Portal Tour na Itália: turismo, cultura, tours, serviços e experiências!

O que fazer na Itália em Março?

O que fazer na Itália em Março? Veja o calendário de eventos na Itália em fevereiro e não fique de fora dos melhores eventos de 2020. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Primeira vez na Itália?

  • Organize-se e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Itália.
  • Veja os artigos e serviços que temos divididos por região AQUI

O que fazer e aonde ir em Março?

Março pode ser um mês maravilhoso para visitar a Itália. O clima muda com frequência e vemos rajadas de chuva, mas é um momento tranquilo para visitar e há excelentes oportunidades para atividades internas, como visitar museus e ter aulas de culinária. E, mesmo que você provavelmente veja alguns chuviscos, provavelmente acabará com um mês de primavera espetacular – com sol, ar fresco e paisagens verdes brilhantes.

Os segredos para uma excelente experiência de março na Itália são:

  • ser flexível com seus planos (vá aos museus se estiver chovendo, mude rapidamente os planos e faça um passeio pelos vinhedos se o sol estiver alto)
  • vestir-se adequadamente (em camadas)
  • sempre tendo um guarda-chuva com você

Se você deseja participar de atividades ao ar livre, esquiar e outros esportes de inverno são suas melhores opções em março, mas mesmo esses não são garantidos. Pode ou não haver neve nas estações de esqui da Itália no final da temporada de esqui em março.

Se você decidir viajar para a Itália em março, encontrará a “calma antes da tempestade” – a maioria dos visitantes começa a voltar para a Itália em abril e em maio as coisas estão a todo vapor.

Março é uma boa época para visitar a Itália?

razões pelas quais você deve visitar a Itália em março 

Menos multidões – Março ainda é baixa temporada na Itália, então você poderá passear em museus e ruas da cidade sem hordas de outros visitantes. Lembre-se de que em dias de chuva as atividades internas (como museus) ficarão mais movimentadas.

É bom saber:

  • em alguns anos as celebrações do Carneval vão até o início de março. Participe das festividades e espere também grandes multidões, preços mais altos e disponibilidade limitada de hotéis.
  • Embora haja muito menos multidões em março do que na maioria dos outros meses do ano, é sempre melhor reservar  ingressos para museus ou eventos que você não quer perder . Muitos museus limitam o número de entradas, então você deve reservar com antecedência.  Eu sempre recomendo reservar ingressos antecipados para sites populares  como A Última Ceia (Milão), Museus do Vaticano (Roma), Coliseu (Roma), Galeria Uffizi (Florença) e Galeria Accademia (Florença).

Fim da temporada de esqui – Você chegará ao final da temporada de esportes de inverno se visitar em março (mas sempre verifique novamente e certifique-se de que ainda há neve no local onde você planeja ir!). É um momento tranquilo para visitar as estações de esqui da Itália porque as multidões de férias acabaram e as crianças estão de volta à escola .

É bom saber:   Se a Páscoa cair em março do ano que você está visitando, as pistas podem estar movimentadas durante o feriado de Pasqua (Páscoa), um feriado curto (de uma semana). As famílias irão para as montanhas pela última vez antes do final da temporada. A acomodação será mais cara e mais difícil de encontrar.

Menos caro – Como ainda é baixa temporada, os hotéis e atividades tentarão atrair a visita dos hóspedes.

É bom saber:  Agriturismo e hospedagem no campo são mais baratos nesta época do ano, mas lembre-se de que você pode não estar a uma curta distância de nada e as caminhadas típicas no campo podem ser lamacentas ou cobertas de vegetação. Você também terá menos atividades internas ao seu alcance. Se você não vai esquiar, recomendo reservar um hotel em uma cidade ou vila grande.

Experiências Relacionadas

É bom visitar sítios arqueológicos – locais famosos da Itália como Pompéia, Herculano e Agrigento são escaldantes no calor do verão e podem ficar muito lotados. Aproveite a oportunidade para visitar durante o período de entressafra – é uma experiência especial ver esses locais quando eles não estão lotados. Não se esqueça de levar guarda-chuva e sapatos confortáveis ​​e de bom piso.

Lindas paisagens de primavera – Você verá as primeiras flores silvestres do ano florescendo na Sicília em março, e em todo o país (os lagos ficam cheios de flores) as encostas são de um verde vibrante. Os fotógrafos apreciarão a neblina e o nevoeiro matinais.

Veja a ‘vida real’ em cidades e vilas – Os visitantes em março costumam comentar como é bom ver tantos italianos. É engraçado, mas em muitos lugares você sentirá que está se misturando à vida italiana, em vez de se misturar com outros visitantes de um ponto turístico para outro.  Tome um café em um bar do bairro, experimente suas habilidades italianas com as nonne (avós) no mercado de frutas e vegetais ao ar livre ou jante em um restaurante repleto de italianos locais.

Lago Orta

6 razões pelas quais você pode não querer visitar a Itália em março 

Clima – À medida que o inverno termina e a primavera chega, os céus italianos ficam tipicamente cinzentos e ameaçando chuva (ou chuva torrencial). Você deve vir disposto a ser flexível com planos e sem um roteiro repleto de atividades ao ar livre.

