Veja a lista das cidades imperdíveis do Abruzzo que você deve conhecer!
Abruzzo é identificada como a região mais verde da Europa, consistindo em impressionantes reservas naturais e vastos parques nacionais. O leste de Abruzzo está localizado na costa italiana, fornecendo uma variedade de praias pitorescas ao longo do intocado Mar Adriático. Repleto de cidades pitorescas no topo de colinas, com um cenário das montanhas dos Apeninos, parece um paraíso intocado.
Por isso, listamos abaixo algumas cidades imperdíveis na região:
L’Aquila
De origem medieval, L’Aquila nasce de uma lenda. Fundada pelo Sacro Imperador Romano Frederico II, a cidade supostamente atraiu a residência de 99 aldeias vizinhas. Como resultado, cada comunidade construiu uma igreja e a cidade ficou famosa por suas 99 praças e igrejas.
A história mística dá a impressão de uma cidade generalizada, mas, na verdade, L’Aquila é incrivelmente fácil de andar de um lado para o outro. Agora é uma cidade jovem e enérgica, lar da Universidade de L’Aquila. As charmosas ruas sinuosas são decoradas com impressionantes edifícios renascentistas e barrocos e opulentas praças emergentes de esquina a esquina. Com vista para as montanhas do Gran Sasso em contraste com a cidade medieval, o local é genuinamente atmosférico.
A localização inicial para começar sua visita em em L’Aquila é a antiga Fontana delle Novantanove Cannelle, uma bela fonte situada em La Rivera. Em português seria Fonte dos 99 Bicos e está conectada a história míticas sobre a origem da cidade. Semelhante à lenda das 99 igrejas, outra vertente acredita que L’Aquila supostamente nasceu da união de 99 senhores, representados na Fonte. A fonte em si era um símbolo de poder e unidade.
Infelizmente, o terremoto de 6 de abril de 2009 atingiu a cidade e os arredores, causando grandes danos aos seus preciosos tesouros de arte.
Em L’Aquila, existem muitos testemunhos da complexa história de Abruzzo, desde o famoso Castelo de Celano, agora o Museu Arqueológico e de Arte Sacra, até os restos da antiga cidade romana de Alba Fucens. Com tantos mitos, museus, castelos e edifícios medievais, L’Aquila é uma cidade cativante!
Castel del Monte
Esta vila está situada no Parque Nacional Gran Sasso e está cercada por vistas deslumbrantes. Possui 459 habitantes!! Faz parte do circuito dos “burgos mais bonitos da Itália”.
De origem do século XI, tem um apelo fascinante. A cidade é composta por autênticos edifícios medievais que foram preservados impecavelmente. No centro fica a torre de alvenaria com vista para a pequena cidade. A cidade ainda dedica seu comércio à criação de móveis rústicos, tapetes, tapeçarias e cobertores. Certifique-se de pegar pelo menos uma bugiganga requintada da Castel del Monte!
Caramanico Terme
Belas ruas de paralelepípedos levam você ao longo desta pitoresca vila italiana a 613 metros acima do nível do mar. A pequena cidade parece idílica e está localizada no sopé das montanhas Majella.
Ao explorar a cidade, faça uma visita ao Castelo de Salle. O Castelo de Salle de Caramanico Terme foi erguido por volta do século XI como uma rixa da abadia de San Clemente em Casauria, tornou-se uma residência imponente apenas a partir do século XVI, com a passagem para o Reino de Nápoles. Ao redor do palácio são visíveis as ruínas da antiga vila de Salle, destruída pelo terremoto de 1915. Também possui um museu que exibe tesouros do período para você mergulhar no tempo, como exposição de tecidos, armas, instrumentos de tortura, pinturas, mapas, vestimentas sagradas, além de imagens antigas e Salle.
Outro local fantástico é a Igreja de San Tommaso di Paterno, também chamada de San Tommaso Becket, é uma igreja românica do século XIII. Tornou-se um monumento nacional em 1902, mas acredita-se ter sido criada em 45 a.d. Foi supostamente reconstruída no terreno de um templo dedicado a Hércules.
Civitella del Tronto
A mais visitada das muitas cidades no topo de Abruzzo é Civitella del Tronto. Fica dentro do Gran Sasso e do Parque Nacional Monti della Laga. A cidade é mais notável por abrigar a maior fortaleza da Itália, que também é a segunda maior da Europa.
A fortaleza oferece vistas panorâmicas deslumbrantes sobre três cadeias de montanhas e a cidade abaixo. A cidade possui uma rua que se acredita ser a menor da Itália. A fortaleza de Civitella teve um papel fundamental na unificação da Itália.
É conhecida como a última cidade murada do Reino das duas Sicílias. A fortaleza de Civitella era o local da última posição daquele reino após a invasão garibaldina e piemontesa de 1860, depois que o rei Francisco II já havia se rendido em Gaeta, Nápoles e Sicília sendo anexado ao recém-formado reino da Itália . Civitella se rendeu em 20 de março de 1861.
