrô da primeira linha de metrô de Milão, projetada por Franco Albini em 1964.
PIEMONTE
TURIM – Visite a Itália! – promoção turística e publicidade de 1900 a 1950 – até 25 de agosto de 2025, Palazzo Madama – Mergulhe na fascinante história da promoção turística da Itália, do início do século XX aos primeiros anos de reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, por meio de duzentos pôsteres, centenas de guias de viagem e folhetos ilustrados. Você admira os primeiros anúncios, ilustrados por nomes importantes como Leopoldo Metlicovitz e o jovem Marcello Dudovich, ladeados por artistas como Ettore Tito, Ettore Ximenes e Galileo Chini. Em 1919, foi criado o ENIT, com o qual as ordens passaram a seguir regras diferentes. A partir de então, as campanhas promocionais foram confiadas aos mesmos ilustradores, entre os quais Mario Borgoni, Giovanni Guerrini, Marcello Nizzoli e Virgilio Retrosi. A exposição é dividida em cinco grandes seções que permitem uma viagem pela Itália. A exposição começa nos Alpes e segue pelos Apeninos, mostra as ilhas e depois a Itália dos banhos termais, do mar e das praias, do entretenimento, do esporte e da Belle Époque. Você pode encontrar todos os detalhes através deste link .
TURIM – Salvo – Arrivare in tempo – até 24 de maio de 2025, Pinacoteca Agnelli – Arrivare in tempo é a maior exposição póstuma dedicada ao artista Salvo, destacando como sua pintura sempre esteve alinhada com sua pesquisa conceitual inicial. Salvo nasceu na Sicília e viveu em Turim desde 1956, onde teve seu primeiro contato com a Arte Povera e a arte conceitual, antes de se dedicar exclusivamente à pintura. Esta retrospectiva mostra como a pintura de Salvo não contrasta com seu período conceitual inicial, mas absorve suas características e intenções e as encaixa de forma coerente. Você pode encontrar mais detalhes através deste link .
TURIM – Incrível – 80 (e 10) anos de super-heróis Marvel – até 9 de março de 2025, Palazzo Falletti di Barolo , Turim
BIELLA – Steve McCurry – Uplands & Icons – até 18 de maio de 2025 – Em exposição no Palazzo Gromo Losa e no Palazzo Ferrero em Biella estão mais de cento e vinte fotografias de Steve McCurry que capturam a essência pura das montanhas, juntamente com uma seleção das obras mais icônicas do fotógrafo mundialmente famoso e instalações de vídeo de entrevistas.
VENETO
VENEZA – Matisse e a Luz do Mediterrâneo – até 4 de março de 2025, Centro Culturale Candiani, Mestre – O novo projeto de exposição para o Centro Culturale Candiani baseia-se nas coleções de arte moderna do Ca’ Pesaro. Desta vez, Henri Matisse lança luz sobre o Mediterrâneo.Você pode encontrar todos os detalhesatravés deste link .
EMILIA-ROMAGNA
BOLONHA – Ai Weiwei – Quem sou eu? até 4 de maio de 2025, Palazzo Fava, Bolonha – Uma exposição individual única de Ai Weiwei , o renomado artista chinês conhecido por seu compromisso com os direitos humanos. O título, inspirado em um diálogo entre o artista e a inteligência artificial, captura a essência da exposição, que explora principalmente o mundo criativo de Ai Weiwei. O objetivo da exposição é, de fato, apresentar o artista e seu universo criativo, numa tensão constante entre tradição e experimentação, conservação e destruição.
O Ritual do Artista – sobre o Espetacular de Narciso – o fim, a máscara, a selfie
até 29 de junho de 2025, Musei San Domenico, Forlì
TOSCANA
SIENA – Julio Le Parc – o escopo da percepção – até 16 de março de 2025, Palazzo delle Papesse, Siena – Depois de ficar fechado por anos, o Palazzo delle Papesse em Siena está reabrindo com uma exposição sobre Julio Le Parc . Você não só pode explorar o belo palácio , com seu terraço panorâmico que oferece vistas deslumbrantes de Siena, mas também pode mergulhar nas obras do artista franco-argentino Julio Le Parc.
LAZIO
ROMA – Caravaggio 2025 – 7 de março a 6 de julho de 2025, Palazzo Barberini – Este ano, o Palazzo Barberini sediaráa tão anunciada exposição Caravaggio 2025 . Promete ser uma das mais importantes e ambiciosas exposições de obras de Michelangelo Merisi, mais conhecido como Caravaggio. Reunindo algumas de suas obras mais famosas com telas menos conhecidas, mas igualmente importantes, a exposição pretende oferecer uma reflexão nova e aprofundada sobre a revolução artística e cultural de Caravaggio, explorando pela primeira vez em um contexto tão amplo a inovação que ele introduziu no panorama artístico, religioso e social de sua época. Entre as obras expostas estão o retrato de Maffeo Barberini, Ecce Homo de Caravaggio (normalmente exposto no Prado em Madri), Santa Caterina (também de Madri) e Marta e Madalena do Instituto de Artes de Detroit, para o qual o artista usou o mesmo modelo de Judite da coleção do Palazzo Barberini. Todos eles são exibidos juntos pela primeira vez, uma oportunidade única para o visitante!