Ainda não é hora da praia – Ainda está frio para nadar no mar em março, e a maioria dos clubes de praia ainda não estão abertos.

Vilarejos com locais fechados – Se você está planejando visitar pequenas cidades do interior, saiba que março pode ser bem tranquilo. Muitas lojas e restaurantes ainda estão fechados durante o inverno, então cidades e vilarejos tipicamente animados ainda podem estar com lojas, hotéis e restaurantes fechados, principalmente aqueles ligados ao turismo de verão como Portofino.

É bom saber:   Quando exploramos aldeias no final do inverno, às vezes descobrimos que coisas (como uma torre de cidade para escalar ou um pequeno museu) estão fechadas, mesmo que um site indique o contrário. Certifique-se de ligar com antecedência e falar com um humano.

Menos luz solar – Há cerca de 12 horas de luz solar em Roma em março, em comparação com mais de 15 horas de luz solar em junho.

Vendas concluídas – Se você deseja pegar o saldi (vendas) de inverno na Itália, você precisa visitar em janeiro e início de fevereiro. Caso contrário, espere pelo saldi de verão em julho (e até agosto).

Não é incrível para atividades ao ar livre – Com possibilidade de chuva e trilhas encharcadas ou cobertas de mato, março não é o melhor mês para caminhadas. Você verá italianos andando de bicicleta (estrada e montanha), mas eles normalmente estão em suas áreas de origem, por isso conhecem bem as estradas e trilhas. A temperatura do mar ainda é baixa, a menos que você esteja vestindo roupa de neoprene. Esqui e esportes de inverno são as melhores opções na Itália em março.

Lago di Como

Tempo em Itália em março

Tal como acontece com todas as estações na Itália, você encontrará climas diferentes dependendo de onde estiver na Itália:

O norte da Itália  ainda está frio e há neve nas montanhas. As temperaturas variam de cerca de  5–15° C.

O centro da Itália  apresenta temperaturas semelhantes às do norte da Itália – na faixa de 5–15° C.

O sul da Itália  é a parte mais quente do país em março, com a temperatura geralmente variando entre 10 e 15° C. O sul também chove um pouco mais do que o centro e o norte, então certifique-se de levar seu guarda-chuva!

Mesmo que a chuva frequentemente ameace, você deverá ver muitos dias ensolarados. Certifique-se de se vestir em camadas para poder lidar com as flutuações das temperaturas da primavera.

Cidade Alto Baixo Precipitação
Milão 15°C 5°C 13mm
Veneza 13°C 5°C 15mm
Florença 16°C 6°C 18mm
Roma 16°C 6°C 19mm
Nápoles 17°C 7°C 26mm
Palermo 17°C 10°C 30mm

Temperaturas médias e fonte de precipitação: timeanddate.com

Festas e Feriados na Itália em março

Veja algumas dicas do que fazer neste período:

  • Festa della Primavera – não é um feriado – A primavera no hemisfério norte inicia no dia 21 de março. Esta celebração em todo o país é caracterizada por música ao vivo, degustações regionais e apresentações. Se você estiver viajando neste dia, não se surpreenda ao encontrar eventos que estão tocando no clima da primavera!
  • Festa della Donna   não é um feriado A Itália celebra o dia da mulher no dia 8 de março. O símbolo da festa são flores de mimosa (Acacia dealbata), que são entregues às mulheres.

  • Dia de São José  não é um feriado Celebrada em 19 de março, a festa homenageia José, marido da Virgem Maria e pai terreno de Jesus. É também o dia em que a Itália celebra o dia dos pais. Mas enquanto São José e o Dia dos Pais são comemorados em toda a Itália, a celebração de São José é mais proeminente no sul da Itália, principalmente na Sicília. Leia o texto sobre As Zeppole di San Giuseppe, o doce típico do dia dos pais
  • Semana Santa: Um espetáculo impressionante: na Quinta-feira Santa, em ponto às oito da noite, uma centena de crucifixos são transportados pelas ruas de Noicattaro (Puglia). Os homens que carregam os crucifixos não têm sapatos e usam túnicas pretas com capuz. Seus rostos não são visíveis por causa das sombras criadas pelos monges. Uma coroa de espinhos repousa sobre cada capuz, como símbolo do sofrimento de Jesus. Durante a Semana Santa, uma semana antes da Páscoa, muitas procissões são realizadas em toda a Itália, tanto no Domingo de Ramos como na Sexta-feira Santa. Grandes estátuas de Maria, Jesus e outros atores-chave na paixão de Jesus são carregadas nos ombros dos residentes pelas cidades e aldeias na sexta-feira antes da Páscoa, acompanhadas por velas, cantos e cheiro de incenso. Estas procissões são verdadeiros espetáculos, principalmente nas regiões do sul. As mais belas procissões são as de Matera (Basilicata), Taranto (Puglia), Enna (Sicília), com cerca de dois mil monges, e Chieti (Abruzzo), a mais antiga procissão da Via Sacra da Itália. Também impressionante é a Processione dei Misteri Trapani (Sicília), que dura nada menos que 24 horas. O Papa percorre a Via Crucis em Roma, do Coliseu ao Monte Palatino. Em cada estação, quatorze no total, ele para para orar. Na última estação, o Papa faz um discurso no qual se refere a todos os tipos de acontecimentos importantes do ano passado. Veja Festas da Semana Santa na Itália
  • Páscoa  – é feriado A Páscoa é um dos feriados mais importantes da Itália. No Domingo de Páscoa as pessoas vão à igreja e fazem uma refeição farta com toda a família. O Papa entrega a tradicional Urbi et Orbi, ‘para a cidade (Roma) e para o mundo’, na Praça de São Pedro, em Roma. Na Páscoa na Itália as pessoas comem uma colomba pasquale, uma pomba de Páscoa. Este não é um pombo de verdade, mas uma espécie de pão doce, igual ao  panetone  da época do Natal. A colomba é confeccionada segundo uma tradição secular em forma de pomba, símbolo da paz. O pombo é então polvilhado com açúcar granulado e amêndoas.
  • Pasquetaé feriado – pois aqui na Itália, a segunda feira após o Páscoa é feriado – A segunda-feira de Páscoa (pasquetta) é tradicionalmente um dia de escapadelas fora da cidade, um dia de piquenique com os amigos. Isso é algo que você deve se lembrar se estiver planejando dirigir hoje: o tráfego dentro e fora das principais cidades será intenso e os lagos e as praias estarão cheios.