Pescara
O próximo da nossa lista é Pescara, uma bela cidade litorânea. A ousadia moderna desta cidade vem de sua reconstrução após a Segunda Guerra Mundial. Floresce como um centro comercial e possui toda a energia carismática de uma feliz comunidade costeira.
O passeio deslumbrante que reveste a beira mar do Mar Adriático é mais atraente, especialmente durante a noite. Restaurantes de frutos do mar incríveis, bares da moda e museus fascinantes podem ser encontrados neste trecho.
Algumas áreas da costa de 20 km da cidade são praias particulares, oferecendo espreguiçadeiras e guarda-sóis por um dia na praia.
Uma viagem de um dia inspirador de Pescara é para La Bella Addormentata, em português, “A Bela Adormecida” e é um impressionante parque de montanhas.
Scanno
Um paraíso para os fotógrafos, a pequena cidade de Scanno é um bela e pitoresca cidade. O cenário é encantador nas montanhas cobertas de florestas abrange a área. É um destino predominante para as estações de verão e inverno. Na cidade, as ruas sinuosas giram em torno de edifícios medievais idílicos, incluindo muitas igrejas encantadoras! É ideal se você precisar de uma pausa pacífica.
A cidade fica parcialmente incluída dentro das fronteiras do parque nacional de Abruzzo, entre Lazio e Molise e parte da comunidade montanhosa de Peligna. Faz parte do circuito “os burgos mais bonitos da Itália” e é a bandeira laranja do clube italiano de turismo.
No caminho para este local, você provavelmente passará pelo deslumbrante desfiladeiro de Sagitário (gole del Sagittario), que vale a pena explorar se tiver tempo. Nas proximidades também fica o deslumbrante Lago di Scanno, onde você pode alugar um barco e relaxar nas águas tranquilas.
Sulmona
Esta pequena cidade está localizada na base do Monte Maiella, fica sob no platô de um lago que desapareceu na era pré-histórica.
Foi município romano, em 43 aC chamada Sulmo, e deu à luz ao poeta latino Ovidio. Na Idade Média, pela vontade de Frederico II, foi a sede do carrasco de Abruzzo de 1233 a 1273. É uma das cidades decoradas pelo valor militar da guerra de libertação, premiada com a medalha de prata pelos sacrifícios de suas populações e por sua atividade na luta partidária durante a Segunda Guerra Mundial.
A deslumbrante Piazza XX Settembre abriga uma bela estátua de bronze do poeta Ovidio. Toda a cidade é uma combinação de belas praças, ruas medievais e fontes barrocas. O Palazzo Annunziata é uma localização central em Sulmona. Construído no século XIV, é decorado com estátuas ornamentadas e elementos decorativos. É o lar do Museu Cívico de Sulmona, que exibe trabalhos conectados à área.
Eremitério de Sant’Onofrio al Morrone é outro local interessante, foi fundado em 1293 por Pietro da Morrone, que o dedicou ao eremita Sant’Onofrio. Tem 600 metros de altura, embutido na parede rochosa de Monte Morrone e tem vista para o vale de Peligna. Em agosto de 1294, Pietro juntou-se aos ermitas pelos legados do conclave, juntamente com o soberano Carlos II de Nápoles para anunciar a eleição como pontífice. Depois de renunciar ao papado, Celestine V voltou ao eremitério, abandonado em sua fuga em 1295 para escapar da ira do papa Bonifácio VIII.
Sulmona é conhecida mundialmente por sua tradição secular na produção de amêndoas açucaradas.
Pacentro
George Clooney manteve sua promessa depois que o devastador terremoto destruiu L’Aquila em 2009. Clooney disse que queria filmar em L’Aquila para fazer sua parte para ajudar a estimular a economia e dar otimismo ao povo italiano. O filme “O americano”, protagonizado por George Clooney, apresenta várias encantadoras aldeias medievais de Abruzzo, incluindo a cidade de Pacentro.
Pacentro é considerada uma das mais belas aldeias da Itália, e devo dizer que concordo plenamente. Aninhado em uma colina no Parque Nacional Majella, no sopé das montanhas Morrone, seu horizonte é inconfundível. As enormes torres do Castello Caldora são imediatamente reconhecíveis.
Claro, o castelo é o destaque. Você pode subir ao topo da torre mais alta, de onde você obtém uma sensacional vista panorâmica da vila e da Cordilheira dos Apeninos. Sem dúvida, o Pacentro é uma excelente parada para fazer no seu Itinerário Abruzzo. Ainda por cima, com uma refeição incrível na Taverna De Li Caldora, onde George Clooney filmou uma cena do filme “The American”.
A região de Abruzzo está espalhada por vilas e cidades abundantes que datam dos tempos antigos. É repleto de uma rica herança e exibe o melhor da Itália medieval.
As cidades de Abruzzo são servidas por trem??
Ola Plinio, as principais sim