ROMA – Flores – o ápice da inteligência artificial – até 14 de setembro de 2025, Chiostro del Bramante – O Chiostro del Bramante, perto da Piazza Navona, estará ainda mais bonito do que o normal este ano, sediando a maior exposição em solo italiano dedicada à beleza e ao poder das flores. Você apreciará o poder inesgotável das flores, que são capazes de unir arte, ciência e tecnologia em uma história universal que abrange muitos séculos: das obras-primas de Jan Brueghel e Ai Weiwei aos experimentos recentes em arte contemporânea com tecnologia digital. As flores são frágeis e poderosas ao mesmo tempo, elas expressam emoções, celebram a beleza, protestam em silêncio e guardam histórias antigas. As mais de noventa obras expostas vêm de Paris, Londres, Jerusalém e Roma, entre outros lugares. Leia mais neste link .
ROMA – Munch – The Interior Grid – até 2 de junho de 2025, Palazzo Bonaparte – Nesta primavera, o Palazzo Bonaparte se concentrará em Edward Munch, com uma centena de obras emprestadas do Museu Munch em Oslo, sob os auspícios da Embaixada Real da Noruega em Roma. Você pode encontrar todos os detalhes aqui .
ROMA – Os Farnese em Roma do Cinquecento – até 18 de maio de 2025, Villa Caffarelli, Musei Capitolini – Nesta primavera, os Museus Capitolinos apresentarão a você a magnífica coleção de arte da família Farnese e a influência que o Papa Paulo III Farnese teve na Cidade Eterna na véspera do Jubileu de 1550. As cento e quarenta obras em exposição incluem esculturas de mármore, bronzes, pinturas, desenhos, manuscritos, pedras preciosas e moedas da prestigiosa Coleção Renascentista Farnese. Os destaques incluem retratos de Rafael, Ticiano e Domenichino e estátuas romanas, incluindo Ganimedes e a Águia e Pã e Dafne . Leia mais sobre a exposição neste link ;
ROMA – Papas e Santos Marchigiani – até 2 de março de 2025, Castel Sant’Angelo – Na Sale dell’Armeria Superiore do Castel Sant’Angelo, descubra o vínculo entre papas, santos e outras figuras religiosas e a região de Marche.Você pode encontrar mais detalhesatravés deste link .
ROMA – San Francesco tra Cimabue e Perugino – até 2 de março de 2025, Biblioteca del Senato Giovanni Spadolini – Na biblioteca ao lado da Santa Maria sopra Minerva, você pode admirar retratos de São Francisco feitos por mestres como Perugino e Benozzo Gozzoli. Depois, você também pode visitar o chiostro , com afrescos lindamente restaurados. Mais informações através deste link .
ROMA – Roma Chilometro Zero – até 9 de março de 2025, Museo di Roma – Trastevere – Durante esta exposição, você verá a Cidade Eterna através dos olhos de quinze fotógrafos romanos, que oferecem uma visão íntima, às vezes dolorosa ou irônica de Roma.
Roma pittrice – artista ao trabalho do século XVI ao século XIX – até 23 de março de 2025, Museo di Roma – Palazzo Braschi – A esplêndida exposição Roma pittrice concentra-se nas mulheres artistas que trabalharam em Roma do século XVI ao século XIX, com uma produção artística rica, variada e muito importante, muitas vezes envolta em uma espécie de silêncio historiográfico. – Há cerca de cento e trinta obras em exposição, de cinquenta e seis artistas diferentes que atuaram na cidade, como Maria Felice Tibaldi Subleyras, Angelika Kaufmann, Laura Piranesi, Marianna Candidi Dionigi, Louise Seidler, Emma Gaggiotti, Lavinia Fontana, Artemisia Gentileschi, Giovanna Garzoni e Amalia De Angelis.
ROMA – Museu do Balão – Euphoяia-A Arte está no Ar – até 30 de março de 2025, La Nuvola (EUR) – Euphoяia – A Arte está no Ar explora a relação entre arte e balões, como símbolos de leveza e mudança cultural. Por meio de obras visualmente atraentes, os artistas usam balões para incentivar os espectadores a refletir sobre mudanças sociais, arte contemporânea e expressão criativa. Mais detalhes podem ser encontrados neste link .
ROMA – Alegria! – até 20 de abril de 2025, MAXXI – Faça uma viagem pelo mundo da Nutella, que está comemorando seu 60º aniversário. A história desta marca icônica começa em uma pequena confeitaria em Alba (Piemonte). Em 1946, Pietro Ferrero criou ali o precursor da Nutella, que é comercializado sob o nome Nutella desde 20 de abril de 1964. Hoje, Giovanni Ferrero, a terceira geração, está no comando da empresa multimilionária. Graças a uma grande ilustração de Francesca Gastone, você se verá em uma praça colorida no MAXXI , com momentos icônicos da história desta famosa pasta de avelã para chamar a atenção.

ROMA – Franco Fontana – retrospectiva – até 31 de agosto de 2025, Museo dell’Ara Pacis –A primeira grande retrospectiva da obra de Franco Fontana, apresentando obras do vasto arquivo de um dos maiores fotógrafos italianos do século XX.Você pode encontrar todos os detalhesatravés deste link .
CALÁBRIA
REGGIO CALABRIA – O Gli dei ritornano – foi prorrogado até 2 de março de 2025, MANN – As estátuas de bronze escavadas no outono passado perto da vila toscana de San Casciano dei Bagni estão em exposição no Museo Archeologico Nazionale em Reggio di Calabria.Você pode ler mais sobre issoneste artigo .
Pingback: Eventos gastronômicos em Março na Itália - Gastronomia Italiana
Pingback: Calendário de eventos ligados ao vinho em março - Vinho Italiano