LISTA DE EVENTOS 2024:

Lembre-se que colocamos o nome da região (estado) da Itália  e depois dos nomes das cidades, assim fica mais fácil identificar a zona da Itália. Clique no final da descrição do evento para saber mais.

Festas e Folclore


8 –  TODA ITALIA – Festa della Donna – No dia 8 de março celebramos o Dia Internacional da Mulher, um dia que muitas vezes passa despercebido no Brasil, mas que na Itália recebeu o lindo nome de Festa della Donna (Festa das Mulheres). As mulheres italianas recebem um buquê de mimosa naquele dia. Estas flores amarelas tornaram-se um símbolo da solidariedade mútua das mulheres. As flores da mimosa também simbolizam a própria mulher: são muito frágeis, mas são as primeiras a florescer novamente depois de um inverno frio. Aliás, as mulheres não ganham raminhos de mimosa apenas dos parceiros ou namorados. Eles também dão essas alegres flores amarelas a todos os seus amigos, vizinhos e até colegas.

15  – LAZIO, Roma – o assassinato de Júlio César – O dia 15 de março do ano 44 aC certamente não foi feriado para Caio Júlio César. Ele foi assassinado naquele dia, nos idos de março. As suas alegadas últimas palavras, dirigidas ao seu assassino, tornaram-se mundialmente famosas. — “Anche tu Brutus?” ele teria dito. ‘Você também brutus?’ Por mais horrível que este dia tenha sido há muito tempo, hoje, 15 de março, em Roma, é a ocasião para uma série de eventos que comemoram Júlio César. Por exemplo, há apresentações teatrais e visitas especiais ao Fórum Romano e uma homenagem especial é prestada à estátua de César na Via dei Fori Imperiali.

17 – TODA ITALIA – Unitá Di Itália – 17 de março de 1861, o Reino da Itália foi proclamado com Vittorio Emanuele II como o primeiro rei da Itália. Turim tornou-se a capital da Itália unida. Embora, unida… a Itália seja ainda mais uma amálgama de vinte regiões diferentes do que uma verdadeira unidade… Aqueles que querem celebrar a unidade no dia 17 de março cantam Il Canto degli Italiani, ou “a canção dos italianos”. Este é o nome oficial do hino nacional italiano. Os próprios italianos também chamam seu hino nacional de Inno di Mameli, porque foi escrito por Goffredo Mameli.

19 – TODA ITALIA – Dia dos Pais – Dia de São José Zeppole per San Giuseppe – No dia 19 de março, a festa de San Giuseppe (São José) é celebrada na Itália. Padroeiro das famílias, dos pobres e dos abandonados, San Giuseppe é um dos santos mais queridos da Itália. Na maioria das famílias italianas você encontrará pelo menos um menino ou homem que leva o nome Giuseppe ou uma variante dele derivada, como Peppino, Pino ou Beppe. O dia do nome de San Giuseppe é amplamente comemorado em toda a Itália. Em Bolonha, os padeiros levantam-se antes do amanhecer para fazer ravioli di San Giuseppe : pastéis doces fritos recheados com geleia ou pasta de amêndoa. Na Sicília preparam-se os sphingi di San Giuseppe : cascas de massa folhada com recheio de ricota e cascas de laranja ou limão. Em outras partes da Itália, os tradicionais zeppole di San Giuseppe (profiteroles de São José) são consumidos hoje. O Dia dos Pais também é comemorado na Itália no dia da festa de San Giuseppe, que foi o pai de Jesus. Até há alguns anos atrás este era feriado nacional, mas o  babbo italiano agora tem de adiar as festividades para depois do seu dia de trabalho. Apenas os marceneiros e carpinteiros ainda celebram a festa oficial do seu padroeiro. Eles podem desfrutar do delicioso zeppole e da atenção total de sua esposa e filhos desde cedo. Leia o texto sobre As Zeppole di San Giuseppe, o doce típico do dia dos pais

19  – TOSCANA – Pitigliano – Torciata di San Giuseppe. No dia 19 de março, a cidade de Pitigliano organiza um dos eventos mais aguardados da região: a “Torciata di Pitigliano” . É um rito antigo que mistura tradições etruscas e ritos cristãos e consiste em queimar, durante a noite de São José, um grande boneco de palha que, dá origem a uma enorme e sugestiva fogueira. Veja mais informações aqui: Torciata di San Giuseppe em Pitigliano– Passeios na Toscana e o programa completo AQUI.

19 – PUGLIA – Diversas cidades – Fogueiras de São José. Parte da rica herança dos rituais religiosos italianos, as fogueiras de São José (falò di San Giuseppe) são celebradas em várias aldeias nos arredores de Foggia e de Bari. A maioria desses rituais é uma mistura entre tradição pagã e cristianismo. Neste dia, as pessoas constroem fogueiras onde queimam coisas antigas como um símbolo da queima da estação passada (inverno) e do acolhimento de uma nova (primavera). Saiba mais AQUI.

24 – TOSCANA, Torrita di Siena – Corrida de burros Palio dei Somari – Nos arredores de Siena, na aldeia de Torrita di Siena, um palio especial é realizado no primeiro domingo depois de 19 de março: o Palio dei Somari . Jozef, que como carpinteiro não tinha acesso a cavalo, muitas vezes transportava as suas prateleiras, armários e cadeiras num burro – e ainda hoje são os burros que competem entre si nesta corrida especial. Pois bem, corrida: um burro faz o que quer, por isso não se surpreenda se de repente ele ficar parado ou correr de volta ao início…

25 – TOSCANA,  Florença – Capodanno Fiorentino – Ano Novo em  em Florença, o ano novo é comemorado duas vezes. Além do Ano Novo oficial em 1º de janeiro, os florentinos também celebram o Ano Novo em 25 de março – exatamente nove meses antes do nascimento de Jesus. Da Idade Média até o ano de 1750, o dia 25 de março foi amplamente comemorado pela Igreja Católica e em Florença foi até visto como o início do ano civil. Porém, em 1582 foi instituído o calendário gregoriano, mudando o início do ano para 1º de janeiro. No entanto, as pessoas em Florença continuam a celebrar o Dia de Ano Novo a 25 de Março, apesar de em 1749 ter sido determinado que 1 de Janeiro poderia ser o único verdadeiro Dia de Ano Novo. Há muitas festividades para marcar o Ano Novo, incluindo uma bela procissão histórica até a SS Annunziata, onde lírios brancos são colocados perto da pintura da Anunciação. Leia mais sobre o Ano Novo em Florença

25 – TOSCANA, Pisa – Capodanno Pisano  Festa de Ano Novo Medieval: Desde o VII século, no dia 25 de março, apenas nove meses antes do Natal, a Igreja Católica celebra a Anunciação dada a Maria pelo Arcanjo Gabriel. O início ano  no calendário pisano é no dia da Anunciação, que foi também é o início da primavera. Neste dia acontecem algumas manifestações culturais. Leia o texto: Capodanno Pisano: no dia 25 de março em Pisa se comemora ano novo.

23 e 24 – TODA ITALIA – Giornate FAI di Primavera Descubra os palácios , igrejas, castelos, parques e tesouros mais especiais da Itália na primavera. Muitos monumentos e edifícios normalmente fechados ao público abrem as suas portas durante o Giornate FAI di Primavera. Através deste link você encontrará mais informações e todos os mais de setecentos e cinquenta locais em toda a Itália onde você poderá visitar este ano.

ESPECIAL – FESTAS DA SEMANA SANTA – A Páscoa é um dos feriados mais importantes da Itália. No Domingo de Páscoa as pessoas vão à igreja e fazem uma refeição farta com toda a família. O Papa entrega a tradicional Urbi et Orbi, ‘para a cidade (Roma) e para o mundo’, na Praça de São Pedro, em Roma. Veja nosso texto especial com os eventos de Páscoa.

Feiras e Mercados

2 a 3  – TOSCANA – Excelência da Toscana – Florença – Mais de 150 vinícolas toscanas de prestígio estarão presentes, apresentando seus rótulos mais significativos; os visitantes poderão degustar os seus vinhos nas mesas de degustação montadas num percurso pedestre. Preço do bilhete: 26 euros.

2 a 4 – LAZIO, Roma– Rome Wine Expo – Rome Wine Expo 2024, já na sua segunda edição, é o grande festival de vinhos da capital com stands de degustação e masterclasses de produtores de vinho de todo o mundo. Preço do bilhete: a partir de 25 euros.

2 a 4  – PIEMONTE, Torino – Feira do Vinho de Turim A segunda edição do Turin Wine Show 2024 é uma homenagem à terra, entre a história e a inovação, para descobrir as tradições vitivinícolas piemontesas: · 2-3 de março Wine Show, · 4 de março Salão para profissionais, · a partir de 27 de fevereiro + 100 difundidos eventos.

8 a 10 – LAZIO, Roma –  ChocoItalia Roma – Terceira parada na Viale Europa (zona Eur) de 8 a 10 de março . A Viale Europa , na zona Eur , vai acolher a terceira etapa da digressão Choco Italia para 2024. Marcada em Roma de 8 a 10 de março, das 10h00 à meia-noite , a iniciativa terá entrada gratuita. A Feira Artesanal de Chocolates e Doces de Itália vai oferecer um fim de semana dedicado ao Made in Italy e às pequenas produções de excelência que distinguem o artesanato nacional.

9 e 10 – VENETO, Verona  – Model Expo ItalyNos dias 9 e 10 de março de 2024 acontecerá em Verona a 19ª edição da Model Expo Italy , a mostra de maquetes que todos os anos atrai amantes italianos e internacionais de maquetes. A Model Expo Italy está organizada em diferentes áreas, cada uma dedicada aos principais setores de construção de modelos: aeronaves, automóveis, navios, transporte ferroviário, modelagem estática. Uma área é dedicada à inovação de automóveis, trens de alta velocidade, drones e assim por diante. Os visitantes têm a oportunidade de participar em vários eventos interativos emocionantes , alguns deles adaptados para crianças. A Model Expo Italy acontece em Veronafiere, de fácil acesso também de carro. Para mais informações >>> Consulte o site ou a página do Facebook para detalhes, atualizações e possíveis alterações de programas

15 a 17 – LAZIO, Roma –  Enotica 2024 é o festival com degustações de vinhos e comidas orgânicas e biodinâmicas de toda a Itália. Produtos agrícolas, que realçam a importância da biodiversidade. Concertos noturnos e apresentações artísticas.

17 – SICILIA, Valguarnera Caropepe – Festa de São José  festa de São José, acontece em Valguarnera Caropepe , vila no interior da Sicília, a 21 km de Enna. – A celebração da Festa de São José geralmente começa nove dias antes com a Novena, uma oração devocional a São José onde os devotos se dirigem a ele em orações. No dia da festa enormes mesas com degraus são dispostas por familiares e amigos em frente à Igreja de São José, enfeitadas com comida local e tradicional em ação de graças. Entre os pratos locais , estão a “pagnuccata”, sobremesa siciliana coberta de mel, o cannoli com recheio de ricota e creme, a cassata , o torrão e os legumes fritos. O pão tem um papel muito importante na mesa que os padeiros moldam em diferentes formas, como anjos e ferramentas de marceneiros por causa do trabalho de José. Após a Santa Missa , o jantar ( “a zena” em dialeto siciliano) é celebrado na sacristia. A Sagrada Família , composta por três habitantes que interpretam a Madona, São José e Jesus Cristo, é a primeira a começar a comer. Em seguida, famílias e devotos são convidados a saborear a refeição em nome da Caridade. Os pratos colocados no degrau mais alto são mantidos intactos e oferecidos aos Santos. Nas mesas também estão os m’brucali , oferendas específicas para os santos como velas decoradas e sacos de trigo que durante a tarde são trazidos pelos padeiros a pé ou a cavalo. O desfile é acompanhado pela banda marcial tocando a tradicional marcha “Chichirichi”. Após o desfile dos padeiros , acontece a procissão onde os moradores carregam a estátua de São José pelas ruas até a Igreja de São José. Para mais informações e atualizações consulte a página do Facebook >>>

15 a 17 – TRENTINO, Campo Tures – Käse Festival/Festival do Queijo – O Festival do Queijo é um conceito plural: é um mercado de queijos e para os gourmets, uma feira Slow Food, um encontro de quem tem uma paixão comum. E é sem dúvida também um evento líder no setor. No entanto, isso não o descreve adequadamente. Na verdade é muito mais, beira a emoção. No terceiro fim de semana de março em Campo Tures as portas do paraíso do queijo voltam a abrir-se. Durante três dias na capital do Vale Aurina, serão degustados, degustados e adquiridos queijos de todos os tipos. O amor pelos queijos e as iguarias garantidas fazem do festival uma presença permanente para conhecedores e apreciadores. A Festa do Queijo de Campo Tures está listada entre as pioneiras do género e é hoje uma presença permanente nos eventos gastronómicos regionais. Numerosos expositores de toda a Europa fazem do evento uma aventura especial: ao lado dos matadores locais do sul do Tirol, apresentam-se as queijarias organizadas em cooperativas, bem como as numerosas queijarias presentes nas pastagens e quintas de montanha. Mas o Festival do Queijo é hoje conhecido e apreciado mesmo fora das fronteiras do Tirol do Sul e numerosos produtores italianos e internacionais já confirmaram a sua presença. Saiba mais aqui. 

23-24  – PIEMONTE, Monforte d’Alba – Os Grandes Terroirs de BaroloOs Grandes Terroirs do Barolo 2024 é o evento de degustação temática que se concentra exclusivamente no grande tinto piemontês. O programa inclui mesas de degustação com a presença direta dos enólogos, masterclasses e visitas à adega.

31 de março a 01 de abril –  EMÍLIA-ROMANHA,Tredozio (Forlì Cesena) – Festival do Ovo e Palio – No domingo, 31 de março , e na segunda-feira, 1º de abril de 2024 – Páscoa e Segunda-feira de Páscoa – em Tredozio , uma pequena aldeia da província de Forlì-Cesena, acontece a 58ª edição do  Festival do Ovo e Palio,  com jogos, degustações de comida, exposições… A Festa do Ovo e o Palio começam depois da Missa do Domingo de Páscoa, com uma rica programação: – o Concurso Sfogline: o melhor pastel desenrolado com rolo depois de feita a massa com os ovos – o Campeonato Nacional dos comedores de ovos cozidos . Alguns atingiram o recorde comendo 22 ovos! – o Bater dos Ovos Cozidos quando os participantes recebem um ovo cozido com o qual tentam machucar o ovo do desafiante – o ovo feminino Palio com a Competição de Caça aos Ovos: procure 200 ovos cozidos em um grande palheiro e a bochecha- competição de ovo de bochecha. No final da noite premiações e comemorações. Na Segunda-feira de Páscoa o programa continua com:
– Desfile em Trajes Medievais dos 4 grupos do bairro com os seus carros alegóricos.
– o Ovo Palio . O desafio consiste em 4 corridas, a batalha dos ovos crus em que são lançados 600 ovos para cada rodada, o lançamento dos ovos crus em direção a um maxi alvo com a equipe adversária tentando pará-lo com uma pá de madeira. a busca do ovo no palheiro e o cabo de guerra nas margens do rio com as equipes adversárias localizadas nas margens opostas.

Os dois dias são animados por barracas de gastronomia e é possível saborear pratos típicos da Romagna nos restaurantes e agroturismo locais: cappelletti, tortellini, lasanha… Para ficar atualizado veja a página do facebook >>>

Música e Espetáculo

TEMPORADA DE ÓPERAS: A Itália abriga quatro das maiores casas de ópera do mundo: La Scala (Milão), La Fenice (Veneza), Teatro San Carlo (Nápoles) e Teatro Massimo (Palermo). Tradicionalmente, a temporada ocorre de meados de outubro a março.

21 a 24 -LOMBARDIA, Bergamo – Bergamo Jazz Festival está em palco a 45ª edição do Bergamo Jazz Festival, um dos mais famosos e prestigiados festivais de música italiana. Durante o Festival de Jazz de Bérgamo , músicos e cantores de jazz italianos e internacionais vêm a Bérgamo durante dois dias para representar os seus diferentes estilos e tendências, mostrando em palco uma mistura de tradição e inovação. A primeira edição, outrora denominada “ Festival Internacional de Jazz ” (“ Rassegna Internazionale del Jazz” ) foi organizada em 1969 . Desde então artistas famosos tocaram no Donizetti Theatre como Keith Jarrett Gerry Mulligan Gato Barbieri Max Roach Art Blakey Dee Dee Bridgewater Stefano Bollani Art Ensemble of Chicago John Scofield Bill Frisell Charles Mingus Chick Corea e muitos outros. O diretor artístico agora é Joe Lovano , saxofonista de jazz americano, clarinetista alto, flautista,e baterista. Desde 2006, a direção artística está confiada a músicos de destaque internacional: Uri Caine  (2006-2008),  Paolo Fresu  (2009-2011),  Enrico Rava  (2015-2016) e, por último, Dave Douglas (2016-2018), que é também o inventor do “Jazz sparks” (“Scintille di Jazz”), dedicado aos jovens talentos do jazz. Maria Pia De Vito , compositora de jazz italiana O Festival de Jazz de Bérgamo poderá incluir apresentações tradicionais e inovadoras também na cidade de Bérgamo. Consulte o site >>> ou a página do Facebook >>> para programas, ingressos, detalhes.

– Renato Zero :

  • 9 e 10 – Firenze, Nelson Mandela Forum
  • 13 a 17 e 20 a 24 –  Roma, Palazzo dello Sport

-Depeche Mode

  • 23  Torino, Pala Alpitour
  • 28 e 30 –  Milano, Mediolanum Forum

Esporte e Aventura

3  – LAZIO, Roma  Meia Maratona de RomaOstia, a corrida que atravessa o distrito EUR de Roma e termina em Ostia (21 km a sudoeste), acontece no domingo, 8 de março de 2020. Mais informações AQUI.

24 – LOMBARDIA, Milão – Stramilano  -No domingo, 24 de março de 2024, a corrida Stramilano é o primeiro evento esportivo italiano para amadores . e uma corrida não competitiva no seu próprio ritmo retorna em Milão.O Stramilano começou em 1972 como um simples passeio familiar, mas a corrida Stramilano tornou-se o símbolo de agregação da cidade. Não há restrições de participação: está aberto a homens e mulheres, a crianças e a idosos. Este ano está na sua 50ª edição!A linha de partida é na Piazza Duomo, o percurso dá voltas e mais voltas por 10 km ao longo do desvio e termina na Arena Civica. A corrida Stramilanina oferece um percurso mais curto de apenas 5 km . para crianças e corredores que não têm vontade de lutar muito. As estações de bebidas são colocadas na marca de 8 km (Stramilano) e 2 km (Stramilanina) e na linha de chegada.Para os corredores hardcore , no mesmo dia acontece também a Meia Maratona Stramilano (21.097 km) um desafio de corrida masculino e feminino organizado pela FIDAL (Federação Italiana de Atletismo E IAAF (Federação Internacional de Atletismo). Ponto de partida na Piazza Castle.

Rota Stramilano – 10 km 
Rota Stramilanina – 5 km
Rota Meia Maratona – 21.097

Arte e Exposições

16 a 23 – PUGLIA, Bari – Bari Internacional Film Festival, em Bari acontece o Bif&st – Bari International Film Festival , atraindo desde 2010 profissionais e amantes do cinema, já em sua 15ª edição , O Bif&st – Bari International Film Festival é organizado pela Apulia Film Commission e oferece uma secção não competitiva , dedicada a apresentar filmes realizados no último ano e possivelmente inéditos, e uma  secção competitiva reservada a 12 filmes (com pelo menos 70 minutos de duração). ) feito este ano e inédito na Itália. O júri, que tem a função de atribuir os prêmios “Federico Fellini”, é composto por 30 telespectadores + uma importante personalidade do setor. Os prêmios vão para Melhor Filme, Melhor Atriz em Papel Principal e Melhor Ator em Papel Principal. Além do concurso – coração do festival – a programação inclui também pré-estréias, curtas-metragens, retrospectivas, documentários, exposições, seminários e muitos outros eventos dedicados ao cinema. O Festival é idealizado e dirigido por Felice Laudadio . Ettore Scola e  Margarete Von Trotta são presidentes honorários há vários anos. Consulte o site ou a página do Facebook para qualquer possível alteração de datas ou programa

3 – TODA ITALIA – Domenica al Museo – todo primeiro domingo do mês – Todo primeiro domingo do mês você pode visitar gratuitamente museus administrados pelo estado italiano. Em Roma, isso significa que nesse dia você não precisa pagar ingressos para o Coliseu e o Fórum Romano, para a Galleria Borghese, para o Palazzo Barberini, para a GNAM (Galleria Nazionale d’Arte Moderna), para a Villa Giulia, para o Terme di Diocleziano, em frente ao Palazzo Massimo, em frente à Cripta Balbi, em frente às Termas de Caracalla e em frente ao Castel Sant’Angelo. Em Florença você pode visitar gratuitamente a Galeria Uffizi, com a Vênus de Botticelli, a Galeria Accademia, com o David original de Michelangelo, e as Capelas dos Medici, com belas estátuas de Michelangelo, enquanto em Veneza você pode visitar gratuitamente a Galeria Accademia e o Arsenal. . As escavações de Herculano e Pompeia, Villa Oplontis e o Museu Arqueológico também fazem parte dos museus estaduais. Infelizmente, não podemos mencionar aqui todos os museus estaduais, mas todos os museus que você pode visitar gratuitamente no primeiro domingo do mês podem ser encontrados através deste link (você poderá encontrar todos os museus participantes por região).

MARCHE

Pesaro – Capital Cultural da Itália em 2024Em 2024, Pesaro (Le Marche) pode se autodenominar a Capital Cultural da Itália.

PIEMONTE

*até 7 de abril de 2024,  – TURIM – Museo Nazionale del Cinema – O mondo di Tim Burton – – No museu do cinema de Torino você faz uma viagem pelo mundo visionário do famoso diretor de cinema Tim Burton, dando uma olhada em seu arquivo pessoal repleto de ilustrações, esboços e documentos que serviram de base para seus filmes de maior sucesso.através deste link .

*até 1º de abril de 2024 – TURIM – Hayez – l’officina del pittore romantico – , Galleria d’Arte Moderna Na Galleria d’Arte Moderna de Torino agora você pode admirar pinturas e esboços do artista italiano Francesco Hayez, que é especialmente famoso por seu Il Bacio , o beijo. Isso dá uma ideia do processo criativo por trás das obras de Hayez. A programação original inclui mais de uma centena de obras de Hayez, protagonista indiscutível do Romantismo italiano. Todos os detalhes desta exposição podem ser encontrados aqui .

LOMBARDIA

  • até 30 de abril de 2024 – MILAO – Histórias de bares na câmera – Galleria CampariEm colaboração com a Magnum Photos, a Galleria Campari selecionou noventa fotos que fornecem uma bela imagem deste icônico bar da Galleria Vittorio Emanuele II em Milão.através deste link .
  • *até 3 de março de 2024, Palazzo Reale – MILAO – Goya – la ribellione della ragione –  – No Palazzo Reale, no outono e inverno de 2023-2024, você será apresentado a Goya, um pintor espanhol revolucionário, e a uma coleção de suas obras-primas.através deste link .
  • até 10 de março de 2024 – MILAO – Rodin e la danza – , MUDEC – Descubra a forte e criativa influência que a dança teve na obra de Auguste Rodin.Você encontrará todos os detalhes da exposição através deste link .
  • 20 de março a 24 de junho de 2024 – MILAO Piero della Francesca – il Polittico agostiniano riunito, Museo Poldi PezzoliPela primeira vez na história, as oito partes do Polittico agostiniano – de cinco museus diferentes – se unem, quinhentos e cinquenta e cinco anos depois Piero della Francesco realizou esta obra-prima.

LIGURIA

  • *até 1º de abril de 2024 – GENOVA – Artemisia Gentileschi – coraggio e passione – Palazzo Ducale – Artemisia Gentileschi está em destaque neste invernono belo Palazzo Ducale em GênovaVocê admirará mais de cinquenta obras-primas de museus de toda a Europa.Você encontrará todas as informações sobre a exposiçãoatravés deste link .

VÊNETO

  • *até 13 de fevereiro de 2024 – VENEZA (Mestre) – Chagall – Il colore dei sogni – Centro Culturale Candiani – No Centro Culturale Candiani em Mestre (Veneza) você fica cara a cara com os sonhos coloridos de Marc Chagall durante a exposição Chagall. A cor do sono .

TOSCANA

  • *até 7 de abril de 2024 – FLORENÇA – Alfons Mucha – La seduzione dell’Art Nouveau – Museo degli InnocentiNo Museo degli Innocenti de Florença você pode admirar uma exposição sobre Alfons Mucha, intitulada La seduzione dell’Art Nouveau (a sedução da Art Nouveau). É a primeira vez que Florença dedica uma exposição a este colorido artista e é imediatamente espetacular, com mais de duzentas obras de arte.
  • *até 1º de abril de 2024 – LIVORNO – Leonardo da Vinci: beleza e invenção – Museo della CittàNeste inverno , no Museo della Città de Livorno você pode admirar quinze desenhos do Codex Atlanticus e do Codex sobre o vôo dos pássaros de Leonardo da Vinci, que foram emprestados pela Biblioteca Ambrosiana de Milão e pela Biblioteca Reale de Torino, respectivamente. Você também pode admirar mais de cinquenta obras de seguidores de Da Vinci.
  • *até 7 de abril – PISA – Le avanguardie – com muitas obras-primas do Museu de Arte da Filadélfia até 7 de abril de 2024, Palazzo Blu (Pisa)

LAZIO

  • *até 7 de janeiro de 2025 – ROMA – Emoção – l’arte contemporanea racconta le emozioni – Chiostro del Bramante – A arte moderna evoca emoções diferentes, como mostra esta colorida exposição no Mosteiro de Bramante. Você admirará obras de AES+F, Mat Collishaw, Subodh Gupta, Carsten Höller, Eva Jospin, Kimsooja, Luigi Mainolfi, Masbedo, Annette Messager, Paul Morrison, Luigi Ontani, Tony Oursler, Piero Pizzi Cannella, Laure Prouvost, Pietro Ruffo, entre outros., Alessandro Sciaraffa, Gregor Schneider, Paolo Scirpa, Nedko Solakov e Adrian Tranquilli.através deste link .
  • até 21 de abril de 2024 – ROMA – Dacia – l’ultima frontiera della romanità – Terme di DioclezianoMais de mil obras de arte de quase cinquenta museus romenos foram expostas pela primeira vez na Itália, nas Termas de Diocleciano, parte do Museo Nazionale Romano. Você descobrirá tudo sobre a antiga Dácia, que corresponde mais ou menos à atual Romênia, do século VIII aC ao século VIII dC. Você pode ler todos os detalhes através deste link .

  • *até 5 de maio de 2024- ROMA –  Fidia – Musei CapitoliniOs Museus Capitolinos dedicam uma bela exposição a Fidia, o maior escultor grego da antiguidade clássica. Mais de uma centena de obras dos museus mais importantes do mundo reúnem-se em Roma para contar a vida deste artista grego na companhia de achados arqueológicos, réplicas romanas, pinturas, esboços, manuscritos e instalações multimédia. Através deste link você encontrará todas as informações sobre esta exposição única.
  • *até 1º de abril de 2024 – ROMA – Escher – Palazzo BonaparteCem anos depois de sua primeira visita a Roma, em 1923, Maurits Cornelis Escher retorna à Cidade Eterna, durante uma exposição no Palazzo Bonaparte .
  • até 3 de março de 2024 – ROMA – Helmut Newton – Legado –  Museo dell’Ara PacisO museu do Ara Pacis oferecerá espaço por alguns meses a partir deste outono para uma ampla retrospectiva dedicada ao famoso fotógrafo Helmut Newton (1920-2004). Mais detalhes podem ser encontrados neste link .

CAMPANIA

  • – 15 de fevereiro a 30 de junho de 2024 – NAPOLES – Gli dei ritornano  MANN – De 15 de fevereiro a 30 de junho de 2024, o MANN (Museo Archeologico Nazionale di Napoli, o museu arqueológico de Nápoles) exibirá as estátuas de bronze que foram escavadas no outono passado perto da vila toscana de San Casciano dei Bagni.Você pode ler mais sobre issoneste artigo .
  • *até 15 de dezembro de 2024, – POMPEIA – L’altra Pompei –v ite comuni all’ombra del Vesuvio –  Pompéia, o cotidiano da população comum, de escravos a artistas, é central durante a exposição L’altra Pompei –vite comuni all’ombra del Vesuvio . Você admirará cerca de trezentos belos objetos, divididos em sete temas diferentes, e três instalações multimídia que fornecem informações sobre a vida dos habitantes comuns de Pompéia.

2 comentários em “O que fazer na Itália em Março?”

  1. Pingback: Eventos gastronômicos em Março na Itália - Gastronomia Italiana

  2. Pingback: Calendário de eventos ligados ao vinho em março - Vinho Italiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *